Se você é um leitor de quadrinhos, com certeza sabe que existem várias realidades no universo da Marvel que possibilitam histórias diferentes com os mesmos personagens. Nesse especial vamos conhecer o universo 616, a realidade que o cinema escolheu para firmar suas bases para as adaptações. Essa é a parte 2, o final desse mini-especial. 

Criaturas lendárias como deuses, demônios e vampiros são abundantes nesse mundo. Os "deuses" da maioria dos panteões politeístas são na verdade raças imortais e poderosas de outras dimensões que visitaram a Terra nos tempos antigos e se tornaram a base para muitas lendas (óbvio que nem todas as lendas podem ser verdadeiras, já que elas contradizem fatos científicos, assim como também uma a outra). Além dos deuses mitológicos, muitas divindades criadas pelos escritores da Marvel também existem, como os Deuses Sombrios, inimigos dos Asgardianos. Muitas pessoas ou seres falsamente fingiram serem deuses ou demônios durante a história, em particular, nenhum dos que clamaram ser uma figura das crenças do judaico-cristianismo (como Satanás, Deus ou Anjos) acabaram sendo realmente quem diziam.

Da mesma forma, os demônios são seres mágicos malignos que fazem parte dos assuntos do universo, sendo Mephisto o mais notório. Outros incluem Pesadelo, D'Spayre, N'Astirah, Dormammu e Shuma-Gorath.

A maioria dos deuses da atual geração foram revelados serem descendentes de Gaia. Os dois panteões mais proeminentes são os Asgardianos (dos quais Thor é um membro) e os Olimpianos (de quem Hercules é um membro). Os chefes dos vários panteões, por vezes, se reúnem em grupos conhecidos como o Conselho de Divindades ou o Conselho de Skyfathers.

Os humanos foram forçados a parar de se intrometer com a humanidade (pelo menos abertamente) há mil anos atrás pelos Celestiais e por causa disso a maioria das pessoas de hoje acreditam que eles sejam fictícios.

Acima de todos os outros seres no universo estão as entidades cósmicas, seres com níveis de poderes inacreditáveis (os mais fracos conseguem destruir planetas), os quais existem para desempenhar funções para manter a existência do universo. A maioria não se importa com "seres inferiores" como os humanos e como consequência seus atos podem ocasionalmente ser perigosos para os mortais.

Quando existem grandes ameaças ao universo não é incomum esses seres se reunirem para discutir tal ameaça e até mesmo agirem.

As Dimensões

Diversas dimensões coexistem simultaneamente sem afetar uma a outra diretamente. Existem inúmeras, que vão desde dimensões parecidas com a Terra a dimensões totalmente alienígenas. Algumas são de natureza mágica e outras são cientificas, algumas são habitadas e outras não. Isso inclui realidades como o Microverso, a Dimensão da Força Negra, o Mojoverso e muitas outras.

O Microverso já foi apresentado nos filmes da Marvel. A maneira mais simples de explicá-lo é: e se nosso universo não for nada mais do que um pequeno átomo de algo muito maior? Da mesma maneira, e se dentro dos nossos átomos existirem universos? É basicamente essa, a premissa do Microverso. Assim sendo, personagens como Homem Formiga e Vespa podem diminuir tanto à ponto de ficarem sub-atômicos e alcançarem esses universos inimagináveis.

A Dimensão da Força Negra é uma realidade com uma poderosa energia extra-dimensional, que pode ser ligeiramente manipulada de várias formas diferentes, por um punhado de seres que estão sintonizados com esse lugar.

