Neste especial vamos abordar algumas nomenclaturas utilizadas no mundo do Cinema e da televisão. Passaremos por definições rápidas dando exemplos para que tudo fique bem claro. Esta é a segunda parte do "Entendendo de Cinema", um guia de definições para iniciantes ou curiosos na arte do entretenimento. O tema de hoje é: Live-Action e Blockbuster.

Aqui temos uma das definições mais simples do mundo do entretenimento. A expressão Live-Action é usada para definir adaptações de desenhos e animações para filmes e seriados com atores reais. Ou seja, todo o conteúdo audiovisual que se transporta de uma mídia qualquer para uma produção com atores reais pode ser chamada assim. 

Este termo é usado para definir não apenas filmes, mas também jogos eletrônicos ou similares, que usam atores e atrizes em vez de imagens animadas. De acordo com Cambridge, ato real "envolve" pessoas ou animais reais, não modelos ou imagens que são desenhadas ou produzidas por computadores. 

Exemplos não faltam para ilustrar o termo, e dentre eles, citaremos alguns que serão lançados neste ano ou no próximo, além de exemplos clássicos. 

  • Resident Evil, 2002
  • Dragon Ball Evolution, 2002 - Aquele filme horroroso e vergonhoso. 
  • Alladin, 2019
  • Kim Possible, 2019
  • Turma da Mônica: Laços, 2019

E mais, podemos colocar nesta lista de exemplos todos os filmes de super-heróis que são Adaptações em Live-Action, pois temos atores reais interpretando personagens que já existiam em histórias em quadrinhos, séries animadas e afins. Praticamente todos os filmes da Disney também podem ser citados aqui. Inclusive é curioso notar que a maioria dos Blockbusters são Live-Action e agora vamos falar deste outro termo. 

No início dos anos 40, no século XX, surgia uma palavra que servia para descrever uma bomba que era lançada a partir de aviões e que era capaz de destruir um quarteirão inteiro. Isso porque em inglês "block" significa quarteirão e o verbo "bust" significa quebrar. Ou seja: Arrasa Quarteirão.

Guarde essa informação...

Na industria cinematográfica, a palavra Blockbuster começou a ser usada graças a filmes como "Tubarão" de 1975, que conseguiu mais de 100 milhões de dólares em bilheteria. Conseguiu ver alguma aproximação entre a origem da palavra e sua utilização?

Tubarão foi um marco para a época e arrasou um quarteirão inteiro, não literalmente, devido ao seu sucesso. Se o termo tivesse sido inventado no Brasil, ele poderia ser chamado de Arrebentar a boca do Balão e é isso que os Blockbusters fazem. Eles são produções gigantescas, que tem um forte apelo popular e nascem como fenômenos culturais. 

Na lista abaixo veremos alguns exemplos dos maiores Blockbusters da história do cinema.

  • Vingadores, 2012 - 2019.
  • Avatar, 2009
  • Titanic, 1997
  • Aquaman, 2018
  • Pantera-Negra, 2018
  • Star Wars, 1977 - 2019. (Toda a franquia). 
  • Transformers, 2007
  • Harry-Potter, 2001 - 2011 

Não tem segredo. Para um filme ser considerado um Blockbuster, ele precisa ter um orçamento grandioso e a capacidade de se tornar um fenômeno cultural mundial. Quer ver? É impossível que você não tenha visto algum dos exemplos acima, e olha que separamos apenas oito. 

Na lista acima, todos eles conseguiram bater a meta de 1 bilhão de dólares. No caso de Star Wars, Transformers e Harry Potter, ao menos 1 filme da franquia conseguiu chegar ao bilhão.