Em tão pouco tempo, Timothée foi de notas baixas na Academia e súplicas por papéis em produções a um dos melhores atores de sua geração. 

Nascido em 27 de Dezembro de 1995 em Nova York, Timothée ingressou na renomada escola LaGuardia com o objetivo de tornar-se ator, instituição que já teve em seu histórico grandes nomes como Al Pacino, Jennifer AnistonMarlon Wayans e Ansel Elgort (com o qual dividiu um período de tempo em que estudava).

Sua primeira notável aparição em uma produção foi em Homeland, na qual deveria fazer uma performance, acabou se estendendo por toda a segunda temporada.

Timothée também foi protagonista do filme de sucesso Interstellar, dando vida à Tom Cooper, personagem filho de Coop (interpretado por Matthew McConaughey), dirigido por Christopher Nolan no qual o jovem tinha grande apreço. A performance de toda a equipe foi bem elogiada pela crítica, arrecadando um total de U$ 675 milhões de dólares pelo mundo. 

Apesar do grande sucesso do filme, o jovem encontrou dificuldade nos anos seguintes, tendo sido reprovado em audições como A Teoria de Tudo e O Lar da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares.

Me Chame Pelo Seu Nome

Foi em 2017 que Timothée se encontrou em um dos melhores momentos de sua carreira. Foi neste ano que lançava Me Chame Pelo Seu Nome, no qual o jovem era o protagonista principal. O jovem Elio, ambientada nos 80 e uma grande paixão por Oliver (Interpretado por Armie Hammer). 

Como todos já sabem, a produção de baixo orçamento rendeu diversos prêmios, entre os grandes feitos do filme, a atuação de Timothée foi aclamada, sendo indicado ao Oscar por melhor ator. Além de indicações ao Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA Awards. 

Lady Bird

Neste mesmo ano, Chalamet entrou para o elenco de Lady Bird, no qual interpretava Kyle Scheible, um jovem rico com estilo hipster de uma banda. Sendo o interesse amoroso de Christine - Lady Bird (Interpretada por Saoirse Ronan). 

O que deveria ser um personagem secundário, tornou-se um grande elemento para o filme graças a atuação do jovem. 

No anos que se seguiram, o até então astro em ascensão de Hollywood, se deparava com produções que o destacavam como ator, como Beautiful Boy (2018), no qual Timothée deu vida a Nic, um jovem viciado em Metanfetamina, atuando ao lado de Steve Carell. Tendo sua atuação mais uma vez aclamada pela crítica.

Em 2019 o ator entrou para o elenco de Little Woman, uma adaptação do romance de Louisa May Alcott's. Interpretando o jovem Laurie, atuando desta vez com um elenco de peso, como Emma Watson, Maryl Streep e mais uma vez contracenando com Kyle Scheible.

Atualmente Timothée está engajado com a produção Duna, que tem data de estreia marcada para 22 de Outubro de 2021. No qual dá vida ao personagem Paul Atreides. O filme conta em seu elenco com grandes nomes como Zendaya, Jason Momoa, Oscar Isaac e Javier Bardem. 

Timothée também dará vida a versão mais jovem de Willy Wonka, o filme seguirá com o título "Wonka" e tem estréia prevista para 2023. 

Curiosamente, além de talento, Hollywood é capaz de seguir um modelo de vitrine, com demonstrações de Aparência, Charme e Estilo Alternativo

Com estilos alternativos em alta, Timothée é considerado hoje como um dos maiores influenciadores de moda. Com a nova geração se sobressaindo atualmente, a ideia acaba servindo de nutrição a todo o Hype que envolve o "o tipo ideal de pessoa", o que acaba influenciando no grande sucesso que se segue na vida de atores e atrizes. Sempre validando acima de tudo isso o talento, é claro!

Em 2021, apesar de ainda existir pilares que conseguem dividir o mundo todo por questões de cor e gênero, a inclusão de gêneros e pessoas em grandes produções tem crescido, lentamente. O carisma de Chalamet e a proximidade de seus ideais que correspondem com a atualidade, somam como um ser humano positivo, resultando em todo o sucesso que tem hoje. 

Me Chame Pelo Seu Nome está disponível na Netflix. 

Beautiful Boy está disponível na Prime Video.

Duna por sua vez, já tem sequência confirmada pela Warner. O primeiro filme será lançado dia 22 de Outubro nos cinemas e eventualmente no serviço de Streaming da HBO MAX.