Durante o anúncio dos indicados ao Oscar 2023, muita gente ficou surpresa com a nomeação de Top Gun: Maverick a SEIS categorias — incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme.

Além disso, foi viralizado recentemente um vídeo do diretor Steven Spielberg conversando com Tom Cruise e agradecendo ao astro por ele ter salvado a indústria do cinema. Mas é mesmo possível que um filme como Top Gun: Maverick DE FATO tenha salvado a indústria do cinema a ponto de ganhar o Oscar de Melhor Filme?

Top Gun: Maverick - veja fotos do antes e depois do elenco do filme | Minha  Série

É indiscutível que o primeiro Top Gun teve um impacto significativo na moda, música e na cultura popular em geral. E após seu retorno aos cinemas eu posso garantir que SIM, Top Gun: Maverick foi o longa que recuperou a valorização do público pela indústria num momento onde o cinema passava por uma enorme crise após o baque da pandemia de Covid-19.

O grande público acabou se acomodando a acompanhar as estreias de longas originais para serviços como Netflix, Prime Vídeo e HBO Max, e por receio de um enorme prejuízo nas bilheterias, muitos estúdios optaram por reduzir a janela de lançamento nos cinemas para que seus filmes chegassem o mais rápido possível (ou muitas vezes de forma simultânea) aos serviços de streaming.

Diretores, produtores e distribuidores ficaram preocupados com futuro das salas de cinema, e a aquisição de um grande lançamento como a sequência de Top Gun agregaria bastante ao catálogo de um dos serviços de streaming que ofereceram muita grana para adquirir essa obra, mas existiu um fator primordial que garantiu que ninguém chegasse a esse método: Tom Cruise.

Top Gun (1986): Pure Pop Culture Phenomenon or Pro-War Propaganda? - Loud  And Clear Reviews

Após mais de 30 anos do lançamento do primeiro Top Gun, Cruise cresceu a ponto de se tornar um dos maiores astros de Hollywood, sendo a estrela de grandes filmes como Magnólia e Missão Impossível — sendo essa última o ápice de seu sucesso como a maior franquia de ação dos cinemas.

E a elevação do status de astro para Cruise junto a sua paixão pela experiência de estar no cinema fez com que ele travasse sua maior batalha sem a presença de dublês (como de costume), pois ele lutou com unhas e dentes para que seu novo filme tivesse o lançamento exclusivo nos cinemas por uma janela que respeitasse a chegada do público.

Top Gun: Maverick tinha previsão de estreia para 2020, mas a pandemia fez com que o estúdio segurasse o projeto por 2 anos até sua chegada nas telonas. E é óbvio que no meio desses dois anos tivemos ótimos filmes que geraram uma ótima bilheteria — como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, 007 e Velozes e Furiosos 9, mas nenhuma dessas produções (por maior que seja o fandom) teve o impacto que Top Gun: Maverick em sua estreia, fazendo com que o filme fechasse sua jornada nos cinemas com uma arrecadação mundial de US$1,488 bilhão, tornando-se a segunda maior bilheteria de 2022 e a décima segunda maior bilheteria na história.

Top Gun: Maverick Is Great - But Did It Deserve 6 Oscar Nominations?

Dito isso, é possível que Top Gun: Maverick vença a categoria de melhor filme no Oscar 2023? E a resposta é curta e simples: NÃO!

Eu aplaudo de pé a jornada que o longa construiu até aqui e mencionei o importante impacto que ele teve ao conseguir trazer o público em massa de volta às salas de cinema, mas isso não garante uma vitória desse impacto quando tempos outros filmes tão magníficos na disputa pela estatueta.

O que a academia do Oscar está tentando fazer é aproveitar a campanha e a popularidade do longa para atingir uma audiência superior à que vem recebendo nos últimos anos — da mesma forma que fez ao indicar Avatar — O Caminho da Água na mesma categoria.

Top Gun: Maverick', Tom Cruise se pone las gafas y la chupa de aviador para  salvar el cine

Seria surpreendente se o novo Top Gun fosse o grande vencedor da estatueta em 2023, mas esse não será o caso. Contudo, sua maior vitória está presente no momento em que Steven Spielberg agradece Tom Cruise pelo seu feito em ajudar a reerguer a indústria, pois são aventuras como essa que tem o poder de encantar o público e levá-los a ter experiências marcantes no cinema.