Business Proposal (Pretendente Surpresa) é um K-Drama sul coreano disponível na Netflix. Este drama de comédia romântica baseado em Webtoon The Office Blind Date e conta a história de Shin Ha Ri (Kim Sejeong) que ao substituir sua amiga e um encontro as cegas, acaba recebendo uma proposta de acordo de casamento.

Os dramas coreanos tem sido cheios de ação ou mistérios, tramas com historias mais 'pesadas' que fizeram o público pensar muito. Em meio ao "ataque" de drama que drena qualquer romance, Business Proposal vem como uma bebida fresca em plena luz do dia. O enredo leve e nenhuma necessidade de teorização, isso fez este drama disparar imediatamente e ter seu próprio lugar no coração da plateia.

Embora não haja nada de novo em termos de contar histórias e tende a ser clichê, o Business Proposal ainda tem seu próprio charme que faz com que o público se sinta bem assistindo aos 12 episódios que tem.

 

A Trama

História de Shin Ha Ri (Kim Sejeong) uma pesquisadora em uma empresa de comida congelada que acaba indo a um encontro as cegas no lugar de sua amiga, Jin Young Seo (Seol In Ah), para como de costume, tenta sabotar o date. Sabendo que ela tem que sabotar o encontro ainda mais do que o normal, ela faz o melhor programa de "garota louca".

Inesperadamente, seu parceiro de encontro às cegas é Kang Tae Moo (Ahn Hyo Seop), o CEO da empresa para a qual trabalha que é sempre forçado por se avô a ir nesses encontros para encontrar alguém e a se casar imediatamente.

A fim de realizar o desejo de seu avô, Kang Tae Moo, que finalmente sabia que Shin Ha Ri estava enganando-o, pediu ajuda à mulher para se tornar uma amante paga. À medida que se reúnem como um casal falso, as sementes do amor começam a surgir, fazendo com que os dois se apaixonem um pelo outro. 

Enquanto isso, Jin Young Seo, que também é sempre empurrada para esses encontros as cegas por seu pai, se recusa a continuar por isso em busca de trilhar seu próprio caminho, o que ela não esperava era se apaixonar por Cha Seung Hoon (Kim Min Kyu), o secretário leal de Kang Tae Moo.

A atuação que roubaram atenção

Embora a história levantada pareça "Clichê", esse drama ainda é interessante por causa da química entre dos atores, especialmente os quatro principais.

Kim Sejeong merece um polegar para cima graças à sua atuação como o jovial Shin Ha Ri. Ele conseguiu construir o clima deste drama para ser mais alegre com sua interpretação. Ahn Hyo Seop também merece muitos elogios por seu papel como Kang Tae Moo. Embora alguns comentários digam que seus gestos são semelhantes aos de personagens masculinos em outros dramas, Ahn Hyo Seop pode finalmente provar que ele é um ator digno de ser reconhecido.

O segundo casal principal, Seol In Ah e Kim Min Kyu, também conseguiu roubar os holofotes com a história de amor de seus personagens que era ao mesmo tempo adorável e quente.

Outra coisa sedutora são o visual deste drama que estraga os olhos. As cores brilhantes que sempre aparecem em todas as cenas fazem esse drama se sentir mais animado. A mistura de animação em várias cenas também é um lado único que torna esse drama ainda mais apaixonado.

Um Rom-Com de qualidade

Apesar do enredo óbvio, nos encontramos viciados em Proposta Surpresa por causa da "familiaridade". O drama não tenta esconder sua intenção de utilizar totalmente todos os elementos clichês de uma rom-com. Na verdade, mostra abertamente sua intenção, e estranhamente, essa expliciticidade chega aos espectadores como uma força em vez de uma fraqueza.

Além disso, o enredo em movimento rápido é outra grande vantagem. A identidade de Shin Ha Ri é revelada em apenas quatro episódios, e a história passada dos personagens mostrada na forma de uma peça de uma pessoa ou perfil ajuda os espectadores a se concentrar em sua química. Sem todo o enredo "arrastando" e os vilões típicos que dificultam o amor dos personagens, Proposta Surpresa é tão fácil de desfrutar. Como enfatiza a "comédia" mais do que "romance" também ajuda as pessoas a se concentrarem mais na história, e diálogos espirituosos e cartunistas das situações exageradas dão uma grande risada.

Considerações finais

Proposta Surpresa tinha tudo para ser um retrocesso para os k-dramas do início de 2010 e a era de ouro das comédias românticas, mas ao contrario, ele se modernizou e corrigiu todos os mal-entendidos frustrantes e erros de comunicação que eram extremamente problemáticos. 

Proposta Surpresa é um dos dramas românticos que chama a atenção em meio à exibição de outros gêneros mais sérios. o K-Drama  incorpora todos os clichês sem torná-los irritantes,  incorpora o humor sem torná-lo alto e irritante. O drama tem uma história leve, visuais bonitos, e é adequado para ser assistido como entretenimento em tempos de fadiga.