Há 24 anos, estreava nos cinemas o que se tornaria "a melhor animação do mundo", O Rei Leão. A Disney havia entrado para a história, já que a arrecadação desse filme de animação quase bateu 1 bilhão de dólares ao redor do mundo, tornando-se a animação mais rentável, que só perdeu esse posto quando a Pixar lançou Toy Story 3, 16 anos depois. 

Hoje, nós do Bora vamos te apresentar algumas curiosidades e características que fazem desse filme único. Pessoalmente, como fã de animação, celebro esse dia com muita alegria, já que esse filme representa toda uma geração de fãs da Disney e tem lições tão valiosas.

Pois bem, bora conferir?

1- A primeira parte do filme se passa em apenas 2 dias. Desde que Simba acorda o pai até que decide ir embora para sempre do reino, tudo se passa em apenas 2 dias. Scar e seu bando precisaram agir rapidamente para usurpar o trono.

2- A música “Se Preparem” ia se chamar “Graças a mim”. Os criadores de O Rei Leão idealizaram esse famoso tema para ser apresentado mais tarde na historia, após o malvado Scar assumir o reino. Porém, com o tempo, perceberam que faria mais sentido como tema introdutório do nosso vilão e suas tropas. Outra curiosidade é que, nessa cena se utilizou uma luminosidade amarela e cores opacas para criar a sensação de um cinejornal dos anos 40.

3- Foram necessários 3 anos para fazer a animação da cena do estouro de gnus. Embora não passe de 6 minutos, o departamento de animação levou 3 longos anos para desenvolver um programa inovador que pudesse representar essa sequência cheia de suspense e ação. Precisavam conseguir fazer com que os animais não ficassem sobrepostos enquanto corriam. Sem dúvida, o esforço valeu a pena.

4- Na noite em que Mufasa fala com Simba sobre seus antepassados, dá para ver a constelação de Leão. Você consegue encontrá-la nesse lindo céu estrelado? Esta é mais uma amostra de que nenhum detalhe escapou deste inesquecível filme.

5- Apesar de não se tratar de uma adaptação direta de nenhuma outra história, o roteiro tem semelhanças com a peça teatral Hamlet, de Shakespeare, com o filme da Bambi (1942) e com as histórias bíblicas de José e Moisés.

6- O título original de O Rei Leão seria "King of the Jungle", alterado porque os executivos da Disney descobriram que os leões na verdade não viviam na selva, e sim na savana.

7- O Rei Leão é o primeiro longa-metragem dirigido por Rob Minkoff e Roger Allers. Além de que mais de 800 artistas em três continentes trabalharam três anos para realizar O Rei Leão.

8- Quando O Rei Leão estreou nos cinemas japoneses houve uma acusação de que o desenho da Disney havia plagiado o desenho japonês "Kimba the White Lion", produzido por Osamu Tezuka. Esta acusação surgiu devido a várias semelhanças entre os dois filmes, como o nome do personagem principal (Simba e Kimba), as presenças de um tio malvado e um babuíno sábio e a heróica pose do rei no penhasco. Porém, tal acusação não resultou em processo porque a viúva de Tezuka declarou que estava lisonjeada da Disney ter se inspirado no desenho de seu marido do mesmo modo que ele se inspirara nos desenhos antigos da Disney para realizar seu trabalho.

Prêmios:

OSCAR
Ganhou
Melhor Trilha Sonora - Hans Zimmer
Melhor Canção Original - "Can You Feel the Love Tonight"
* Lembrando que a categoria de animação não existia nessa época, se existisse, certamente O Rei Leão teria ganho. 
Indicações
Melhor Canção Original - "Circle of Life" e "Hakuna Matata"

GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme - Comédia/Musical
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original - "Can You Feel the Love Tonight"
Indicação
Melhor Canção Original - "Circle of Life"

BAFTA
Indicações
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som

E aí, gostou de conhecer um pouco mais dessa animação maravilhosa? Conta pra gente qual sua cena, música e personagem favoritos.