Se você quer assistir a um filme leve, mas com um mensagem, certamente Free Guy é a escolha perfeita. O longa que conta com a direção de Shawn Levy, conta a história de Guy, um simples bancaria que possui uma rotina bastante monótona, todos os dias são iguais, que não tem nada de novo em sua cidade chamada "Free", até que um dia ele descobre que nada do que ele pensa sobre a sua cidade não passa de um  farsa, e que ele na verdade vive dentro de um jogo super avançado de videogame.

 O jogo é bem parecido com JTA, tem toda aquela dinâmica de personagens NPC e toda um cidade caótica com várias missões, personagens sendo atacados e por ai vai, acho que você sabe como o GTA funciona, certo!? Mas falando em NPC, caso não esteja muito por dentro, são personagens não Jogáveis em que o jogador pode ou não interagir com eles. Guy é um desses personagens, só que um belo dia ele meio que se rebela e assumi controle da sua vida, ou melhor, da sua programação. Com isto, o filme vai passando várias mensagens em suas entrelinhas que o deixam não só engraçado, mas com sentido e sentimentos, nos fazendo sentir empatia por cada um dos personagens. 

Reprodução

Roteiro

Free Guy é um filme que possui diversos gêneros dentro de si que vão de comédia, ficção científica, ação e aventura e tudo isso faz com que o filme se torne extremamente bom. Toda essa mistura dá o tom necessário para o desenvolvimento da história de todas as personagens do longa.
O roteiro escrito por Matt LiebermanZak Penn é muito bem encaixado, fazendo com que a narrativa se torne bem fluída e com total sentido para o mundo de Guy e também para o mundo fora do virtual. O roteiro em suas entrelinhas trazem mensagens de superação, aceitação e auto descoberta, fazendo com que você se identifique com cada um dos personagens.

É simplesmente perfeito como a história desse filme faz com que você se divirta e ainda assim pense sobre como é ter sua vida controlada.

Reprodução

Direção

A direção de Shawn Levy que possui vários trabalhos renomados em seu currículo, tais como Night at the Museum e Stranger Things, é muito bem feita e com um toque bem aveludado sobre o mundo dos games. A direção do filme faz com que você consiga entender todos as personagens, consiga diferenciar os mundos do real e do virtual,  e vai mais além, faz com que você consiga entender como é ser um personagem em um jogo deixando-os com se tivesse vida própria, a proposta central do filme.

Reprodução

Efeitos Visuais

 Não é a toa que Free Guy foi indicado ao Oscar 2022 na categoria de melhores efeitos visuais, o longa é simplesmente impecável neste quesito. Apesar de ser um filme que trata de games, e com isto já é esperado que se tenha bons efeitos visuais, mas em Free Guy os efeitos são muito bons e extremamente bem feitos, os gráficos que lutem com tanta qualidade.Não me surpreenderia se levasse a estatueta pra casa.

Reprodução

Se liga nas referências

O filme conta com diversas referências da cultura pop que vão da música ao mundo do cinema e quadrinhos. Todas as referências fazem com que o filme se torne ainda mais chamativo para assistir e faz com que o telespectador fique ainda mais animado e contente ao assistir. Quem não gosta de uma referência? E em Free Guy tem várias, que certamente todos que assistirem ao filme vão reconhecer de cara muitas delas. 

Reprodução

Free Guy é um excelente filme que faz com que o telespectador se aventure, se divirta e reflita. Além disso, o filme conta com excelentes atuações com grande, tais como Jodie Comer, Ryan Reynolds, Joe Keery, Taika Waititi entre muitos outros. O longa é simplesmente incrível para o que se propõe, vale bastante a pena assistir.

Assista ao trailer: