Nomadland é um dos filmes mais cotados para o Oscar, já tendo conquistado prêmios no Golden Globes (Melhor Filme dramático, melhor direção) e no Critic's Choice Awards (Melhor filme, melhor direção, melhor roteiro adaptado), Leão de Ouro e alguns outros.

O filme possui um enredo simples e com diálogos curtos porém captantes, que junto com a atuação magnífica de Frances McDormand, a perfeita fotografia, e uma trilha sonora que combina cada cena, consegue mostrar completamente a finalidade da narrativa.

O filme retrata a vida de Fern (McDormand), que após a morte de seu marido e a falência da empresa na qual trabalhava, que acarretou numa crise econômica na cidade, decide viver em sua van e tocar estrada afora como uma nômade moderna.

A história retrata a personagem de uma forma nítida, intercalando entre momentos de solidão e momentos de socialização, com as pessoas que vivem da mesma forma, buscando refúgio na estrada, ou por quaisquer motivos que os deixem confortáveis. A diretora Chloé Zhao consegue criar diálogos entre o grupo de pessoas que optaram pelo estilo não convencional, mostrando as dores e fraquezas de cada um, de uma forma melancólica mas humana

 

O caminho percorrido por Fern consegue nos apresentar sua batalha pelo luto e sua escolha de vida mais solitária. 

Sempre alternando entre as cidades, trabalhando em diversos lugares sem se importar onde quer que seja, pura e simplesmente para manter o que considera como liberdade, uma liberdade melancólica.

A liberdade do mundo, a liberdade de para com seus familiares. Sem que exista nenhum obstáculo à sua frente a não ser as montanhas. 

O filme consegue entregar as emoções vividas pela protagonista de forma autêntica. A sua comovente capacidade de canalizar da solidão fechos de alegria em momentos inesperados nos apresenta a peculiaridade de como cada pessoa decide processar suas emoções. E nos mostra que nem todo mundo precisa passar pelos mesmos processos para atingir a real finalidade, onde cada pessoa, de cada lugar, processa sua vida da forma que lhe pareça mais necessária. 

Nomadland retrata a vida! A pura e autêntica vida humana. 

  • Elenco: Frances McDormand (Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz), David Strathairn, Bob Wells
  • Direção: Chloé Zhao
  • Estreia: (sujeita a alteração): 15/04/2021