Mojoverso é um reino extra-dimensional e extratemporal habitado pelos Sem-espinhas, seres obesos que não conseguem ficar eretos e nem se locomover sem se rastejar. Devido a natureza única do lugar, transmissões de rádio e televisão vindas da Terra chegaram até lá gerando um intenso fanatismo pelo entretenimento. Com isso, o sem-espinha Mojo, criou sua própria emissora de tv para ter domínio dos outros sem espinhas, já que a televisão se tornou a forma mais efetiva de dominação e manipulação. E assim, todo o reino passou a se chamar Mojoverso, em nome do ditador regente. Com frequência, seres humanos poderosos são raptados da Terra para jogos brutais e letais no Mojoverso, unicamente para entreter Mojo e os Sem-Espinha.

Tempo

Outra característica marcante desse universo é que o tempo "ramifica" criando novas realidades alternativas quando determinados eventos importantes acontecem. Essas realidades também pode gerar realidades próprias. Existem centenas, talvez milhares ou até mesmo milhões de tais realidades. Não se sabe por que isso acontece, apesar de um portal conhecido como o Nexo de Todas as Realidades existir em um pântano na Flórida. Para a maior parte isso não importa, já que a maioria dos seres não percebem que isso ocorre ou mesmo que seus universos "nasceram" recentemente a partir de outro. No entanto, existem organizações que tentam controlar ou manipular as várias realidades. Esses incluem a Tropa dos Capitães Britânia, a Autoridade de Variação Temporal e as forças de Kang, o Conquistador.

Chergamos a parte mais complexa. 

Linha do Tempo

A linha do tempo a seguir descreve os eventos principais da Terra 616. Apenas os principais eventos fictícios estão listados aqui. Note que poucas datas exatas foram dadas para esses eventos, então foram usadas aproximações. Note também que o tempo na Terra 616 se passa em um ritmo menos acelerado que o do nosso mundo, então os eventos envolvendo os habitantes desse universo aconteceu apenas alguns anos antes da data atual.

  • Bilhões de Anos Atrás

O Big Bang (aproximadamente 13.7 bilhões de anos atrás, de acordo com a data atual): Antes da formação do atual universo outro universo existia, mas acabou sendo destruído quando os Habitantes da Escuridão fraturaram o Cristal M'Kraa, na esperança de banquetear-se com o medo de que o fim iminente traria para a população do universo. A Força Fênix, no entanto, se estendeu para tocar em cada mente viva e as unir em paz, frustrando o plano dos Habitantes. Apesar disso, a destruição do universo não poderia ser interrompida, mas Eternidade, a consciência do universo, escolheu um ser - o último homem vivo desse universo, Galan de Taa - para sobreviver e continuar vivendo, fundindo-se com ele no ponto do colapso universal. Então, por iniciativa do Tribunal Vivo, o ovo cósmico explodiu no Big Bang , formando o universo atual, e nesse novo universo Galan surgiu como Galactus, um ser cósmico de grande importância na existência do universo atual. Outros seres cósmicos (incluindo Eternidade [renascido] e a Morte) vieram a existência logo após o inicio do universo.

Galactus

Diversas raças inteligentes evoluíram, mas a maioria acabou morrendo, sendo substituídas por novas conforme o tempo passou. Algumas raças no entanto deixaram para trás um único e imortal sobrevivente, esses formaram uma irmandade conhecida como os Anciões do Universo.

Uma raça alcançou a imortalidade e um grande poder, mas depois de um tentativa de ajudar outras duas civilizações que acabou na destruição das duas, eles decidiram não mais interferir, mas apenas registrar todos os eventos no universo. Eles ficaram conhecidos como os Vigias. Apesar de seu juramento, alguns se envolveram em importantes eventos, principalmente o Vigia designado para Terra, Uatu.

