Se você é um leitor de quadrinhos, com certeza sabe que existem várias realidades no universo da Marvel que possibilitam histórias diferentes com os mesmos personagens. Nesse especial vamos conhecer o universo 616, a realidade que o cinema escolheu para firmar suas bases para as adaptações. Essa é a parte 1. 

A Terra 616 possui todas as características da nossa realidade: os mesmo países, as mesmas personalidades (políticos, estrelas de cinema, presidentes, etc.), os mesmos eventos históricos (Guerra de Troia, Guerras Mundiais, 11 de Setembro...) e assim por diante. No entanto, ela também contém novos países como Wakanda e Genosha, organizações de espionagem como a S.H.I.E.L.D. e a sua principal inimiga, Hidra. A Terra-616 é a continuidade principal do multiverso Marvel e onde a maioria dos quadrinhos acontecem.

A tradição de usar uniformes e identidades secretas para combater (ou cometer) o mal existe a muito tempo nesse mundo (por exemplo o medieval Cavaleiro Negro), mas só entrou em destaque durante os dias do faroeste Americano com heróis como o Cavaleiro Fantasma. Durante o século 20, a tradição foi revigorada, primeiro pelo Capitão América nos anos 40 (não foi o primeiro herói uniformizado da época, mas foi o mais influente) e depois pelo Quarteto Fantástico nos tempos modernos.

Os principais heróis da Terra 616 (os que se envolvem nos eventos mais importantes) são o Espetacular Homem-Aranha, o Invencível Homem de Ferro, Doutor Estranho: o Mago Supremo, Demolidor: o Homem Sem Medo, o Poderoso Thor, o Incrível Hulk, o Quarteto Fantástico, o diretor da S.H.I.E.L.D. Nick Fury e o Capitão América. Os Vingadores e os X-Men são as maiores equipes, apesar dos membros de ambos os grupos sofrerem com alterações frequentes. Os Vingadores incluem a maioria dos heróis principais da Terra 616. Os X-Men consistem de vários mutantes, como Wolverine, Ciclope e Fera unidos pelo Professor X. O Doutor Estranho muitas vezes formou uma equipe de heróis chamada Os Defensores para o ajudar a lidar com as principais ameaças ao mundo, geralmente incluindo o Hulk, Namor, o Surfista Prateado e vários outros heróis.

A Terra 616 foi o resultado do fim da Terra-92131 causado pela adulteração do Cristal M'Kraan pelo Desespero e seu mestre, o Habitante da Escuridão. Entre os sobreviventes do universo anterior: O Taa-an Galan (agora conhecido como Galactus), o onipotente Tribunal Vivo (segurando Os Irmãos em sua mão) e, possivelmente, o Habitante da Escuridão, embora ele tenha sido preso e alimentado por seu ex-servo Desespero. 

Claro que, como era de se esperar, em um universo com super-heróis, inevitavelmente haverá crimes e maldade, e esse universo não é exceção. Provavelmente o vilão mais cruel e temido da Terra 616 é Victor Von Doom, mais conhecido como Doutor Destino, o inimigo do Quarteto Fantástico. Ele possui o maior registro de lutas contra heróis, tendo lutado com quase todos eles. Outros grandes vilões incluem Magneto, o mutante mestre do magnetismo e o soberano dos mutantes, Apocalipse, ambos inimigos dos X-Men. O megalomaníaco Duende Verde, Doutor Octopus e Venom, inimigos do Homem-Aranha. Dentes-De-Sabre, inimigo do Wolverine; o Rei do Crime e o Mercenário, inimigos do Demolidor; O Líder e o monstro irradiado por radiação gama conhecido como Abominável, os quais são inimigos do Incrível Hulk; o temível Dormammu e Barão Mordo, inimigos do Doutor Estranho; o nazista Caveira Vermelha, inimigo do Capitão América; o deus da trapaça Loki, inimigo de Thor; o Mandarin, inimigo do Homem de Ferro; Thanos, Kang o Conquistador e Ultron, inimigos dos Vingadores; e Mephisto, inimigo do Motoqueiro Fantasma e do Surfista Prateado; a organização terrorista conhecida como Hidra e seu líder Barão von Strucker são os inimigos da S.H.I.E.L.D. e Nick Fury. Outra grande ameaça é o Devorador de Planetas, Galactus, o qual foi enfrentado diversas vezes pelo Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.

Existe um grau de medo contra os mutantes devido as histórias de os mutantes serem uma raça ou até mesmo uma espécie (Homo superior ou Homo sapiens superior) que está evoluindo e está destinada a substituir os humanos normais. Isso fez com que organizações fossem formadas para lidar com o problema, a qual pode ser divida em três campos: aqueles que procuram a coexistência pacífica entre os mutantes e os humanos (os X-Men e os grupos associados), aqueles que pretendem controlar ou eliminar os humanos para dar aos mutantes segurança ou domínio (Magneto e seus seguidores, assim como outros mutantes como Apocalipse) e aqueles que pretendem regular ou eliminar os mutantes em favor dos humanos. O último grupo geralmente usa robôs conhecidos como Sentinelas.

