Não é uma tarefa fácil desvendar os planos da Sony para o universo ligado ao Homem-Aranha, principalmente se formos pensar a longo prazer além do MCU. O fato é que esse universo na Sony está crescendo mesmo com o protagonista estando em outra vizinhança, na Marvel. Já temos Venom, Morbius, Silver e Black e Teia de seda anunciados. O site Vulture trouxe alguns pontos importantes sobre como esses filmes vão estar interligados. 

"No centro do esforço para criar um universo está um profundo cinismo, Não é infundado. Você precisa provar que eles estão errados. E a Marvel definiu um nível alto." disse um escritor-diretor que o Vulture não revelou em seu texto. Um porta-voz do estúdio recusou o pedido da Vulture para entrevistar o presidente da Columbia Pictures, Sanford Panitch, que é o supervisor executivo de todos os filmes relacionados ao Aranha, e Palak Patel, vice-presidente executivo do estúdio, que ajuda a guiar o time criativo do Homem-Aranha. Mas o site afirma que há uma série de indicações iniciais de que o mais novo filme cinematográfico de Hollywood será tonalmente e esteticamente distinto do MCU.

A primeira aposta do estúdio desse 'Aranhaverso' em potencial sai em outubro com Venom. "Esta é uma história de origem e temos que tentar fazer dela o começo de uma longa jornada", explicou Avi Arad, que já foi presidente da Marvel Studios antes de Kevin Feige e hoje é produtor do filme do Venom. "As crianças adoram Venom. É algo que se torna atraente pra elas esse senso de anti-herói. Então estamos muito animados."

"Eu acho que o sucesso - ou não - de Venom irá determinar muito do que vem adiante", diz Jonathan Goldstein, um dos co-roteiristas de De volta ao lar. Goldstein afirmou que a chave para criar um novo universo cinematográfico de sucesso é assegurar a mais alta qualidade possível para cada filme como uma entidade autônoma. "Há um modelo como o dos seriados de TV para os filmes da Marvel em que todos estão ligados", disse ele. "Eu acho que é uma coisa difícil de reproduzir em outros estúdios. Se eu fosse um executivo de estúdio, eu me concentraria nos filmes solo e filmes que não exigissem conhecimento de outros filmes para funcionar. Eu acho que você pode pegar um personagem que foi criado em outro filme do Homem-Aranha e torná-lo completamente separado e diferente do outro filme que você viu, desde que funcione sozinho como um bom filme, em primeiro lugar. ”

Já sobre o Silver & Black, a ideia do filme tem como premissa um filme de tom cômico inspirado em Thelma & Louise e Fuga à Meia-Noite, só que com a Silver Sable e a Gata Negra. A escritora e diretora Emily Carmichael se encontrou com a Sony sobre o projeto e não tem nada além de coisas boas a dizer sobre seus planos. "Eu fui uma das pessoas chamadas para lançar o Silver & Black", revelou ela. "Em uma das minhas primeiras reuniões sobre o projeto, dei uma olhada no compêndio de personagens da Sony, com os direitos de todos os personagens tangencialmente relacionados ao Homem-Aranha. É um universo cinematográfico muito bom."

Emily Carmichael falou também o que acha de trabalhar com personagens que são considerados de segundo escalão pela editora. "Eu sinceramente oponho que algo conhecido por alguns é de nível inferior a algo que é conhecido por muitos", disse Carmichael. “Não há nada intrinsecamente problemático nesse material. Se o processo criativo for bom, pode ser ótimo ”.

Vulture também colocou que antes de ir para a DC Comics, o escritor de quadrinhos Brian Michael Bendis teve uma série de reuniões com a Sony e, embora não revelasse seus planos, foi otimista com as chances de sucesso desse Aranhaverso dos cinemas. "Por acaso ouvi alguns dos planos que não foram divulgados. Você está perguntando se eles são legais? Achei que eles eram muito legais. Os fãs não ficariam incomodados com o que estão fazendo."

Mesmo não estando mais oficialmente envolvido, Bendis foi pontual ao defender os rumos da Sony. "Não estão apenas os personagens prontos para o grande palco. Os diretores e executivos do estúdio - eles também são como nós. Todos nós crescemos amando esses personagens. E agora as pessoas que cresceram querendo esses filmes estão fazendo eles agora. E não um filme horrível do Homem-Aranha. Um ótimo filme do Homem-Aranha. Todo mundo está mirando alto".

Ou seja, nada certo nesse caminho sombrio da Sony, mas a San Diego Comic-Con está acontecendo e amanhã, sexta, teremos um painel sobre Venom. Talvez tenhamos mais pistas sobre o futuro. 

 

Fonte: Vulture.