Quando a vida começou na Terra (aproximadamente 3 bilhões de anos atrás) os Deuses Ancestrais nasceram das energias mágicas naturais do planeta. No entanto, a maioria começou devorar um ao outro e a se desenvolver em demônios. Aquele que conseguiu evitar esse destino, Gaia a deusa da terra, invocou o Demiurge, a biosfera consciente do planeta, e acasalou com ele, assim criando Atum, o deus do sol. Atum começou a destruir os Deuses Ancestrais, mas ao fazer isso ele também acabou se corrompendo e foi transformado em Demogorge, o devorador de deuses. Um pequeno número de Deuses Ancestrais, como Chthon e Set, escaparam por banir a si mesmos outra dimensão e mais tarde começaram a influenciar a humanidade indiretamente. Chthon deixou para trás o Tomo Negro, um conjunto de pergaminhos indestrutíveis (mais tarde juntados em um livro), cuja magia negra causou mal através da história. Apenas Gaia permaneceu na Terra, aonde ela iria guiar a evolução da vida. Mais tarde, Gaia, sob muitas formas diferentes, se tornaria a deusa mãe da segunda geração de deuses da Terra. Demogorge então liberou a energia que ele tinha absorvido, retornando a sua forma de Atum, essas energias mais tarde levaram ao nascimento da próxima geração de demônios, como Mephisto.

  • Milhões de Anos Atrás

Os misteriosos seres cósmicos conhecidos como Celestiais começaram a fazer experimentos com a evolução de vários seres inteligentes através do universo, criando raças como os Kree e os Skrulls.

Cerca de um milhão de anos atrás, os Celestiais chegaram na Terra e fizeram experimentos com os ancestrais da humanidade. Esse experimentos criaram duas novas raças, os Eternos e os Deviantes. Os Celestiais também usaram a Terra como um ventre/ovo para o nascimento de um novo Celestial. Eles deram a alguns humanos a habilidade de desenvolver super poderes (assim provendo o potencial para a existência dos mutantes e outros super-humanos) que iriam se manifestar perto da hora que o Celestial supostamente deveria nascer. Eles fizeram isso com o objetivo de que esses super-humanos protegeriam a Terra/ovo dos danos para garantir que o nascimento do Celestial. Entretanto, milhões de anos mais tarde os humanos, com a ajuda de Reed Richards do Quarteto Fantástico, descobriram esse plano e o impediram com sucesso. Em torno deste mesmo tempo Set criou uma nova raça, os Homens-Serpente, para serem seus agentes na Terra. Eles foram até os Celestiais, mas acabaram sendo rejeitados para experimentos. Os Homens-Serpente então ficaram com inveja dos humanos e declararam a si mesmos como inimigos da raça humana.

Os Skrulls descobriram os Kree e a raça vegetal Cotati, os quais dividiam o mesmo mundo, e deu a eles um teste para ver qual deles era digno de compartilhar sua tecnologia: a raça que criasse a melhor realização iria ganhar. Os Kree criaram uma cidade na Lua da Terra (em uma "Área Azul" que contém uma atmosfera e gravidade parecida com a da Terra). Os Cotati criaram um ecossistema. Os Kree perderam a competição, então eles mataram os emissários Skrulls e roubaram a sua tecnologia. Eles abandonaram a cidade, a qual mais tarde se tornou uma base para Uatu. Um século mais tarde, os Skrulls descobriram o que os Kree fizeram, mas nessa época os Kree já tinham se transformado em um poderoso império espacial. As duas raças tem se odiado desde então e travado guerras constantemente.

  • Dezenas de Milhares de Anos Atrás

O Eternos passaram por uma série de guerras civis. Alguns deles passaram a colonizar a lua de Saturno, Titâ. Como resultado, eles deixaram de ser irradiados por uma explosão acidental ativada por um experimento que transformou todos os Eternos da Terra em imortais. Os seus inimigos, os Deviantes, também desenvolveram uma tecnologia avançada e criaram novas raças (como os Molóides) e monstros enormes que ficaram adormecidos até os tempos modernos.

Os Kree descobriram os Eternos e decidiram tentar criar a sua própria raça de super-humanos usando os humanos da Terra. O resultado desse experimento se tornaria uma raça conhecida como os Inumanos.

