2019 foi um ano muito bom para as produções de filmes ao redor do mundo, sendo um período bastante lucrativo na industria com incríveis e emocionantes projetos na telona...mas nem tudo são flores na sétima arte. Por causa disso, selecionamos alguns dos milhares de filmes desse ano e separamos uma lista com o MELHOR e o PIOR (e alguns divisores de opinião) do cinema em 2019, baseando-se na opinião pessoal dos membros do site.

O MELHOR: VINGADORES - ULTIMATO

Começando a lista dos melhores com aquele que se tornou uma das maiores bilheterias de filmes da história, Vingadores - Ultimato foi o ápice de 10 anos de uma incrível trajetória do MCU ao mostrando os maiores heróis da Terra na maior jornada de suas vidas, com diversas homenagens ao universo desses personagens e desfecho de arcos que chegaram a impressionar e emocionar o público quem acompanhava essa história durante tanto tempo. Ultimato é um marco por conta de sua grandiosidade e abre caminho para uma nova fase em grandes histórias desse universo que vem a crescer cada vez mais.

O MELHOR: CORINGA

Passando para outra editora de quadrinhos, a DC também veio trazendo grandes produções esse ano, como o surpreendente Shazam!, que teve um baixo orçamento para um longa de super-heróis e conseguiu uma bilheteria bastante expressiva. Mas nada em 2019 surpreendeu tanto no universo DC como Coringa, uma obra que já pode ser considerada como um clássico da sétima arte por trazer um estudo de personagem de quadrinhos nunca antes visto, tanto que o longa foi aclamado e venceu o Festival de Veneza com o Leão de Ouro. Coringa está sendo um grande candidato ao Oscar tanto pela direção de Todd Philips como também pela incrível atuação de Joaquin Phoenix.

O PIOR: DUMBO

Dona Disney começando a dar as caras na lista dos piores com Dumbo, remake de um clássico do estúdio que veio com o intuito de ser emocionante e encantador, mas que infelizmente não conseguiu atingir o seu objetivo ao mostrar um filme extremamente arrastado e com uma direção nem um pouco inspirada do incrível Tim Burton, o que chega a desapontar em relação ao histórico do diretor; e por mais que tenham grandes nomes da atuação como Danny DeVitoMichael Keaton e Eva Green, o longa desaponta e nos faz ficar triste por conta das expectativas criadas para esse filme.

O PIOR: GODZILLA 2 - REI DOS MONSTROS

Continuando com a lista de lástimas de 2019, temos aqui aquele que pode ser considerado o REI DO FLOP: Godzilla 2 - Rei dos Monstros, uma das maiores (com perdão do trocadinho) bombas que foram feitas no monstroverso da Warner Bros..

Não faltam adjetivos para descrever o quão ruim é a experiência em assistir Godzilla 2, pois do começo ao fim o filme é uma bagunça, quebrando as expectativas de todos que esperavam um filme recheado de batalhas épicas e com efeitos incríveis para entregar um filme com um roteiro cheio de furos, personagens chatos e bastante desnecessários e efeitos especiais escondidos em volta de uma fotografia mais escura do que nunca. No final das contas,  o longa só nos faz querer sair rapidamente da sessão e nos deixa com medo do que pode vir no ano que vem com Godzilla Vs King Kong.

O MELHOR: BACURAU

Chegando com o pé na porta para o grande público, Bacurau chegou bastante aclamado nos grandes festivais de cinema ao mostrar uma história que se passa num ambiente bastante distópico com uma crítica  que explora as relações de poder entre as grandes metrópoles e uma colônia com uma direção e um roteiro magnífico cheio de momentos catárticos que mostram o melhor do cinema nacional, sendo um marco para a história do nosso país. Mas ele não é o único filme nacional da nossa lista, pois agora é hora de falarmos a respeito de...

O MELHOR: A VIDA INVISÍVEL

O filme que quase levou o Brasil para o Oscar, A Vida Invisível é sem sombra de dúvidas uma das maiores produções do país, que adapta o livro de mesmo nome para contar a história de duas irmãs que foram separadas de maneira precoce e a jornada de como elas seguiram suas vidas enquanto sonham com um reencontro, e ele tem a incrível capacidade de fazer o mais durão dos seres humanos se emocionar. Com a sua narrativa espetacular,u direção (seja ela de arte, fotografia, ou a direção geral do longa) regida de maneira impecável e com atuações que revelam um trabalho super humano dos atores do elenco, dando destaque as protagonistas vividas por Julia Stockler Carol Duarte e com a incrível participação da lendária Fernanda Montenegro. É uma pena ver que uma obra dessas não será prestigiada na grande premiação do Oscar, mas é bom saber que ela deixou sua marca na história.

O PIOR: HELLBOY

A imagem acima representa com fidelidade a sensação de quem assistiu ao novo filme de Hellboy, pois o público geral foi esfaqueado em sua cabeça por essa horrenda obra que é um reboot dos dois incríveis filmes que foram feitos no início dos anos 2000 que parece ser um insulto aos fãs do incrível diabão avermelhado.

Hellboy teve diversos problemas na produção que se reverteram no resultado final do longa, tendo diversas cenas cortadas, uma direção que nos entrega momentos muito toscos graças ao roteiro mal direcionado e que quer compensar o baixo orçamento com situações sem sentido e com um elenco que não parece se esforçar um segundo para convencer em seus papeis. David Harbour tem a sorte de ter um grande carisma e papeis fixos em Stranger Things Viúva Negra para manter a carreira, pois esse longa poderia facilmente afundar de vez tudo o que ele tinha trabalhado de maneira meteórica.

O PIOR: ANABELLE 3 - DE VOLTA PARA CASA

Logo após o sucesso do primeiro Invocação do Mal, a Warner começou investir em fazer derivados com alguns personagens apresentados na franquia, e num ano onde já tivemos o fracasso de A Maldição da Chorona, fomos surpreendidos com mais um fracasso dessa franquia com o terceiro filme da boneca do capiroto Anabelle, que chegou com um novo capítulo morno que não chega aos pés do sucesso que seu filme anterior conseguiu fazer, trazendo uma proposta de história interessante, mas forçando a barra até o talo com um roteiro fraco que esquece de contar sua história para servir como uma grande desculpa para introduzir diversos personagens que possam servir como futuros spin-offs para esse universo, mas não consegue êxito com tudo isso, mas esperamos que Invocação do Mal 3 seja um respiro de salvação para essa franquia.

O MELHOR: CASADINHA NETFLIX

O ano de 2019 foi intenso para a produção de cinema no streaming, e mesmo com alguns (pra não falar vários) vacilos cinematográficos esse ano, a Netflix acertou em diversas obras em diversos gêneros, e aqui separamos três grandes filmes que estão sendo muito cotados para premiações como Oscar Globo de OuroO Irlandês, Dois Papas e História de um Casamento.

O Irlandês é o mais novo sucesso de Martin Scorcese que consegue de maneira magnífica contar uma história de máfia junto a uma história de envelhecimento e as consequências do tempo. Esse trabalho reflete muito tudo o que Scorcese fez durante toda a sua carreira, e as atuações do trio Rober DeNiroAl Pacino Joe Pesci são dignas de aplausos e admiração, consagrando-os de uma vez por todas como lendas da sétima arte, e mesmo com 3 horas e meia de duração, o filme faz jus ao seu tempo e evolui a cada novo segundo.

Já História de um Casamento chegou com tudo com a histórica de um divórcio, mas a direção de Noah Baumbach  é perfeita ao revelar que o filme não é sobre um fim trágico, mas sim sobre as transformações que o amor nos dá. É um filme que consegue retratar o término com tanta intensidade que chega a emocionar em diversos momentos, e as atuações de Scarlett Johansson Adam Driver chegam a nos prender a cada segundo em que eles aparecem em tela. É uma história intensa e incrível que precisa ser colocada em diálogo com as pessoas de hoje.

E para fechar o ano com grandes sucessos, a Netflix acertou mais uma vez com Dois Papas, filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles que deixa de lado comentários sobre religião e igreja e busca retratar uma relação de amizade entre duas pessoas diferentes (os papas Francisco e Bento XVI). O filme encanta com sua direção e roteiros impecáveis, sem parecer enfadonho em ou pedante, mas a cereja do bolo que encanta ainda mais o filme é vista graças as atuações incríveis de atores Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, que mostram uma química impressionante e com certeza será lembrada no Oscar 2020.

PARABÉNS, NETFLIX. VOCÊ ARRASOU ESSE ANO.

O MELHOR: PARASITA

Esse é sem sombra de dúvidas o maior filme de 2019. A Coreia do Sul chegou com uma produção que é uma mistura de comédia, suspense e drama que mostra de maneira espetacular uma crítica sobre classes sociais e como as pessoas tiram proveito das pessoas. Não existem pessoas boas nesse filme, pois todas são os parasitas que o filme evidencia desde sempre. Atuação, direção, roteiro, TUDO nesse filme foi feito com maestria, e esperamos que esse filme chegue com tudo como o melhor filme das premiações.

MENÇÕES HONROSAS

MELHORES: Era Uma vez...Em hollywood, Homem-Aranha: No Aranhaverso, Nós, Rocketman, Aladdin, Entre Facas e Segredos, Turma da Mônica: Laços, Shazam!, Dor e Glória, Toy Story 4, Homem-Aranha: Longe de Casa, Detetive Pikachu, John Wick 3: Parabellum, Zumbilândia: Atire duas Vezes, Wi-fi Ralph.

PIORES: Cats, O Rei Leão, Malévola: Dona do Mal, Brightburn, Rambo 5, O Exterminador do Futuro - Destino Sombrio, Projeto Gemini, Família Adams.

FILMES DIVISORES DE OPINIÃO

Alguns longas que chegaram em 2019 foram bons, outros ruins, alguns foram muito bons, outros foram muito ruins...vocês já sacaram. Mas tiveram filmes que se tornaram divisores de opinião entre algumas pessoas, e nós separamos CINCO desses longas que dividiram a opinião pública no geral por diversos fatores:

  • IT: Capítulo 2;
  • Capitã Marvel;
  • Star Wars Episódio IX - A Ascensão Skywalker;
  • Alita: Anjo de Combate;
  • Vidro;