Episódio 16: Thor, o deus do trovão

Biografia mitológica

Não há como falar de Thor sem citar a sua origem na mitologia nórdica. Então vamos discorrer um pouco dos aspectos históricos desse deus. Até porque o Bora Assistir é mais que cinema, é cultura. Dessa forma, confira:

Thor é o deus nórdico dos trovões e das batalhas. Pertence ao clã dos deuses Æsir, e é filho do deus Odin. Thor usa como arma o martelo Mjolnir, e tem o cinto Megingjord, que lhe confere enormes forças. Está diretamente associado aos trovões, relâmpagos, tempestades, árvores de carvalho, força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade.

Thor é um deus devidamente destacado em toda a história registrada dos povos germânicos, a partir da ocupação romana de regiões da Germânia, para as expansões tribais do período de migração, a sua alta popularidade durante a Era Viquingue. Dentro do período moderno, Thor continuou a ser reconhecido no folclore rural de todas as regiões germânicas, é frequentemente referido em nomes de lugares e o dia da semana Thursday / Donnerstag (Quinta-feira) ou Dia de Thor, é utilizado desde o período pagão até os dias de hoje.

É filho de Odin (o deus supremo de Asgard) e Jord (a deusa de Midgard), foi casado com Sif. Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr.

Thor era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma "refeição"), e adorava disputas de poder. Ele era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria.

A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto, que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava as luvas de ferro mágicas járngreipr para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que aumentava sua força em dez vezes.

No Cinema

Thor é o quarto filme do Universo Cinematográfico da Marvel. Nessa época, a Marvel produzia os filmes mas a Paramount distribuía.

  • Thor é aludido na cena pós-créditos de Homem de Ferro 2, na qual a S.H.I.E.L.D. encontra o Mjölnir em uma cratera no Novo México.
  • Em Thor (2011), o príncipe herdeiro de Asgard é banido para a Terra e despojado de seus poderes depois que ele reinicia uma guerra antiga. Como seu irmão, Loki, planeja tomar o trono para ele mesmo, Thor deve provar ser digno e recuperar seu martelo, o Mjöllnir..
  • Em Os Vingadores (2012), Thor se junta ao grupo para deter Loki e levá-lo á justiça de Asgard.
  • Em Thor: O Mundo Sombrio (2013), Thor busca impedir Malekith e seu plano para levar os Nove Reinos a total escuridão.
  • Em Vingadores: Era de Ultron (2015), se junta novamente a equipe de heróis, dessa vez, para recuperar o Cetro de Loki. Ao derrotarem Ultron, Thor deixa os Vingadores para buscar respostas sobre as Jóias do Infinito.
  • Thor reaparece na cena em meio aos créditos de Doutor Estranho (2016), pedindo a ajuda de Stephen Strange para encontrar Odin.
  • Em Thor: Ragnarök (2017), Thor tem seu martelo destruído por Hela e acaba indo parar no planeta Saakar, onde terá de enfrentar o campeão dos gladiadores, Hulk.
  • Em Vingadores: Guerra Infinita (2018), Thor mostra todo o poder do verdadeiro deus argardiano. Sendo decisivo em momentos difíceis. Além de ganhar o Stormbreacker. Saiba mais!