A primeira poderosa civilização humana se desenvolveu no continente de Atlântida. Um dos seus primeiros reis foi o Rei Kull, que ajudou a exterminar os Homens Serpente. Mais tarde, Atlântida desenvolveu uma civilização altamente avançada tecnologicamente. Eles entraram em guerra com os Deviantes, os quais reinavam o continente de Lemuria. Os Atlantes usaram armas que drenavam as energias geotérmicas de seu continente, debilitando suas fundações geológicas. Quando os Celestiais retornaram a Terra, os Deviantes tentaram os atacar, o que fez com que os Celestiais causassem uma explosão tão poderosa que devastou todo o mundo, afundando Lemuria e fazendo com que a instável Atlântida afundasse também. Alguns Atlantes conseguiram sobreviver, outros aparentemente adaptaram-se a viver embaixo da água através de métodos desconhecidos, esse processo tornou as suas peles azuis e os fez respirar apenas água. Esse Atlantes se tornaram os primeiros Homo mermanus ou Homo mermani.

Justo antes do afundamento desses dois continentes, o Tomo Negro foi usado para criar os vampiros, o primeiro sendo Varnae. Na mesma época, os adoradores de Set criaram a Coroa da Serpente, um artefato mágico de grande poder que permitia Set influenciar seus usuários.

Como resultado do cataclismo causado pelos Celestiais, a tecnologia foi perdida para a raça humana durante milênios e eles voltaram ao barbarismo. Durante esse período, a Era Hiboriana, Conan, um descendente de Kull, se tornou um campeão da humanidade e mais tarde se tornou rei das terras de Aquilona. Um dos feiticeiros dessa era, Kulan Gath, eventualmente se manisfestou no presente, junto com sua inimiga, Red Sonja. A maioria das civilizações dessa épica eventualmente se tornaram ancestrais de civilizações históricas reais, como o Egito. (Nota: A Marvel não possui mais os direitos de usar Kull, Conan ou Sonja, mas ele não foram oficialmente apagados da continuidade, eles só não são mais citados pelos seus nomes. Gat, sendo um personagem criado pela Marvel, ainda pode ser usado.)

  • Milhares de Anos Atrás

A segunda geração de deuses apareceu antes da humanidade e eram adorados pelas civilizações pagãs. A maioria das lendas que envolvem eles são verdades no universo Marvel, embora não exatamente da forma contada na mitologia. Similarmente, a segunda geração de demônios começaram a ir atrás dos humanos. Alguns fingiram ser seres infernais lendários como o próprio Satanás.

O homem que se tornaria Kang o Conquistador viajou de volta no tempo para o antigo Egito. Ele tomou controle do Egito e governou como "Faraó Rama-Tut" até ser desposto pelo Quarteto Fantástico que estava viajando no tempo. Os Vingadores da Costa Oeste e Doutor Estranho também estavam presente através da viagem do tempo e influenciaram no curso da batalha do Quarteto Fantástico com Rama-Tut a favor dos seus amigos heróis. O mutante imortal En Sabah Nur, que mais tarde se tornaria conhecido como Apocalipse, também estava presente, ele era um escravo na corte de Rama-Tut, mas foi liberado quando seus poderes se manifestaram. Na época, ele estava tentando conquistar um membro da família real chamada Nephra, mas quando ela o rejeitou, ele então rejeitou a humanidade.

Kang: o conqusitador 

Pelo menos mil anos atrás, os Celestiais retornaram à Terra e forçaram os deuses a parar de intervir no desenvolvimento da civilização humana.

  • Século 6

O mago Merlin ajudou o Rei Arthur a estabelecer o reino de Camelot e orientou o Cavaleiro Negro (Sir Percy de Escândia) se opor à influência maligna do filho ilegítimo de Arthur, o cavaleiro Mordred. No final, Mordred e Morgan le Fay derrubaram Camelot, mas foram mortos no processo. (Mais tarde todas essas pessoas manifestaram-se de várias maneiras no presente.) Homem de Ferro e Doutor Destino estavam presentes naquele tempo, depois de uma batalha e a traição de um funcionário do Destino. Homem de Ferro se aliou com Arthur e Destino com Morgan, mas os dois viajantes do tempo foram forçados a trabalhar juntos para retornar ao presente.