A origem de seus poderes

A maioria dos super-humanos devem os seus poderes aos Celestiais, entidades cósmicas que visitaram a Terra um milhão de anos atrás e fizeram experimentos em nossos ancestrais pré-históricos (um processo que eles realizaram em diversos outros planetas). Isso resultou na criação de duas raças escondidas, os divinos Eternos e os genericamente instáveis Deviantes, além de terem dado aos humanos um "fator-x" (sem relação com a equipe X-Factor) em seus genes, o qual muitas vezes se ativa naturalmente, resultando algumas vezes em indivíduos superpoderosos, e outras vezes em indivíduos desfigurados chamados de mutantes.

Outros requerem fatores diferentes (como radiação) para os seus poderes surgirem. Com exceção das habilidades psíquicas, esses poderes geralmente são aleatórios, raramente duas pessoas possuem a mesma combinação de poderes. Não está claro por que os Celestiais fizeram isto, embora se saiba que eles continuam a observar a evolução humana. A maioria do povo não tem conhecimento do que pode causar os poderes super-humanos.

Outras possíveis origens para os poderes super-humanos incluem: magia, manipulação genética ou implantes biônicos. Alguns heróis e vilões não possuem poderes, mas em vez disso dependem do treinamento de combate corpo-a-corpo ou equipamento tecnológico avançado. A tecnologia é um pouco mais avançada que a do nosso mundo, isso é devido a indivíduos únicos de grande inteligência, como Reed Richards do Quarteto Fantástico, Tony Stark, Bruce Banner e Doutor Destino. No entanto, a maioria dos dispositivos realmente avançados (como armaduras energizadas e raios da morte) são muito caros para os cidadãos comuns e geralmente estão nas mãos de organizações governamentais como a S.H.I.E.L.D. ou com organizações criminais como a Maggia, a I.M.A. e a Hidra. Uma das principais companhias que produzem esses dispositivos é a Stark International, propriedade de Tony Stark, mas existem outras companhias. Tecnologia avançada também foi dada aos humanos por raças escondidas, alienígenas ou viajantes do tempo como Kang o Conquistador, o qual é conhecido por ter influenciado a industria robótica no passado.

As raças

Além dos mutantes, Eternos e Deviantes, inúmeras outras raças inteligentes têm existido secretamente na Terra. Esse incluem: Os Inumanos, outra raça geneticamente instável (igual aos Deviantes, mas no caso deles é devido a uma substância chama de "Terrígeno") que foi criada por experimentos Kree tempos atrás; Os Molóides, uma raça de humanoides adaptados a viver abaixo da superficie, criados pelos Deviantes (alguns Molóides foram transformados em Homens de Lava por demônios); e o Homo mermanus, uma raça humanoide de respiradores de água que vivem nos oceanos da Terra, mais conhecidos como Atlantes. A maioria dessas raças possuem tecnologia avançada, mas existiram escondidos da humanidade até recentemente.

Existem centenas de raças alienígenas inteligentes. A Terra já interagiu com muitas delas devido ao fato de viagens pelo hiperespaço existirem em nosso sistema solar. Os três maiores impérios são:

  • Os Kree, que governam a Galáxia Kree (sendo na verdade a Grande Nuvem de Magalhães)
  • Os Skrulls, que governam a Galáxi Skrull (a Galáxia de Andrômeda)
  • Os Shi'ar, que governam a Galáxia Shi'ar (sem contraparte conhecida no mundo real)

Os três estão geralmente em conflitos diretos ou indiretos, os quais ocasionalmente envolvem a Terra. Em particular, os Kree e os Skrulls são antigos inimigos e a Guerra Kree-Skrull envolveu os humanos em inúmeras ocasiões.

Os Anciões do Universo são uma raça antiga de alienígenas que muitas vezes tiveram grande impacto em muitos mundos, por bilhões de anos, agindo sozinhos ou como um grupo.

Muitas outras raças existem e formaram um "Conselho Intergaláctico" para dar suas opiniões em questões que afetam a todos, como a interferência dos humanos da Terra em seus assuntos.

E aí, já viu alguma coisa dessa realidade nos cinemas? Será que o Marvel Studios deseja continuar sugando da Terra 616 para as próximas fases do MCU? Agora que os mutantes estão no domínio da Disney, a fagulha de esperança que tínhamos se tornou um grande incêndio.

Na próxima parte vamos falar sobre as criaturas sobrenaturais e a linha do tempo desde o big bang no universo Marvel 616.