Inicialmente criada por Bob Kane e Sheldon Moldoff em 1956, a personagem Batwoman acabou sofrendo muitas mudanças ao longo dos anos. Inicialmente o seu nome era Kathy Kane, tendo figurado em mais de 150 edições diferentes de HQs. No entanto em 2006, um grupo de criativos liderados por Geoff Johns e Grant Morrison, decidiu adaptar a personagem, fazendo alterações profundas à sua origem e à sua personalidade.

Atualmente a Batwoman é Kate Kane, uma ex-militar que após um encontro com o Cavaleiro das Trevas se sentiu inspirada a seguir as pisadas do icônico super-herói de Gotham City.

Quando Geoff Johns e Grant Morrison se juntaram a Greg Rucka, Mark Waid, e Ken Lashley para trabalhar naquela que seria a nova Batwoman, o processo criativo foi bastante demorado. Apesar dos traços gerais da personagem terem sido definidos com relativa facilidade, ninguém tinha uma ideia concreta de qual seria o visual da super-heroína.

Segundo Alex Ross, Paul Dini lhe pediu para desenhar uma versão malvada da Batgirl de Barbara Gordon para a série animada. Esta Barbara Gordon tinha sido curada da sua paralisia por Ra's Al Ghul após ter sido mergulhada no Poço de Lázaro e após esse acontecimento tinha ficado malvada.

Como essa história nunca foi usada na série animada, o design da personagem acabou por ser utilizado para dar vida à nova Batwoman!

Tanto Kate Kane como o seu pai foram membros do exército norte-americano. Quando ela era criança, Kate foi raptada por um grupo de criminosos. Apesar do seu pai a ter conseguido resgatar com sucesso, a sua mãe e a sua irmã acabaram por ser assassinadas. Este evento dramático foi o que a motivou a se juntar ao exército.

Contudo, Kate Kane acabou por ser expulsa do exército após descobrirem que ela mantinha uma relação amorosa com outra mulher. Quando ela regressa a Gotham City, acaba por ser envolver romanticamente com a detetive Renee Montoya.

Foi depois de ter tido um encontro com o Batman que ela decidiu fazer o mesmo que o Cavaleiro das Trevas, adotando assim o codinome de Batwoman. Apesar do seu pai não ser apologista da atividade de Kate como vigilante, ele é um dos maiores responsáveis por ela melhorar as suas técnicas de combate e furtividade.

Como você deve calcular, Kate Kane não tem nenhum tipo de superpoder, assim como o Cavaleiro das Trevas. Apesar disso ela é uma ótima lutadora, resultado do seu treino militar nas forças especiais.

Também resultado da sua temporada no exército, Kathy desenvolveu uma alta tolerância à dor, exemplo disso foi a vez que mesmo apesar de ter sido esfaqueada em vários locais do seu corpo ela continuou a combater. Mas o feito mais impressionante foi mesmo quando ela foi esfaqueada no coração e teve o sangue frio para retirar a faca e deixar os agressores inconscientes.

Ela também é ótima a lutar e a se movimentar em alturas, apesar de não ser a maior fã desta técnica, é algo que Kate utiliza com alguma frequência!

Por fim, a Batwoman tem ainda um vasto conhecimento da biologia humana, algo que faz dela uma verdadeira ameaça para qualquer adversário!

Como ela não tem nenhum superpoder, a Batwoman se faz acompanhar de um montão de armas e acessórios que a podem salvar em todo o tipo de situações.

Para além do cinto de utilidades que contém desde batarangs personalizados a granadas de gás, ela tem ainda uma pistola de gancho bem semelhante à do Batman.

O seu uniforme é completamente à prova de bala e a sua capa é mais resistente que metal, apesar de ser feita de um composto extremamente leve. O traje está ainda equipado com localizadores GPS, equipamento de biomonitorização corporal e um sistema de comunicação encriptado.

Neste momento a Batwoman conta com mais de 500 aparições em HQs da DC Comics, e está tendo um papel fulcral na série atual de quadrinhos, Renascimento, onde ela está trabalhando no mesmo time do Batman, juntamente com o Robin VermelhoÓrfãSalteadora e o Cara-de-Barro.

Mas nem só de HQs vive a Batwoman, na realidade a personagem está atravessando o período de maior exposição mediática, após ter sido anunciado que a personagem teria direito a uma série solo no canal de televisão, CW.

Esta série fará parte do Arrowverso se juntando a outros projetos como ArrowThe Flash, Supergirl e Legends of Tomorrow. O papel de Batwoman será interpretado pela atriz australiana de 32 anos, Ruby Rose.

 

fonte: Aficionados, Wikipedia, DCwiki