Lançado em 2011 com Matt Damon, Kate Winslet no elenco, Contágio, filme norte-americano de ficção científica sobre uma grande pandemia, vem ganhando destaque nos últimos dias justamente por ter uma semelhança absurda com a realidade em que estamos vivendo pela pandemia do novo Coronavírus em todo mundo. Nos últimos dias o filme aparece no topo dos filmes mais baixados em sites de download e pesquisas no Google.

Há quase 10 anos os produtores do filme estudaram junto com cientistas para esquematizar um roteiro que fosse o mais próximo de um acontecimento real, longe dos relacionados com casos sobrenaturais ou de alienígenas - como é de costume dos filmes do gênero . Embora seja uma ficção, o longa se destacou por ter um retrato realista, que mostra como seria o início de uma pandemia originária na China por conta de consumo de animais. (que coincidência, não?) 

No filme, o vírus sai de um morcego que come uma fruta dentro de uma fazenda de criação de porcos. O porco se contamina com o vírus que antes era inofensivo no morcego, o porco é abatido e preparado em um restaurante de alto padrão. Nesse restaurante está uma personagem norte-americana em viagem de trabalho à China. A cena completa está no vídeo abaixo e é impressionantemente parecida com o que aconteceu na atual pandemia.

Amplamente divulgado, os primeiros rumores sobre o novo Coronavírus se deu em um mercado na China, e que tenha saído do consumo de morcegos em um mercado que vende essas iguarias.

Não é de hoje que somos alertados que o consumo indevido de animais pode gerar novos virus e a contração de problemas para saúde. Atualmente, são mais de 70 bilhões de animais produzidos como alimento, o que pode ser uma grande incubadora de novos virus justamente pela grande quantidade confinada.

O filme se mostra uma ótima pedida para você que está em casa em quarentena esperando todo esse caos passar o mais rápido  possível.

Assista o trailer abaixo: