Se hoje os filmes de super-heróis são um gênero fortemente reconhecido no cinema, muito se deve aos X-MEN, pioneiros da adaptação para o cinema em uma produção que não tinha vergonha de vir dos quadrinhos. Hoje vamos lembrar um pouco dessa trajetória e cronologia complexa que terá um encerramento em Fênix-Negra. Como no dia 13 de maio foi celebrado o dia dos X-MEN, nada mais especial do que um "Especial X-MEN".

Quando a gente tenta refletir sobre a cronologia de X-MEN, a primeira coisa que percebemos é que essa jornada é cheia de altos e baixos e muita confusão. Muitos dos problemas foram causados pela ausência de uma preocupação mais delicada com esse universo gigantesco e que deveria ser mais coeso. Dias de um Futuro Esquecido  (2014) tentou corrigir uma parte desses problemas quando criou uma nova linha do tempo. O que parecia ser a solução, acabou complicando ainda mais. 

No entanto, mesmo com toda essa bagunça, a essência dos mutantes sempre esteve presente em sua luta pela diversidade e aceitação. Muito se deve a pilares muito bem definidos da equipe, que mesmo trocando de atores, mantiveram e exploraram conflitos interessantes ao longo do tempo. 

Agora vamos começar do início, analisando alguns personagens e suas mudanças ao logo dos filmes.

Charles Xavier fica paraplégico em 1962, durante os eventos de X-MEN: Primeira Classe, mas no flashback de X-MEN 3: O Confronto Final , ele aparece ao lado de Magneto, antigo amigo com quem cortou as relações nos anos 60 quando entrava na casa de uma jovem mutante: Jean Grey em 1981.  É óbvio que eles fizeram as pazes muitas vezes ao longo dos anos, mas não quando deveriam visitar Jean, já que Magneto estava na Polônia neste ano, segundo X-MEN: Apocalipse.  A explicação sobre Xavier voltar a andar é muito conveniente para resolver esses furos, já que ele pode usar uma droga que o permite mover as pernas, como foi mostrado em Dias de Um Futuro Esquecido, mesmo que ele tenha parado de tomar esse remédio ainda nos anos 70. 

Outras inconsistências cercam o professor X. Na trilogia original, é mostrado que Magneto ajuda Charles a construir o cérebro, mas em Primeira Classe, Fera o construiu antes de Charles chegar. Segundo Xavier, Magneto fez seu próprio capacete icônico que o protege de ataque psíquicos, mas em Primeira Classe ele apenas rouba de Sebastian Shaw. Além disso, há divergências sobre a idade em que os dois se conhecem, em alguns filmes, aos 17, em outros, aos 30.

Se Xavier e a Mística são praticamente irmãos em Primeira Classe, eles não deveriam se conhecer na trilogia original? Por que Charles diz que Ciclope, Jean Grey e Tempestade foram seus primeiros alunos, quando ele ensinou outros mutantes décadas antes, incluindo a Mística? Tudo pode ser uma mentira, mas o fato mais provável é que ninguém se preocupou em deixar a franquia coerente com tudo o que veio antes dos filmes atuais. Em X-MEN: Apocalipse, fica evidente que Ciclope chegou bem depois dos outros alunos. 

Emma Frost é uma adulta que é uma das líderes do Clube do Inferno em Primeira Classe, que se passa em 1962, enquanto aparece como criança em X-MEN Origens: Wolverine, ambientado em 1985. Embora não tenha nome no filme, nos créditos a atriz mirim aparece como Emma Frost. Ela é dada como morta em Dias de Um Futuro Esquecido.

Em 1960, Hank McCoy, o Fera, é apenas uma homem normal que se transforma em uma criatura azul. Em X-MEN 2, ele é totalmente humano, enquanto no 3, ele volta a ser azul. Tempos depois a produção encontrou uma forma de amenizar essas mudanças e justificá-las como efeitos da droga que Hank tomava para alternar sua aparência, como vimos em Dias de Futuro Esquecido e em Apocalipse.

Vamos falar do Logan? Ele foi sequestrado pela Mística na pele de Stryker em Dias de um Futuro Esquecido, e o que é contado em Apocalipse, não tem nenhuma coerência com o que vimos em X-MEN 1 e o Origens: Wolverine. A Mística, contraditória aliada, deixa Logan nas mãos dos responsáveis pelo Projeto X. Os produtores disseram que desconsideram Origens - com razão, e os motivos são muito claros, rs - E como Dias de Futuro Esquecido mudou a linha do tempo, é possível ignorar algumas coisas. 

Em Logan, último filme do Wolverine, os mutantes estão quase extintos por culpa  de uma corporação que não tem Nathaniel Essex, como é insinuado - aparecendo até seu nome em uma pasta - em Apocalipse

O que podemos tirar de tudo isso? A coerência é determinante para a construção de um universo sólido e interligado em diversos filmes. Kevin Feige, chefão do Marvel Studios conseguiu criar uma linha temporal com eventos conectados que seguem uma linha reta no passar dos eventos. O fato é que o MCU não é feito somente de acertos, mas os erros foram determinantes para a reformulação e correção de fatos incoerentes. O mais importante então é saber o caminho a ser trilhado e honrar os passos que já foram dados. Infelizmente a FOX errou nesse quesito, o que não significa que os filmes não sejam bons. Eles são, com seus erros e acertos. Seus altos a baixos. O que fica pendente é esse universo ser tão bem construído quanto o MCU foi e ainda é.

Claro, quando a produção passou a adotar a Mística como uma heroína e líder dos X-MEN, ela perdeu seus argumentos na construção de mitologia, já que subiu a Mística de "cargo" apenas para aproveitar a Jennifer Lawrence, que traria público e visibilidade para o filme. Não era o caminho certo. Longe disso. A personagem sempre foi uma vilã e vê-la como líder dos X-MEN foi doído. Pelo menos nisso, a produção aprendeu a lição. A atriz já não queria mais fazer a personagem, quando fazia se recusava a "ficar azul". O acerto da vez é a FOX tê-la matado já nos trailers de Fênix Negra, mas a gente fala do próximo filme mais a frente.

Vamos agora ver a cronologia cinematográfica dos mutantes. 

- 3600 AC:  En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, é traído e enterrado.

1832 – Nasce Wolverine – mostrado em X-Men Origens

1845 - Wolverine e seu meio irmão, Victor (Dentes de Sabre), fogem de casa - X-men Origens: Wolverine foi apagado da linha do tempo após X-men: Dias De Um Futuro Esquecido, mas é possível assumir que o passado de Wolverine continua o mesmo

1861 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Guerra Civil norte-americana.

1917 – Dentes de Sabre e Wolverine lutam na Primeira Guerra Mundial

1930 -  Nasce Magneto

1932 - Nasce Xavier

1934 - Nasce Mística

1944 – Magneto começa a desenvolver poderes num campo de concentração nazista.

1944 – Raven (Mística) e Charles Xavier se conhecem.

1945 – Wolverine testemunha explosão nuclear em Nagasaki e salva Yashida durante a Segunda Guerra Mundial em Wolverine - Imortal

1959 - Emma Frost se junta ao Clube do Inferno e William Stryker começa a estudar mutantes.

1962 – Ano em que se passa X-Men: Primeira Classe -  Xavier e Magneto criam os X-Men e enfrentam Sebastian Shawn

1963 - Presidente dos EUA J.F. Kennedy é assassinado e Magneto é acusado do crime, mas na verdade Magneto tentava protegê-lo

1965 - Xavier abre a escola para mutantes

1967 - Bolivar Trask cria a Trask Industries - empresa que cria os Sentinelas.

1969 a 1971 - Wolverine e Dentes de Sabre lutam na Guerra do Vietnã.

1973 – Ano em que se passa X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido - Wolverine tem consciência enviada ao passado para tentar mudar o futuro dominado pelos Sentinelas

1973 - Mística tira Wolverine do rio Potomac enquanto está disfarçada de William Stryker - Wolverine se torna a arma X, mudando a linha do tempo.

1975 – Victor Creed (Dentes de Sabre) e Logan (Wolverine) fazem parte da Equipe-X do governo norte-americano. 

1981 – Xavier e Magneto conhecem Jean Grey ( a presença do mutante Magneto acontece na trilogia original, na nova trilogia, Magneto está na Polônia nesse ano) - Evento foi apagado da linha do tempo após X-men: Dias De Um Futuro Esquecido

1983 - En Sabah Nur, mutante conhecido como Apocalipse, ressurge - Eventos do filme X-Men: Apocalipse

1983 – Wolverine escapa do projeto Arma-X em que seu esqueleto foi coberto com o raro metal Adamantium. 

1985 – Dentes de Sabre caça membros da Equipe-X.

1986 – Gambit e Wolverine se conhecem.

1986 - Nasce Peter Rasputin, conhecido como Colossus.

1987 – Wolverine perde a memória em X-Men Origins - X-men Origens: Wolverine foi apagado da linha do tempo após Dias De Um Futuro Esquecido

1992 - Eventos de X-Men: Fênix Negra, Jean Grey se torna a Fênix, entidade poderosa e maligna que ameaça o universo.

2000 – Ano em que se passa X-Men, O Filme. Magneto tenta transformar toda a humanidade em mutantes. Senado americano quer o registro de mutantes

2000 – Começa programa de cura dos mutantes que suprime o Gene-X, responsável pelos poderes mutantes.

2004 – Ano em que se passa X-Men 2 – Noturno tenta matar presidente dos Estados Unidos. Os X-Men são atacados e desvendam segredos do projeto Arma-X. Jean Grey morre.

2005 – Ano em que se passa X-Men 3: O Confronto Final - Jean volta como Fênix, Magneto ataca laboratórios que desenvolvem a cura dos mutantes. Cura é impedida – morte de Ciclope e Professor Xavier - Filme foi apagado da linha do tempo após Dias De Um Futuro Esquecido

2005 – Professor Xavier começa a voltar à vida em outro corpo. 

2013 – Ano em que se passa Wolverine - Imortal – Logan vai ao Japão ainda atormentado por ter matado Jean Grey.

2015 – Programa Sentinelas entra em operação – Logan é recrutado por Xavier e Magneto (Esse evento deixa de acontecer após o desenrolar de Dias de um Futuro Esquecido)

2015 - Eventos do filme Deadpool - Colossus vive na mansão X e ajuda Deadpool a resgatar sua namorada.

2018 - Eventos de Deadpool 2 e formação da X-Force. Vinda de Cable. (Mudanças na linha do tempo não estão confirmadas como oficiais) 

2023 – Futuro apocalíptico dominado por Sentinelas - humanos e mutantes à beira da extinção. Kitty Pride manda Logan de volta a 1973 para salvar o mundo em X-Men: Dias De Um Futuro Esquecido  - (Após Dias de um Futuro esquecido, em 2023, Os X-Men estão vivos e bem na mansão X, sem sinais do futuro dominado pelas Sentinelas)

2029 - Wolverine envelhecido vive num mundo decadente em que os X-Men foram destruídos. Mal de saúde, ainda mais dependente do álcool e com poder de regeneração enfraquecido, o personagem cuida de um debilitado Professor Xavier e precisa ajudar uma garota chamada Laura, a mutante X-23.

2030 - De acordo com um as indústrias Trask, esse é o ano em que o homo sapiens (humanos sem poderes) seria extinto caso os mutantes continuassem se propagando livremente

2068 - Cable nasce num mundo em guerra e, após um evento trágico, volta ao passado para tentar matar o responsável.O último filme da franquia no próximo mês. Teremos a Fênix Negra de volta aos cinemas, como foi em O Confronto Final. O filme marca o fim dessa geração de mutantes da FOX. Vamos ter uma matéria especial sobre o que esperar desse fechamento de arco. Fica ligado! 

Fonte: CineClick; Wikipedia; Fox.com; Marvel Comics