Se você acompanha as notícias do mundo do cinema, então você sabe bem que Hollywood está passando por uma greve de roteiristas e atores nunca antes vista na história do entretenimento. E uma das cláusulas da greve diz que todo ator, atriz e roteirista registrado em um dos sindicatos está proibido de participar dos processos criativos e dos circuitos de divulgação de seus projetos.

No mundo do entretenimento, o processo de marketing precisa de uma janela com, no mínimo, 60 dias para planejamento para ter a participação do elenco em entrevistas, tapete vermelho, participação em programas e sessões especiais que não são possíveis graças à greve.

Sem o planejamento prévio, a ausência do elenco nesses momentos de divulgação podem prejudicar — e muito — o alcance e o resultado de bilheteria ou audiência. Enquanto alguns estúdios tiveram de alterar suas campanhas de última hora, outros optaram por adiar seus projetos da janela de 2023 para 2024, e Duna: Parte 2 foi o mais novo filme a entrar na lista de adiamentos, tendo sua estreia de 2 de novembro deste ano adiada para o dia 12 de março de 2024.

The Oscar Narrative For "Dune: Part Two"

Adaptada da obra de Frank Herbert, o primeiro filme da franquia foi lançado em outubro de 2021 em um momento atípico na história do cinema. Isso porque, com o impacto da covid-19, a Warner optou em fazer um lançamento simultâneo do projeto nas telonas no streaming do HBO Max, atitude que — mesmo no período pandêmico — afeta no resultado de bilheteria do projeto, mas foi o suficiente para conseguir uma sequência.

E no momento em que o cinema está com toda sua força e as grandes redes de cinema estão prontas para receber Duna como a maior estreia do final do ano, a chegada da greve gera um novo impasse na franquia.

Dune Part 2 A Huge Change for Paul Atreides.

Nomes como Zendaya, Florence Pugh e Timothee Chalamet são de extrema importância para que o estúdio trabalhe seu circuito de divulgação, e a ausência deles nesse momento poderia acarretar um resultado ainda pior do que em 2021.

MCU's The Marvels To Gain The Profit From The Loss Of Dune 2's Postponed  Release, IMAX Benefits Make Disney Prepone The Film To Fill Zendaya,  Timothee Chalamet's Film's Spot

O adiamento do novo Duna acabou dando uma vantagem a outras produções que lançariam nesse período, como é o caso de As Marvels. Acredito que Kevin Feige dorme mais feliz sabendo que o último longa do MCU em 2023 vai conseguir uma janela maior nas salas de cinema, principalmente nas salas IMAX.

O reposicionamento dessa data também muda todo cenário para a temporada de premiações do próximo ano. No Oscar 2022, o primeiro Duna levou seis estatuetas em categorias técnicas, e com a previsão de lançamento para 2023, criou-se uma expectativa para o resultado da sequência — que também poderia bater de frente com as categorias técnicas que Oppenheimer pode receber.

Dune: Part Two - Who's Who In the New Trailer - IGN

Apesar do apelo dos exibidores para que a Legendary e a Warner Bros. Discovery mantivessem a data de novembro — prometendo grande destaque e salas IMAX, acredito que optar pelo adiamento para o mês de março foi bastante assertivo.

Além do maior período de planejamento e da esperança do término da greve, o estúdio e a distribuidora tem em mãos uma excelente obra com enorme potencial para esse período de grande retomada que o cinema vem tendo. Só nos resta esperar pelas cenas dos próximos capítulos.