Em algum momento antes da queda de Camelot, Modred o Místico (nenhuma relação com Mordred) foi abordado por Merlin (ou um impostor) para estudar magia em Camelot. Modred acabou corrompido pelo poder do Tomo Negro e perdeu sua alma e seu amor, mas ganhou quase imortalidade e um domínio da magia. Ele lutaria com Chthon e os Darkholders nos dias modernos, mas teria um rivalidade mortal contra Merlin e seus aliados.

  • Século 15

O príncipe da Transilvania Vlad Tepes, mais conhecido como Drácula, foi mortalmente ferido em uma batalha com as legiões do lorde Turco, Turac. Turac esperava curar Drácula e usá-lo como um fantoche governante, então o levou a cigana curandeira Lianda. Lianda era na verdade uma vampira a serviço de Varnae, ela transformou Drácula em um vampiro, mas foi morta. Turac matou a esposa de Drácula, Maria, fazendo com que Drácula abraçasse completamente os seus poderes vampíricos. Drácula mordeu Turac e ordenou que o lorde retornasse a Turquia e matasse sua própria família, então matou o servo de Varnae, Nimrod, pelo titulo de "Senhor dos Vampiros". Drácula foi então forçado a beber o sangue da vida de Varnae, dando a ele os poderes completos do antigo vampiro.

Drácula depois travou uma guerra sangrenta contra os ciganos como vingança pelas ações de Lianda. Uma das pessoas que ele matou era o filho da bruxa Gretchen, que estava, sem conhecimento de Drácula, cuidando de Lilith, a filha exilada de Drácula. Gretchen amaldiçoou Lilith para se tornar uma vampira que iria caçar Drácula até que ele fosse destruído para sempre.

  • Século 17

Drácula viajou para o Novo Mundo, aonde ele foi atraído para uma garota em Salem, Massachusetts. Quando a garota foi morta por um puritano ciumento, Drácula usou hipnose no escravo Tituba, iniciando a cadeia de eventos que levariam até o julgamento das Bruxas de Salem. Vários heróis dos dias modernos, incluindo o Homem-Aranha, foram transportados a época dos julgamentos pelo viajante do tempo Cavaleiro das Trevas, mas foram incapazes de impedir a tempo o Cavaleiro para prevenir o enforcamento das vitimas do julgamento.

  • Século 18

Ocorreram os eventos que inspiraram o livro de Mary Shelley, Frankenstein, embora a versão do Monstro de Frankenstein da Terra 616 é normalmente um herói em vez do monstro do livro.

  • Século 19

Muitos aventureiros e criminosos eram ativos no "Faroeste" da América do Norte, alguns dos quais utilizaram identidades fantasiadas, como o Defensor Mascarado, o Motoqueiro Fantasma original (mais tarde rebatizado de Cavaleiro Fantasma e sucedido por outros três homens), Kid Colt, o Cavaleiro Solitário, o Apache Kid e o Lobo Vermelho. Outros pistoleiros não-mascarados da época incluía o Rawhide Kid, os Gunhawks, Red Lara e Caleb Hammer. Todos esses pistoleiros, com exceção do Rawhide Kid, o Lobo Vermelho e o Gunhawk Reno Jones são conhecidos por terem sido assassinados ou mortos em batalha até o final do século. A maioria deles morreu em um momento de glória em 1885, defendendo a cidade de Wonderment, em Montana, dos ladrões de terra, os Cavaleiros da Noite. Dito isto, o Defensor Mascarado é conhecido por ter usado viagem no tempo para visitar o presente antes de sua morte em pelo menos duas ocasiões distintas; na primeira dessas ocasiões, ele se juntou aos Vingadores. O fantasma de Carter Slade (um dos últimos Cavaleiros Fantasmas) viria a possuir o familiar dos dias modernos, Lincoln Slade, que se tornou o Cavaleiro Fantasma.

