Por causa de uma onda que tem tomado conta de muitos jovens (e adultos!) nos últimos anos, as pessoas se questionando o que é dorama?

Doramas é a nominação dada aos dramas televisivos asiáticos. Todas as principais redes de televisão desses países produzem uma variedade de séries dramáticas, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, horror, histórica dentre outros. Para ocasiões especiais, também pode haver um drama de um ou dois episódios com um tema específico.

Essa modalidade de entretenimento começou a se popularizar no ocidente com a explosão do Kpop, muitos integrantes de grupos desse estilo musical também são atores e assim as fãs costumavam assistir para prestigiar seu ídolo. As legendas ficavam a cargo de fanbases, tudo sendo feito por fãs.

O segundo boom de popularização se deu neste momento, com a Netflix fazendo parcerias com canais e estúdios sul-coreanos e Japoneses, a plataforma hoje contem diversas obras desse gênero, sendo originais e retransmissão.

Dinastia e Zumbis essa é a receita de um dos doramas de maior sucesso da Netflix 

Os Doramas diferem muito das novelas que temos aqui no ocidente, as nossas obras que costumam ser longos e com vários núcleos trabalhados. Normalmente nos doramas asiáticos são mais curtos podendo ter ate 24 episódios e normalmente dura de 3 a 5 meses, isso porque lá não é diariamente e sim semanalmente 1 ou 2 episódios, por isso a grande diversidade.

Elas seguem uma cronologia específica de acordo com as quatro estações do ano que são: inverno (janeiro-março), primavera (abril-junho), verão (julho-setembro) e outono (outubro-dezembro), as estações meio que ditam o clima da historia.

Atualmente quatro países produzem e exportam seus dramas: Coreia (Kdrama), Tailândia (ThaiDrama ou Lakorn), taiwanês (TW-Drama), Japão (J-Drama) e em menor escala a china (C-Dramas)

Vale ressaltar também que a Coréia do Sul vem ganhando muita popularidade no ocidente, pois além da qualidade, eles relatam histórias que intrigam o público, levantando questionamentos sobre a sociedade e, muitas vezes, passando mensagens positivas.

It's Okay to Not Be Okay, ficou em top 10 em 23 países e em #6 no ranking global da Netflix

CATEGORIAS:

Ação: é comum o enredo ser voltado a temas policiais, espionagem ou algo com neste sentido, com lutas coreografadas e sequencias de tiros.

Comédia: Algo bem popular entre doramas. Sequencias acidentes/ quedas que normalmente acharemos engraçados, piadas, um humor pastelão.

Épico: são dramas históricos, podendo ou não se basear nas historia reais. Esse tipo é muito popular nos países asiáticos, aqui no ocidente causa um pouco de confusão por não termos tanta vivencia com historia do local.

Escolar: pode ser categorizado em amizade, romance ou comédia. Geralmente possuem histórias, que se desenvolvem em escolas ou faculdades. Tem uma temática bem juvenil, é comum atores muitos jovens participar, Idols principalmente.

Trabalho: Ao contrario do escolar, normalmente são acompanhados do tema amizade ou romance, abordam questões de comportamento e relacionamento com os colegas/chefe no ambiente de trabalho.

Familiar: são dramas que como já especifica o nome abordam assuntos familiares é a novelona da Ásia!

Romance: provavelmente a categoria mais conhecida dos doramas, Trata-se justamente a narrativa mais romântica, sendo um pouco meloso, apesar de poder haver um draminha no decorrer da historia.

Terror/Fantasia: Normalmente estes doramas, envolve algo com o sobrenatural. Vampiros, superpoderes, lendas da Ásia.

Rei Eterno

Coreia (Kdrama)

Um dos mais populares nesse ramo, os dramas coreanos teve seu inicio nos anos 60, de uma forma bem regional com o mesmo formato atual com um número total de capítulos que variam em média de 12 a 24 episódios. Sua popularidade ao redor do mundo se deu em parte devido a propagação da chamada onda coreana, mas, sobretudo com provedoras de serviços de transmissão de séries e filmes, oferecendo legendas dos dramas coreanos em diversos idiomas.

Ombro Amigo

Japão (J-Drama)

Doramas japoneses são conhecidos pelas suas atuações exageradas e seus extremismos, ou seja, caso o drama seja uma comédia chorar de rir, e for dramático é bem provável que você seque de tanto chorar.

Bangkok love Stories

Tailândia (ThaiDrama ou Lakorn)

Os doramas Tailandeses são considerados por muitos fãs os dramas mais diversos. É comum encontrar Lakorn casais LGBTS algo que é um pouco incomum na Ásia. Porem também são conhecidos por ser extremamente clichês é bem possível que sua glicose suba de tanta doçura e fofura.

Fall in Love with Me

Taiwanês (TW-Drama)

É considerado o por muito mais normal em se tratando de demonstração de afeto, não vemos isso em doramas japoneses ou coreanos, demonstrações de afeto se resume a um olhar ou a um abraço, tem romances que nem terminam sem um único beijo. Nos dramas Taiwanês há muito mais beijos  e também não há tanto a inserção da cultura local.

Accidentally in Love

China (C-Dramas)

Nos dramas chineses são muito comuns a historias fantasia mergulhados em cultura, não que outras temáticas não existam, porem de todos da Ásia, a china sãos que mais dominam a temática épica/fantasia.

Atualmente o catalogo na Netflix este recheado de Doramas de todas as nacionalidades, mas grandes partes dos acervos estão nos fansites que disponibilizam downloads legendados pelos próprios fãs. Fansites como o Mahal Fansubs, Subarashiis, Kingdom são ótimos sites que trazem doramas legendados em português.

Agora que vocês já sabem o que são dos Doramas, fiquem de olho no Bora, tá sempre saindo criticas a novos doramas!