Avatar: A lenda de Aang foi ao ar no dia 21 de Fevereiro de 2005 - 16 anos atrás, e conquistou o público pelo seu formato e pela sua temática distópica, dando início a um novo mundo paralelo e espiritual.

A história acompanha o Jovem Aang, que ficou aprisionado por 100 anos no gelo após uma fuga de sua terra natal (O templo do ar) após descobrir que seria o próximo avatar.

Neste mundo, dividido em 5 nações, (Tribo da água, Reino da terra, Nação do fogo e Nômades do ar); as pessoas conseguem dominar os elementos respectivos a cada nação por meio da telecinese, mas não só isso, utilizam técnicas de artes marciais e espiritualismo para conseguirem contato com as dobraduras.

Os dominadores conseguem dominar um elemento, podendo ser: água, terra, fogo ou ar. O Avatar, entretanto, possui a habilidade de dominar todos eles. E junto com seu poder, possui o título da paz atuando como mediador entre os humanos e os espíritos, sendo o responsável pela harmonia das 4 nações.

Sempre que um Avatar morre, ele reencarna no próximo dominador, podendo ser qualquer um dentre as nações.

1. Nação do Fogo:

Liderada pelo Senhor do fogo, corresponde a segunda maior nação em território, e possui a maior economia de todas, seu avanço tecnológico permitiu que sua força militar fosse a mais poderosa do mundo. Seu governo é uma monarquia absoluta sendo responsável por enfrentarem constantes guerras, dentre elas, um genocídio contra os nômades do ar (lar de Aang), ainda conquistanto territórios do Reino da terra e a aniquilação contra os dobradores de água da tribo da água do sul. Com exceção de uma dobradora, Katara.

2. Tribo da Água:

As pessoas desta tribo, são geralmente pacíficas e tendem a viver em paz e harmonia, sua economia é fraca e depende dos oceanos, porém detém grande poder pelo território ser completamente à favor dos dobradores de água. Katara, acabou se tornando a melhor amiga de Aang. Ela vivia junto com seu irmão Sokka numa tribo separada. Após sair com seu irmão em busca de alimentos, ambos encontraram o Avatar preso no gelo, e após provocarem sua saída, Aang se libertou juntamente com Appa, seu bisão voador.

3. Reino da Terra:

A maior e mais populosa do mundo, O povo deste reino é orgulhoso e forte. Utilizam sua dobradura de terra para defesa e em prol da indústria. Possui uma população diversa étnicamente, popularizando pessoas de todas as nações. Sendo refúgio para as pessoas que são caçadas pela Nação do Fogo. Apesar da forte influência interna em seu território, o Reino da Terra continua sendo o maior obstáculo para os dominadores de fogo, na sua incansável busca pela dominação do mundo.

4. Templos do ar:

Antes do genocídio, os templos eram habitados por nômades do ar, possuia campos de treinamento e templos com estátuas dos avatares anteriores, um dos templos alojava o garoto Aang. Que fugiu com Appa após descobrir que seria o próximo Avatar, o peso que carregaria a partir disto o fez ir embora em uma tempestade que os derrubou, fazendo com que a proteção de Aang o prendesse em um gigante bloco de gelo junto com seu bisão, passando 100 anos aprisionado. Enquanto isso uma grande guerra aconteceu após o genocídio dos nômades. A guerra dos 100 anos, arquitetada pelo Senhor do fogo.

A série de Aang foi lançada pela Nickelodeon e possui 3 Temporadas que conseguem fechar bem a história de Aang.

Entretanto, a história de Aang continua, antes mesmo da produção da Avatar Korra. Apesar de não ter produções, existem Mangás que acompanham as vidas dos dominadores.

Todas as temporadas estão disponíveis na Netflix..