Sabe aquela animação que possui mensagens sobre a vida e de novas descobertas? Luca é exatamente assim. A animação da Disney-Pixar conta a história de Luca, que é uma criatura do mar que sempre teve curiosidades sobre o mundo dos humanos, hello Ariel, corre aqui, brincadeiras a parte, Luca, apesar de sempre ter essa curiosidade sobre  mundo dos humanos, nunca chegou a se aproximar muito, por medo do novo, mas também por impedimento de seus pais, Daniela Paguro e Lorenzo Paguro, que são super protetores e não querem deixa-lo explorar, mas assim, eles não estão totalmente errados, uma vez que os humanos encaram sua espécie como monstros marinhos. 

Foto: Reprodução

 Apesar desses impedimentos, Luca conhece Alberto que também é "Um mostro marinho"  e a partir dai Luca começa a conhecer mais sobre o mundo humano, pois Alberto possui vários objetos do mundo humano, e com isto, eles começam a desenvolver uma grande amizade. Luca fica encantado com tudo que o mundo humano  pode lhe proporcionar, e por um desentendimento com seus pais ele decide com Alberto ir ao mundo dos humanos para conquistarem sua Vespa, uma moto que eles são fascinados. A parti daí a história começa a se desenvolver em um enredo de descobertas, aprendizados e muito mais.

Foto: Reprodução

Roteiro

 Certamente o roteiro de Luca é um dos melhores da Disney, ele é muito bem fechado e segue uma narrativa que faz você ficar preso a cada segundo da animação. Além disso, todos os pontos estão conectados de alguma forma, por exemplo, o filme começa destrinchando uma amizade entre Luca e Alberto, mas o roteiro consegue trazer uma nova companheira,Giulia,  para integrar a equipe, sem parecer sem sentido.

 Mais que isso, a narrativa da animação é linda, com diversas mensagens de aceitação, alto conhecimento e se manter aberto para descobrir algo que até então não fazia parte do seu mundo, e isto vale tanto para os humanos, como para o povo de Luca. É mágico ver isto em cena.

Foto: Reprodução

Personagens

 As personagens da animação possui personalidades relativamente diferentes, mas que conseguem convergir entre si em diversos momentos. Luca é mais pacato, inseguro e cheios de receios. Alberto por outro lado, já possui um espírito mais aventureiro e cheio de vida, contudo apesar de disto o filme consegue explorar os dois lados dos personagens, meio que como fizesse um paralelo entre as personalidades deles.

 Além de Luca e Alberto, há outros personagens que também Compõe o filme, como é o caso de Giulia Marcovaldo que é uma terrestre que acaba se tornando amiga deles. Ela é uma menina determinada e cheia de vida e de coração puro que faz o filme se tonar ainda mais leve.

 O principal antagonista do longa, Ercole Visconti, é impecável pois ele é o típico vilão, e isso faz com que o público embarque ainda mais na história.  Além deles outros personagens fazem parte da animação, tais como os pais de Luca, as pessoas do vilarejo, o gato (Icônico) entre outros que fazem parte da trama, mas que são super necessários em toda a animação.

Foto: Reprodução

Fica assistindo depois que acabar

 O filme tem um final bem fechado e ao que tudo indica logo, logo vai ter uma continuação, mas os créditos dos filme trazem vários spoilers da vida de Luca, Alberto e de Giulia também. Além disso, possui uma cena pós-créditos bem legal.

Foto: Reprodução

A animação

 A animação é simplesmente perfeita do inicio ao fim, não é à toa que está indicado ao Oscar de 2022 como melhor animação. Em suas entrelinhas não só contam a historia de seus personagens, mas de como o mundo pode ser perverso com o desconhecido, e de como temos que nos cercar de pessoas que nos compreendam.

 Além disso, ouve uma teoria se a relação de Alberto e Luca poderiam ser um casal romântico que está se apaixonado um pelo outro, inclusive com varias cenas de ciúmes! Ao meu ver o filme foca na amizade, mas que sim, deixa brechas para um possível interpretação de amor entre os dois, afinal não seria a primeira vez que um romance LGBTQIA+ inicia desta forma em animação. Enfim, a animação é completa e recheada de lições. 

Foto: Reprodução

Assista ao trailer:

Disponível em: Disney+

Foto: Reprodução