Encanto é a 60° animação produzida pelos estúdios Walt Disney, que por si só já é um grande marco, mas obviamente podíamos esperar por mais! Como esperado esse plus veio pelas mãos de Lin-Manuel Miranda que assina a trilha sonora da trama. A animação é marcada por sutilezas e belezas que podemos deixar despercebidos se não prestarmos a devida atenção.

De alguns anos para cá estamos vendo Disney apostar na beleza de novas culturas para agregar as suas animações, trazendo com elas as riquezas, costumes e ritmos só experimentados por pessoas que são da determinada região. Podemos citar o exemplo de “Viva! A vida é uma festa” e toda sua beleza de um dos feriados mais importantes do Mexico, “o dia de los muetos”, ou também o recém chegado “Luca” e sua brilhante ideia de nos transportar para uma cidadezinha italiana, acompanhado as aventuras de dois seres mitológicos da região.

Dessa vez, Encanto nos transporta para a riqueza cultural de nosso país vizinho, Colômbia.

A Trama

A história gira em torno a extraordinária família Madrigal, que vive escondida em uma região montanhosa isolada, conhecido como Encanto. A magia da região abençoou todos os meninos e meninas membros da família com poderes mágicos.

A avó de Mirabel é a formidável matriarca da família, que comanda a família com punho de ferro, todos os seus filhos e netos acabam por ter um poder mágico. Bruno previa o futuro. A mãe de Mirabel, Julieta, pode curar as pessoas com sua comida. A irmã de Mirabel, Isabella é uma princesa perfeita que pode fazer flores florescerem com sua beleza pura. Sua outra irmã Luisa tem super-força e pode levantar prédios. Sua tia Pepa pode controlar o tempo com suas emoções e a prima Dolores tem super audição, seu primo Camilo pode mudar de forma porque ele ainda não sabe quem ele é. E o pequenino Antonio temo poder de fala com os animais.

Mirabel foi a única que não foi abençoada com magia. Uma raridade, o que a faz questionar seu próprio valor em sua família.

Ver a imagem de origem

Origem dos poderes

A origem dos poderes do clã Madrigal é um dos fatores que fazem a trama tão linda, todos os poderes da família, vem de sua Casita, exatamente da casa onde vivem! Ao completar a idade correta cada membro recebe uma porta magica, e quando fazem a travessia seu poder é revelado.

A origem da Casita é algo realmente tocante, anos atrás Alma matriarca da família e seu marido Pedro, perderam sua casa para guerrilheiros que atormentavam a sua cidadezinha. Deixando turno para trás, saíram sem rumo, apenas com seus trigêmeos e um punhado de cidadãos que também quiserá fugir daquela insegurança.

Infelizmente a tragédia se sobrepôs a família, eles foram perseguidos pelos guerrilheiros e como forma de proteger sua esposa e filhos, Pedro entregou sua vida. Sem rumo, sem casa e agora sem marido, Alma se viu sozinha com três crianças. Diante sua perda, a vida lhe recompensara com uma vela magica que lhe concedeu uma casa mágica.

Daquele dia em diante o vilarejo chamado encanto nasceu e com a ajuda da família Madrigal, veio a prosperar, juntos.

Ver a imagem de origem

Uma Família como qualquer outra

Com o passar da trama se transcorrer diante de nossos olhos vemos que apesar de toda a excepcionalidade dos Madrigal, eles são uma família como outra qualquer, com questões mal resolvidas, com intrigas e feridas muito abertas.  

O fato de já começar a história pelos olhos da única membra que não tem poderes, já nos mostra o qual deslocada ela se sente e o quão desvalorizada ela é pelos demais. Porém quando mergulhamos mais a fundo vemos a dor real daqueles que se encobrem com sua armadura de poderes.

Como Luisa se sentido sobrecarregada e que ela não pode ser fraca, e que o sentir é um sinal de fraqueza, ou mesmo a perfeita Isabela, que está sendo forçada a ficar noiva de alguém que ela não gosta, somente porque sua Abuela considera o rapaz um ótimo partido e poderão reder filhos para perpetuar o clã Madrigal.

Outra trama que deixa todos triste é a de Bruno que tem o dom de prevê o futuro, porem suas previsões são sempre mal interpretadas por estarem somente na metade. Isso faz com que ele abandone a todos, pelo medo que te de se tornar prejudicial a família.  

Ver a imagem de origem

Roteiro

O roteiro é algo magistral, assinado por Jared Bush e Charise Castro Smith eles conseguem trazer para a animação todo o tom equilibrado de seriedade, alegria e emoção.

Em todos personagens conseguimos encontrar uma identificação com suas lutas, suas tristezas, suas inquietações. De certa forma vemos nossa própria família nos Madrigal, quer seja com as brigas das irmãs: Luisa, Isabela e Maribel, ou um primo arteiro tipo o Mariano.

A Abuelita nos faz nos lembrar de nossos avos, que por diversas vezes relatam as dificuldades que passaram em suas vidas, e nos dão uma lição incrível sobre apreciar o agora.

É assim que um bom roteiro age, cria identificação com o publico para que nos convençam que aquela é a história que precisávamos assistir e ao roteiristas de Encanto acertaram em cheio!

Ver a imagem de origem

Trilha Sonora

A trilha sonora de Encanto é da compositora Germaine Franco, que trabalhou em Viva: A Vida é uma Festa, da Pixar. O filme tem também canções originais de Lin-Manuel Miranda e duas delas serão cantadas inteiramente em espanhol. As músicas exploram diferentes estilos musicais populares na Colômbia, como Reggaeton e Vallenato. Muitas das canções são tão específicas de cada personagem.

As canções do filme são um material a parte, é impossível assistir sem está se sacudindo ao som de “The Family Madrigal” ou “Colombia, mi encanto”. Aliás os personagens tem um ótimo swing, da ate inveja do molejo da Maribel.

Ver a imagem de origem

Representatividade Cultural

Outro marco na trama é representatividade latina, quer seja por seu elenco totalmente latino ou na própria animação com as roupas típicas, o colorido regional e ate os animais que o pequeno Antonio pode conversar, todos eles vêm de um canto da américa latina.

O filme exala uma latinidade que tanto se cobrava no mercado hollywoodiano, onde a cultura latina ficava resumida em mulheres sexys e homens que era gangster e traficantes. Já passou da hora de outras culturas serem exaltadas, não so em animações, mas também em live action.

Ver a imagem de origem

Veredito

Encanto é uma daquelas animações apaixonantes da Disney e faz uma experiência puramente deliciosa de se assistir. O combo personagens carismáticos, músicas cativantes e uma forte mensagem é a espinha dorsal na trama, equilibrando a diversão e a emoção.  Em Vários momentos vai te fazer derramar várias lágrimas, ou arrancar gargalhadas dando um show de divertimento aos telespectadores.

É piegas falar, mas Encanto é um verdadeiro encanto.