Em 1890, os eventos que inspiraram os livros do "Drácula" de Bram Stoker ocorreram, embora Drácula tenha sobrevivido, transformando-se em névoa quando esfaqueado por Abraham van Helsing e seus caçadores de vampiros. Na mesma época, Nathaniel Essex, um contemporâneo de Darwin, foi transformado por Apocalipse, tornando-se o Senhor Sinistro. Sua obsessão pela genética o levou a criar inúmeras monstruosidades pós-humanas através de cirurgia e engenharia genética.

Logo após, Drácula e Apocalipse lutaram entre si em Londres. Apocalipse retornou a animação suspensa, onde permaneceria até a era moderna, e Drácula foi morto com uma estaca por van Helsing. Drácula acabou sendo revivido por ninguém menos que o monstro de Frankenstein, e após os dois lutaram, Drácula voltou e matou van Helsing. A família van Helsing sobreviveu graças a um filho, e sua neta Rachel lutaria contra Drácula na era moderna.

James Howlett, o qual viria a chamar-se "Logan" e depois "Wolverine", nasceu no final do século 19.

  • Século 20

O primeiro grupo de heróis fantasiados deste século foram o Freedom's Five, um grupo de heróis internacionais que se reuniram para lutar contra os Alemães durante a Primeira Guerra Mundial. Um deles foi o primeiro herói a ser chamado de Union Jack; seu irmão era o agente Alemão chamado de Barão Sangue, o qual havia sido transformado em vampiro por Drácula. Outro membro do grupo era o Águia Fantasma, cujo fantasma seria colocado para descansar na era moderna com a ajuda de Johnny Blaze, o Motoqueiro Fantasma. Jack Fury, pai de Nick Fury, lutou contra o Barão Vermelho durante a Grande Guerra.

  • Segunda Guerra Mundial

Artigo Principal: Segunda Guerra Mundial

Vários personagens fantasiados aparecera na América antes dos Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi o príncipe mestiço Atlante Namor, o Submarino, cuja herança Humana e Atlante lhe concedia força sobre-humana e voo, e permitia que ele respirasse ar e água. No entanto, essa mesma herança fez dele tanto um salvador quanto um inimigo da humanidade. Embora muitas vezes retratado como um herói, ele também travou várias guerras acima dor mar. Foi descoberto mais tarde que Namor precisava ter uma quantidade específica de tempo debaixo de água, a fim de não ficar temporariamente insano.

Namor

O segundo personagem fantasiado a aparecer antes da Segunda Guerra Mundial foi o androide Tocha Humana. Estes dois heróis entraram em conflito, mas mais tarde tornaram-se aliados firmes contra a ameaça do Eixo. Outros heróis desse tempo incluía Corvo Vermelho, o Ka-Zar original, o Patriota (Jeff Mace), e o Hurricane (na verdade o Eterno Makkari).

O Governo dos EUA secretamente desenvolveu um projeto para criar super-soldados para lutar na guerra, mas foi sabotado por um agente Nazista e a fórmula completa foi perdida. Um protótipo foi usado em um pelotão de soldados Afro-americanos, todos, com exceção de Isaiah Bradley morreram. Apenas um soldado, Steve Rogers, recebeu o soro do super soldado completo. Rogers recebeu a identidade secreta de Capitão América para ser um símbolo moral. Ele se tornaria um dos heróis mais influentes do mundo. Enquanto isso, Isaiah Bradley teve danos cerebrais após uma fuga quase fatal de um campo de concentração Nazista, durante uma aparente missão suicida, e Rogers não soube de sua existência por décadas.

