Friends é a uma das series mais assistidas do mundo, virando ícone para cultura pop, bem como servindo de referencial para o gênero sitcom. O seriado teve seu inicio em 1994 e seu término em 2004 em seus longos 10 anos a febre Friends crescia ao redor do mundo, alavancando seus atores principais: Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Courtney Cox, Matthew Perry, Matt LeBlanc, David Schwimmer, ao estrelato imediato.

O seriado ganhou ainda mais notoriedade na atualidade graças a disputa dos serviços de Streaming para mantê-lo em catalogo. A Netflix chegou a desembolsar 100 milhões de dólares para manter a obra e seu catalogo. Friends chegou a ter mais de 150 milhões de visualizações por episódios nos serviços de streaming.

Com um novo publico conquistado a serie não caiu em anonimato, ao contrário, se viu algo raro de acontecer, um seriado antigo ser mais popular do que as próprias series atuais. Reconhecendo toda essa notoriedade a HBO Max, novo streaming dono dos direitos de Friends, viu uma grande oportunidade e ainda agradar os fãs saudosos, juntar o elenco principal para uma especial.

A Produção

17 anos após o lançamento de Friends, Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller) se reúnem, em um especial no formato não-roteirizado para relembrarem momentos marcantes do sitcom no Stage 24, estúdio da Warner Bros, onde ocorreu as filmagens de Friends durante sua exibição.

A produção contou com participações especiais de artistas como Lady Gaga, Justin Bieber, BTS, Cara Delavigne, David Beckham, Kit Harington e Malala Yousafzai, além de outros personagens que fizeram parte do seriado.

 Friends - The Reunion tem duração de 99 minutos e conta com a direção de Ben Winston.

Ver a imagem de origem

Nostalgia

Para aqueles que esperavam um preludio da trama principal, devo alertar que não se trata disso. Na realidade o episódio é uma reunião do elenco relembrando os momentos em meio aos conhecidos cenários tão marcantes: apartamento da Monica, apartamento do Chandler e Joey e a famosa cafeteria Central Perk.

Logo no início, já bate uma nostalgia em ver os atores, com suas aparecias não tão jovens nos cenários. Ao momento que eles relembravam de alguma aventura o sexteto, o público também se sente no meio do reencontro ao lembrar juntamente com eles.

Nesse momento temos uma cena bem especial, lá no meio do apartamento de Monica os atores fazem um jogo de conhecimento, igual ao episódio onde Monica e Rachel perdeu o apartamento para Joey e Chandler, e nesse novo game alguns momentos e atores especiais são relembrados. Não só para surpresa dos fãs, mas também do elenco.

Ver a imagem de origem

James Coden

Nesse segundo momento temos o apresentador James Corden, dirige uma entrevista com o elenco principal em frente a fonte tão conhecida da abertura do seriado, e por ser em um local aberto, uma mini plateia de espectadores foi chamada para acompanhar.

E meio as perguntas de Coden, podemos notar a cumplicidade anda existente do sexteto. É neste bloco temos a maioria dos convidados especiais. Boa parte dos tais fala de como o Friends foi especial de alguma forma em sua vida.

Temos Reese Witherspoon falando o quanto foi especial ter participado do seriado, e ter o Joey Tribiani falando sua famosa frase: how you doing? Vemos também David Beckham, Kit Harington falando como Friends o ajudam a relaxar entre a agenda apertada. Kim Nam-joon líder do BTS, relatou sua experiência com o seriado, que como muitos aprenderam inglês com os amigos nova-iorquinos.

Mas não foi somente famosos que contaram sua vivencia com Friends, muitos fãs de varias partes do mundo contaram seus relatos de como a obra marcaram suas vidas de alguma forma, seja criando laços de amizade, ou superando algum trauma.

Vale ressaltar que a maiorias dos relatos vieram de pessoas jovens, muito aparentam não terem idade de ter acompanhado a serie enquanto ela estava em transmissão.  Algo que deixa claro que o seriado ultrapassou a barreira do tempo.

Pontos negativos

O tanto de convidados especiais chamados foi realmente desnecessário, algo que não pareceria ter sentido, e que em certo ponto deixou o especial chato. Como fãs a única coisa que importava era o sexteto, era a comemoração de algo importante, a nostalgia e saudade em nossos corações, e isso era conseguido sem nenhum outro famoso participando.

O desfile ao final é completamente descartável, foram 5 segundos tão sem graça que ficava imaginando: Sério, que eles estão aí só para vestirem a roupa? Aliás a única coisa legal desse momento foi o Matt LeBlac, vestido todas as roupas do Chandler, assim como no episódio.

Pontos Positivos

Quero ressaltar a todos que nem todas as participações foram chatas, um exemplo disso foi a Lady Gaga cantando Smelly Cat, ao lado de Pheobe, que claro preferia estar cantando sozinha.

Ver a imagem de origem

Outro ponto muito legal, foi ver o elenco atuando em cenas clássicas como a cena do: My eyes, My Eyes... quando Phoebe descobre que Monica e Chandler tem um relacionamento.

Algo fator interessante, foi assistimos cenas inéditas dos bastidores do seriado, além de erros de gravação e a interação dos membros principais. Os relatos dos criadores e produtores também é algo que se destaca, compreendemos como toda serie foi idealizada, como se deu a escolha de atores e também como foi o sucesso naquela época.

Considerações finais

Friends: The Reunion é um real presente para os fãs, pensado para eles, não é uma obra de entretenimento, é mais como um documentário comemorativo e por isso vai agradar somente aos fãs, porque essa é a ideia.

Como fã eu me alegro de ter ganhado esse presente, em meio a tanto coisa ruim que temos passado no mundo com a pandemia, ter algo que te tire da realidade e te faça relembrar dos momentos divertidos é com certeza algo que deve ser celebrado. E é assim que essa reunião acontece, uma celebração a uma obra fantástica.