Depois de a Viúva Negra finalmente ter o seu próprio filme em julho, chega agora a vez de Hawkeye, o Gavião arqueiro, ganhar seu próprio projeto, ele era o único dos seis Vingadores originais que ainda não tinha recebido uma história a solo.

Quando o projeto foi anunciado em 2019, em um formato de seriado,  logo após a conclusão da Saga do Infinito, muito se questionou sobre o que seria abordado e como isso aconteceria. Vale relembrar que o Gavião Arqueiro de Clint Barton (Jeremy Renner), apesar de ser um dos vingadores originais, não era muito querido entre os fãs.

Em contraponto, a inserção de Kate Bishop (Hailee Steinfeld), causava ansiedade e curiosidade nos fãs, pois a personagem é querida por muito aqueles que leem os quadrinhos. Era uma tarefa árdua em fazer dar certo e criar uma trama, principalmente após os sucessos de WandaVisão, O Falcão e o Soldado Invernal e Loki.

Dois Hawkeye, um amor

A trama despretensiosa

Ao contrario de suas antecessoras, Hawkeye veio para ser uma serie básica e sem grandiosidade. Nela vemos um Clint Barton cansado, cheia de traumas e aposentado, literalmente curtindo sua vida normal, longe da ação e da responsabilidade de ser um "cara dos vingadores". 

E tudo parecia está se encaminhando bem, o ex-heroi estava planejando um natal feliz com sua familia, fazendo compras e ate curtinho um musical de qualidade duvidosa com seus filhos, ate seus planos são estragados por uma certa jovem intrometida.

O arqueiro descobre que a jovem Kate Bishop (Hailee Steinfeld), encontrou o traje de Ronin, usado por ele para massacrar diferentes grupos criminosos durante os cinco anos que separam Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato. A partir do momento que a dupla se encontra, Gavião Arqueiro incorpora toda a hilaridade caótica presente em suas hqs, abrindo espaço para seus astros brilharem de forma diferente do que acontece em outras produções de super-herói.

Hailee Steinfeld brilha como Kate Bishop

É impossível falar de Hawkeye sem começar por destacar Hailee Steinfeld como Kate Bishop. A atriz encaixa na perfeição no papel, dando-nos simultaneamente uma perspectiva nova no MCU. Como já foi possível ver em Bumblebee, Dickinson e The Edge of Seventeen, Steinfeld parece ter um talento sobrenatural para encarnar uma jovem profundamente inteligente, rebelde e empática. O fanatismo de Kate por Hawkeye e o puro carisma de Steinfeld dão uma identidade suficiente a esta execução do conceito.

Hailee nasceu para ser a Kate Bishop

 Novos Personagens 

Além de nos apresentar a magnifica Kate Bishop, Hawkeye é responsável por abrir as portas para a nova personagem, que alias também ganhará um série. Echo ou Maya Lopez (Alaqua Cox), é uma heroína nativa americana surda com a habilidade de replicar qualquer tipo de luta ao vê-lo apenas uma vez. 

Vale lembrar que Alaqua Cox, assim como sua personagem possui uma Deficiência Auditiva,  além de ser a primeira atriz com prótese na Marvel, ela também é a primeira atriz nativo-americana ela comprovou que tem um magnetismo próprio para chamar a atenção, e ser uma personagem que terá um caminho grandioso pela frente.

As cenas com Maya demonstram uma representatividade muito forte, ela utiliza de língua de sinais para se comunicar, além de compreender o que outros dizem através da leitura labial, como explica em uma cena da infância da heroína, "ela precisa caminhas pelos dois mundos". A aparição de Maya, trouxe a toma o problema auditivo que Clint tem, porém nunca antes tinha sido retratado. 

Para quem não sabe Clint Barton tem um problema auditivo como consequência de uma flecha sônica que explodiu próximo a sua orelha. Na serie, explica-se a perda por conta das varias lutas e explosões na qual ele era exposto.

Imagem
Maya Lopez (Alaqua Cox) nos deixou anciosos para Echo

A volta de personagens 

Se você está acompanhando o universo da Marvel durante esses últimos meses, já sabe que Charlie Cox que viveu Matt Murdock, o nosso Demolidor na serie da Netflix está no MCU, inclusive aparecendo em Homem Aranha: Sem Volta para Casa. Mas a surpresa não parou por ai, Vincent D’Onofrio  que viveu o Rei do Crime, arqui-inimigo do demolidor, apareceu em Hawkeye.

A animação foi clara, o universo de Hell's Kitchen está se reformulando no MCU, com os atores já agraciados pelo publico. Já se sabe que a historia de Maya Lopez se cruza com a do Rei do Crime, só resta saber, cruza também com a do Demolidor?

Imagem
Rei do Crime de volta

Outra personagem que está volta é Yelena Belova (Florence Pugh)! Essa é a concretização do universo integrado da Marvel. Yelena fez sua primeira aparição em Viúva Negra, filme solo de outra vingadora. No filme há uma cena pós-créditos que mostra a personagem descobrindo quem foi o responsável pela morte da sua irmã Natasha e ela com um olhar que jura vingança ao culpado. E é ai que o Clinton Barton se da mal.

Poder Ler: Crítica Viúva Negra

Apesar de inicialmente ela aparecer na série para matar o Clint, o que gera cenas maravilhosas de luta, é com Kate Bishop que acontece! A pupila do Arqueiro com a irmã da Natasha gera uma química maravilhosa, com direito a zoação, lutas, piadas relembrando bem a relação do Gavião com a Viúva Negra, o que gera um saudosismo e também uma expectativa sobre essa futura amizade pela nova geração de herois que vem surgindo.

Imagem
Tão pitica que nem parece que está alia para matar alguém

Veredito 

Hawkeye concluiu um ano incrível para Marvel, diferentes das outras produções da Marvel, ela surgiu sem pretensão de ser grandiosa, mas conseguiu se encaixar ao que foi proposto. A série é bem equilibrada, com vários momentos alegres e também bem tristes, além de trazer a temática do herói pós heroismo, realmente será que essa carreira compensa?

Depois de WandaVision – meu Top 1 do MCU – foi a série mais surpreendente em termos de introduzir novos personagens para o futuro da Marvel, além de servir muito fanservice. Além de limpar a imagem do herói que acumulava ódio gratuito mostrando um lado mais humano do personagem, explicando sua amizade com Natasha, e deixando várias conexões que esperamos ver serem desenvolvidas no futuro, temos mais um manto passado a diante, mesmo que isso não fique explícito no final da série. 

Hawkeye já está disponível no Disney+.