Quando os Estados Unidos entraram na guerra, Winston Churchill reuniu vários heróis para formar uma equipe chamada Invasores, para realizar missões contra as Potências do Eixo e seus super agentes. Vários vilões fantasiados tiveram papéis importantes entre os Nazistas, incluindo o Caveira Vermelha, o Barão Zemo, o Barão Strucker, Arnim Zola, o Agente Eixo, o Grande Mestre e outros. A maioria deles sobreviveram à guerra para atormentar os heróis da era moderna.

Em 1945, pouco antes de os Aliados capturarem Berlim, o Caveira Vermelha foi colocado acidentalmente em um estado de animação suspensa, e em um incidente separado o Capitão América foi congelado no gelo e seu parceiro adolescente Bucky foi aparentemente morto. Ambos foram logo secretamente substituídos pelo governo dos EUA para evitar afetar a moral entre os Aliados. Logo após isso, os Aliados avançaram para Berlim, e os Invasores arrombaram o bunker de Hitler. Embora a história iria registrar sua morte como suicídio, Hitler foi na verdade morto pelo Tocha Humana em auto-defesa. Não muito tempo após o fim da guerra, o primeiro substituto do Capitão América foi morto em ação e foi substituído por um Capitão América pós-guerra. O Capitão América original e o Caveira Vermelha ambos seriam revivido na era moderna.

  • Pós Segunda Guerra Mundial

Um jovem que viria a assumir a identidade de Erik Lehnsherr foi internado no campo de Auschwitz-Birkenau ao lado de sua futura esposa Magda. Os dois escaparam, casaram e tiveram uma filha, Anya. Quando Anya foi morta em um incêndio criminoso em sua casa, Erik usou seus poderes mutantes para matar os atacantes, afugentando Magda, a qual estava grávida de gêmeos no momento. Os gêmeos nasceram em "1950" no Monte Wundagore, e foram colocados em animação suspensa durante várias décadas pelo Alto Evolucionário. Eles acabaram sendo entregues ao cigano Django Maximoff, o qual iria criá-los como seus próprios filhos. Erik viria a se tornar o super-vilão chamado Magneto, e seus filhos se tornariam Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. Magneto e os seus filhos só viriam a descobrir essa relação na era moderna.

A história completa dos Maximoff está em: A família Maximoff

Após a guerra, a maioria dos Invasores permaneceram ativos como um grupo chamado de Esquadrão Vitorioso, ainda que, eventualmente, eles se separassem e, com o Cidadão V e vários de seus aliados na Liberdade Legion, formasse o novo V-Batalhão. O Tocha Humana foi deixado inerte por décadas após "1950", e Namor sofre amnésia após a destruição de grande parte de Atlântida por Paul Destino, o qual estava sendo controlado por Set.

Durante os "meados de 1950", um novo Capitão América e Bucky apareceram. Esses homens eram dedicados anti-comunistas que tomaram os verdadeiros nomes dos antigos heróis. Eles enfrentaram um novo Caveira Vermelha patrocinado pelos Soviéticos e várias outras ameaças além da Cortina de Ferro. O processo experimental do super-soldado que lhes havia aprimorado os deixou mentalmente instável, por isso eles foram colocados em animação suspensa, até os dias atuais, onde eles foram revividos pelo Capitão América original. Esse Capitão América se tornaria mais tarde o Grande Diretor do Império Secreto, enquanto isso Bucky iria se recuperar e se tornar o super-herói Nômade.

Encerramos nosso especial parando um pouco depois de 1950. Os eventos posteriores vão ter uma matéria especial própria, já que contam com vários momentos que estão no Universo Cinematográfico da Marvel. Fechamos com essa super imagem de Alex Ross, um dos ilustradores mais importantes do mundo das HQs, contribuindo para a Marvel e DC.

 

Fonte: Marvel, Wikipedia, MarvelWiki, Marvel616