O mundo do cinema é mesmo surpreendente, ele marca a vida das pessoas com suas histórias durante décadas criando fãs e fixando imagens que acompanham muita gente durante toda a vida.  

Fizemos uma lista "modesta" dos clássicos que marcaram época por "N" fatores e que você precisa assistir pelo menos uma dessas obras caso ainda não tenha assistido. 

  • O Poderoso Chefão (trilogia)

Lançado em 1972, A franquia O Poderoso Chefão conta a saga de uma família mafiosa que luta para se manter no topo depois da Segunda Guerra. Porém, uma tentativa de assassinato muda tudo. A produção é considerada uma das melhores do gênero ficção policial e conta com uma franquia aclamada pelos amantes de cinema. 

  • E.T - O Extraterrestre

Lançado em 1982, E.T marcou a vida de muitas pessoas e hoje é considerado um dos marcos de infância . Um garoto chamado Elliott faz amizade com um alienígena que está bem longe do seu planeta, juntos eles enfrentam aventuras e muitas coisas mágicas. Graças ao bom Deus que ainda não há rumores da volta desse clássico para os cinemas como um reboot

  • O Silêncio dos Inocentes

Lançado em 1991, O Silêncio dos Inocentes é um dos clássicos do gênero terror que conta a historia de uma agente do FBI que luta para encontrar um assassino que tem como marca arrancar a pele de suas vítimas, porém, ela tem que pedir ajuda a um perigoso psicopata acusado de canibalismo. 

  • Titanic

Lançado no Brasil em 1998, Titanic é um dos filmes que mais marcou gerações não só por sua história e música (My Heart Will Go On) cantada por Celine Dion, mas também por ser baseado em um acontecimento real. O enredo é sobre uma jovem rica que logo se apaixona por pobre artista, juntos eles desafiam famílias e amigos buscando o verdadeiro amor. 

  • Ghost: Do Outro Lado da Vida

Lançado em 1990, Ghost é um daqueles filmes que te fazem chorar e rir, a história gira em torno de um casal apaixonado mas que acaba após Sam morrer em um assalto. Molly, também corre perigo, mas Sam tenta ajudar usando uma médium que consegue ouvi-lo.  O longa também marcou época por sua música emblemática chamada de Unchained Melody, de Righteous Brothers (1965) - certamente você já ouviu em algum lugar.

  • Matrix (trilogia)

Lançado em 1999, Matrix marcou gerações e é até hoje um sinônimo obra multimidiática, a história é sobre um mundo controlado por um imenso sistema de computadores do futuro chamado de Matrix, que é uma máquina inteligente que manipula a mente das pessoas criando uma realidade do que seria o mundo real enquanto usa seus corpos para produzir energia. Atualmente a Warner está produzindo um novo filme continuação da franquia original e com os atores que fizeram a saga anterior. 

  • Senhor dos Anéis (trilogia)

Lançado em 2001, a poderosíssima franquia Senhor dos Anéis marcou gerações e até hoje conta com fãs fiéis a obra baseada nos livros de J. R. R. Tolkien. O enredo é sobre um pequeno hobbit que recebe um anel mágico que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. O longa é um clássico do gênero fantasia e é famoso por ganhar vários Oscars, ter filmes super longos e batalhas de tirarem o fôlego de qualquer humano. Atualmente a Amazon Prime Video está adaptando uma série que promete ser a mais cara da história, sendo investido mais de um bilhão de dólares na produção.

  • Clube da Luta

Lançado em 1999,  Clube da Luta é uma obra que até hoje vários filmes bebem de sua narrativa. O enredo é sobre um jovem executivo que se revolta com sua vida medíocre, até encontrar um grupo de auto-ajuda e conhecer um estranho que lhe mostra como extravasar suas angústias em combates corporais. 

  • Star Wars (saga)

Lançado em 1977, o primeiro longa de uma saga intergalática conquistou uma gama de fãs que até hoje ganham novos filmes desse universo gigantesco criado por George Lucas. Darth Vader, Luke Skywalker e o capitão Han Solo são os protagonistas do primeiro filme. Atualmente a Lucasfilms, comprada pela Disney, está a todo vapor produzindo outros derivados que estão longe de sumirem dos cinemas.

  • Taxi Driver

Lançado em 1976, Taxi Drive é considerado até hoje como um dos maiores filmes do cinema americano. Ganhador de 4 Oscars, o longa é sobre uma sociedade suja e marcada pela mesquinharia. DeNiro é um motorista de táxi, e sua profissão permite que se envolva com os problemas de várias pessoas, e diante disso ele se revolta e tenta fazer justiça com suas as próprias mãos. 

  • Bônus: A Lagoa Azul

Lançado em 1980, A Lagoa Azul é um dos clássicos da nossa querida Sessão da Tarde (Rede Globo) e gira em torno de dois jovens em uma ilha paradisíaca descobrindo a vida e como sobreviver entregues a própria sorte rodeados pelo Oceano Pacífico. O filme marcou a vida dos Br por ser um dos longas que mais foram exibidos no programa citado a cima. 

  • Bônus: Os Embalos de Sábado à Noite

Lançado em 1977, Os Embalos de Sábado à Noite é um dos clássicos que marcaram a época onde as discotecas eram o auge do auge. Com suas músicas contagiantes, o filme é sobre dança e acompanha Tony (John Travolta), que nos fins de semana se veste bem e vai para a noitada com os amigos.  Pode escutar Bee Gees - Night Fever, que certamente você irá gostar caso ainda não tenha ouvido.

São tantos filmes... mas como foi citado: é uma lista modesta.