Não se esqueça. Sempre em algum lugar, alguém está lutando por você. Enquanto se lembrar dela, você não estará sozinho.                           

- Madoka Mágica

Apresentando um misto de garotas mágicas com um toque sinistro, nasce uma das obras que pode amarrar aquele que assiste ou lê seja por sua narrativa única ou pelo gênero que apresenta. Madoka Magica é aquele anime, no qual logo foi transformado numa série de mangás, que mostra o poder que uma amizade pode ter e como o peso de um simples desejo pode mudar o coração de qualquer pessoa.

Dirigido por Akiyuki Shinbo e produzida pela Aniplex e Shaft, a animação teve um enorme sucesso, levando a ganhar sua saga pelos mangás e Light Novels, com roteiro da Magica Quartet e arte da Hanogake. Em 2013 chega por meio da NewPOP a publicação dos livros no Brasil.

Trazendo um estilo muito conhecido em virtude de animes como Sailor Moon, Sakura Card Captors, Pretty Cure, entre outros, o Mahou Shoujo - que significa Garotas Mágicas - traz a ideia de garotas que derrotam vilões e ainda vivem sua vida no colegial de forma fofa e colorida, no qual Madoka Magica é um marco por trazer uma pegada diferente no que normalmente é apresentado em animações deste sub-gênero.

A história retrata a vida de Madoka Kaname, uma colegial comum, junto de suas amigas Sayaka Miki e Hitomi Shizuki. Entretanto, tudo começa a mudar no momento em que uma aluna nova chega em sua sala, a misteriosa Homura Akemi. Que com o surgimento do Kyubei, uma espécie de mensageiro, traz para as garotas a promessa de conceder um desejo em troca de se tornarem garotas mágicas. E a partir daí surgem novas garotas, como as veteranas Mami Tomoe e Kyoko Sakura. 

Ao se tornarem garotas mágicas elas se transformam em guerreiras que lutam contra bruxas, aquelas responsáveis por causarem problemas como: tristeza, doenças, suicídios e até depressões. Contudo, nem tudo são rosas. Ao aceitar esse contrato, são omitidas informações importantes que fazem as meninas pensarem sobre o real fato de lutar e viver, questionando constantemente ambos

O anime pode ser assistido por meio da Netflix e tem 12 episódios, além de filmes que não se encontram na plataforma. Quando falamos dos mangás e das Light Novels temos:

  • Puella Magi Madoka Magica
  • Puella Magi Madoka Magica, The Novel
  • Puella Magi Madoka Magica - The Movie Rebelion
  • Puella Magi Madoka Magica - A Different Story
  • Puella Magi Oriko Magica
  • Puella Magi Oriko Magica - Outra História
  • Puella Magi Madoka Magica: Homura Revenge

Entre outros títulos que variam entre comédias e histórias a parte.

A ideia dele pode não aparentar ser muito cativante para a maioria das pessoas que iniciam a obra pelo fato de que o anime precisa que você acompanhe pelo menos até o 3 episódio para que seja possível sentir a trama se desenrolar de uma forma que é impossível não querer saber o que vai acontecer. 

Além de ter determinado sub-gênero - do gênero Shoujo -, é muito subestimado por ser visto como um anime mais "feminino e ninchado", sendo aí que mora o engano. A ideia do anime gira em torno de colegiais que aceitam de corpo de alma - literalmente - lutar contra bruxas que levam as pessoas a atitudes terríveis, tirando delas o direito de escolha. É uma temática muito obscura para o gênero de anime que ele faz parte, sendo isso o que faz ele ser único.

Iniciando a reflexão da obra por onde tudo começa: o contrato com o Kyubei. Para que se tornem "garotas mágicas" é oferecido que elas podem fazer um desejo, qualquer desejo. E o questionamento parte dessa premissa. O que eu peço? Posso desejar algo para outra pessoa? Vale a pena esse contrato? Qual peso do meu desejo? 

São pensamento que brotam principalmente depois de assistir ou ler a obra, pois há personagens que pedem algo para si ou para os outros, o arrependimento ou as consequências desses desejos e, atrelado ao pedido, existe o peso e o desespero equiparado aquilo que foi desejado.

Pode parecer simples, mas tendo como base os personagens, percebemos que nem sempre aquilo que queremos é aquilo que devemos ter. Seja o bem do próximo esperando algo em troca ou o bem dos nossos familiares sem saber seu consentimento prévio.

É uma obra que recomendo para todos pois pode ser um estilo novo a ser explorado e até mesmo um otimo anime que se possa debater a respeito. É tocante, angustiante, triste, mas ao mesmo tempo esperançoso, pois nos mostra que independente de qualquer dificuldade, não devemos passar por eles sozinhos. 

Espero que depois de toda a apresentação dessa obra sensacional, você se sinta instigado a pesquisar, assistir e ler mais sobre...e não se esqueça: Cuidado com o que deseja!