play_arrow
Assista ao trailer: GeekCon Maceió 2018
videocam

Finalmente aconteceu! O GeekCon chegou quebrando tudo - no bom sentido, claro - na Livraria Leitura do Shopping Parque Maceió, localizado no bairro de Cruz das Almas. Com sucesso de público, o evento trouxe discussões, comparações de universos do cinema, cosplays, desenhistas, sorteios e claro, como não poderia faltar, o grande embate entre Marvel e DC, considerado o ponto alto dessa primeira edição.

No último sábado, 22, quem estava no Shopping Parque Maceió provavelmente notou uma movimentação diferente e muito colorida nas proximidades da Livraria Leitura. Irreverentes, os cosplays partiram desde o já conhecido “cospobre” às caracterizações mais detalhadas, mas todos eles com muita criatividade e sempre incorporando os personagens do melhor jeito.

Quem não estava de cosplay também chamou atenção, porque as camisas não ficaram para trás na questão de originalidade. O melhor de tudo foi ver como essas pessoas se reconheciam e elogiavam a confecção do outro, trocando ideia e em alguns casos, até mesmo contato...

FOTO: PAULA ARAÚJO

No credenciamento, comandado pelas incríveis produtoras Janyelle Vieira e Kerolaine Costa, que estavam totalmente disponíveis ao público, já era possível sentir a empolgação de quem chegava e logo queria entrar no evento. 

A abertura ficou marcada pela chegada massiva do pessoal, que já estava fazendo filas chegando até a porta da livraria, nesse momento o GeekCon já estava mergulhado no som animado, potente e, por que não, nostálgico do DJ Léo Nantes, com sua animação e carisma sem fim.

FOTO: PAULA ARAÚJO

Logo depois, o Conselho Jedi de Alagoas deu início a parte da discussão e falaram com muita propriedade sobre o Universo de Star Wars, comparando a Jornada do Herói entre os primeiros filmes da franquia na década de 80, com os últimos, lançados a partir de 2015. Criando uma conexão entre Luke Skywalker e Rey – uma personagem feminina que cumpre agora a mesma função do protagonista dos primeiros filmes.

O grande embate entre Marvel X DC, claramente, foi o que mais mexeu com os ânimos da galera. A nossa doce e sagaz Débora Siqueira comandou e mediou o debate entre o brilhante apaixonado Mark Augusto, CEO do Bora Assistir, defendendo a Marvel, e Raphael Pinheiro, representante do Cultura Nérdica, que argumentou sobre a DC com muita sensatez. 

FOTO: PAULA ARAÚJO

Com muita ironia e provocações, mas tudo sempre com muito respeito, a disputa foi calorosa - até demais - com alguns participantes fugindo dos assentos disponíveis para acompanhar e participar de pé. Tivemos um empate, mas o que menos importava era quem venceria a disputa e sim as discussões.

O último painel foi sobre Os Super Heróis na História, comandando por Wagner Williams, do Nerd Tatuado, que contou com a companhia de Gustavo Leão e a participação de Mark, mais uma vez representando o Bora Assistir. Dessa vez a discussão foi sobre como a cultura pop abraçou os heróis, desde a época das HQ’s até hoje, e a forma que esses personagens marcaram o cinema, fazendo a cultura do super-herói se expandir a cada ano.

FOTO: PAULA ARAÚJO

Todos os painéis foram complementados pela presença dos incríveis artistas da Escola Digital Torus, que ficaram desenhando e apresentando seus trabalhos durante o evento, oferecendo vários brindes que foram sorteados ao longo do dia.

Lembrando que se em algum momento alguém do #Bora te pediu para tirar uma foto e fez você se sentir como um artista, inclusive pedindo o seu Instagram, esse foi eu, Pedro Vianna, responsável pelas mídias sociais da empresa.

Já deixando um gostinho agridoce de despedida, o final do GeekCon foi marcado pela apresentação dos cosplays. Cada um teve seu momento com a brilhante apresentadora Camila Bibiano – que comandou a apresentação do evento desde o começo - chamando um por um lá na frente do palco e agitando a galera.

FOTO: PAULA ARAÚJO

Entre tantos cosplayers excepcionais, DeadpoolNaruto, La Casa de Papel, Mulher Gato, o nosso já parceiro do #Bora, Capitão Jack Sparrow, de Piratas do Caribe, e a pequena Elsa, de Frozen, que roubou o brilho de todo mundo e levou o brinde para casa.

Nossa assessoria de imprensa foi marcada pelo comando de Lucas Araújo, que também estava disponível para resolver todos os problemas que surgissem.

Essa foi apenas a primeira edição, sendo responsável por levar um grande público além do esperado para dentro da Livraria Leitura, celebrando sempre a diversidade e o melhor tratamento possível do público Geek em Maceió. 

FOTO: PEDRO VIANNA

O GeekCon foi um projeto original do site Bora Assistir, desenvolvido em um projeto de extensão do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, na disciplina Universidade, Comunicação e Sociedade, ministrada pelo professor Dr. Clayton Santos.

Além do Bora Assistir, o evento teve a parceria da Livraria Leitura do Parque Shopping Maceió. O patrocínio ficou por conta da Joley Geek, Escola Digital Torus, Gracom Efeitos Visuais, Leiarte Comics e Buffet Juliana Veras.

Fique por dentro, que em breve estaremos de volta com uma nova edição trazendo ainda mais atrações e novos temas sobre a cultura do entretenimento e o universo geek!

FOTO: PAULA ARAÚJO

Obrigado, Maceió!

GALERIA GEEKCON MACEIÓ