Quem é James Wan?

James Wan é um cineasta (diretor, produtor, roteirista) nascido na cidade de Kuching na Malásia no ano de 1977, e ficou amplamente conhecido pelos seus trabalhos em filmes de terror americano, como as adaptações das histórias reais do casal Warren, como: Invocação do mal e Annabelle. Seu status não é em vão, os trabalhos de Wan ficaram famosos por serem bastante assustadores e com uma qualidade impecável, nos dias de hoje sabemos como é difícil encontrar um bom trabalho de terror, daqueles que nos deixam arrepiados e com um certo desconforto na calada da noite, e James consegue entregar isso em muitos trabalhos. 

Filmografia

2000 - Jogos Mortais (Curta-metragem): Diretor e Roteirista

  • Enredo: O filme começa com um homem jovem chamado David num quarto de interrogação com um policial insensível, que não tem o nome revelado. David está algemado, e há sangue na sua cara e camisa. Fumando um cigarro, David explica ao oficial que depois de terminar o seu trabalho no hospital, ele foi atacado e ficou inconsciente, acordando mais tarde num quarto grande.

2003 - Jogos Mortais 1: Diretor e Roteirista

  • Enredo: O filme é centrado na luta contra o tempo de dois homens, o médico Dr. Lawrence "Larry" Gordon (Cary Elwes) de 42 anos de idade, e o fotógrafo Adam Stanheight (Leigh Whannell) de 27 anos de idade. Eles acordam em um banheiro imundo presos pelos pés numa corrente bastante forte. No meio deles há um corpo de um homem ensanguentado com um revólver e um gravador nas mãos. Eles descobrem uma fita em seus bolsos e a colocam no gravador e descobrem que fazem parte de um jogo terrível contra o tempo em que o médico tem que matar o fotógrafo se quiser ver sua mulher e filha vivas.

2005 - Jogos Mortais 2: Produtor Executivo

  • Enredo: O filme inicia em uma sala com um informante da polícia corrupto, Michael Marks. A armadilha dessa vítima é uma máscara mortal. Ele descobre que a chave está escondida em seu olho esquerdo. Ele só tem uma solução, tirar o olho com um bisturi, mas não consegue e segundos depois a máscara se fecha e o mata. Enquanto investiga o resultado sangrento de um assassinato bárbaro, o Detetive Eric Matthews (Donnie Wahlberg) presume que o autor do crime seja Jigsaw (Tobin Bell), o assassino notório que desapareceu. Matthews tem razão, Jigsaw está agindo novamente. Mas dessa vez mantém presas oito pessoas em uma casa com um gás mortal sendo lançado, cujo antídoto está em diversos pontos da casa. Eles tinham exatamente 2 horas para achar os antídotos. Do contrário, todos sangrariam por todas as partes do corpo. O que essas pessoas não sabem é que elas têm uma ligação entre si: sete foram incriminadas por Eric Matthews e a outra vítima era seu filho, Daniel (Erik Knudsen). No meio dessas 7 pessoas, encontra-se Amanda Young (Shawnee Smith), sobrevivente das armadilhas de Jigsaw.

2006 - Jogos Mortais 3: Produtor Executivo

  • Enredo: Amanda Young (Shawnee Smith) de 36 anos de idade, agora aliada de Jigsaw (Tobin Bell) de 64 anos de idade, sequestram a médica Lynn Denlon (Bahar Soomekh) de 31 anos de idade para que ela cuide da saúde de Jigsaw, que se encontra em estado terminal. Jigsaw quer mais algum tempo de vida para continuar jogando com Jeff (Angus Macfadyen) de 43 anos de idade.

2007 - Gritos Mortais: Diretor e Roteirista

  • Enredo: Jamie e sua esposa Liza são um casal comum e feliz dos EUA. Sem motivo aparente, Jamie e Liza encontram na porta de sua casa um boneco vaudeville, e, apesar de desconfiados, ficam com ele. Depois disso Liza é brutalmente e misteriosamente morta; a polícia tem Jamie como único suspeito. Tentando provar sua inocência, ele mergulha no passado de sua cidade e descobre uma maldição de uma mulher que foi morta e enterrada com sua coleção de bonecos, sendo que os bonecos desapareceram.

2007 - Sentença de Morte: Diretor

  • Enredo: Nick Hume é um vice-presidente de uma companhia de seguros, com um filho e uma vida familiar quase perfeita. Após uma partida de hóquei, Nick e o filho mais velho param para abastecer o carro. É quando ocorre um assalto e o garoto é assassinado diante dos olhos do pai, em um ritual de iniciação de membros de um gangue de delinquentes. Ao perceber que o sistema não fará muita coisa, Nick tomado pelo desejo de vingança decide matar um a um os envolvidos na morte do seu filho. Ele acaba por descobrir que não há limites para satisfazer o desejo de vingança.

2007 - Jogos Mortais 4: Produtor Executivo

  • Enredo: O filme se inicia com a autópsia de Jigsaw e a descoberta de uma fita gravada por ele, coberta com cera dentro de seu estômago, que, quando tocada pelo Detetive Hoffman, revela que os jogos apenas começaram e que ele espera que Hoffman tenha sucesso onde os outros falharam no teste já que ele é o único que resta. A cena seguinte mostra um mausoléu, onde Trevor e Art estão presos a uma armadilha. As pálpebras de Trevor foram costuradas, assim como a boca de Art, tornando a comunicação entre os dois impossível. Quando a armadilha começa a puxá-los, ambos entram em pânico, e Art mata Trevor para pegar a chave presa em sua coleira.

2008 - Doggie Heaven (Curta-metragem): Diretor e Roteirista

  • Premissa: Um homem acaba morrendo de forma acidental e vai parar em um céu para cães.

2008 - Jogos Mortais 5: Produtor executivo

  • Enredo: Um homem chamado Seth (Joris Jarsky) se encontra em uma armadilha com uma lâmina em forma de pêndulo suspensa sobre seu corpo. Seth é um assassino liberado da prisão perpétua devido a uma tecnicalidade. Ele recebe instruções para apertar botões dentro de dois aparatos, que culminaram no esmagamento de suas mãos, mas também na desativação do pêndulo. Relutante, ele aperta os botões, mas o pêndulo desce da mesma forma e o corta ao meio, o que significa que a armadilha não tinha escapatória e por isso não foi criada por Jigsaw (Tobin Bell).

2009 - Jogos Mortais 6: Produtor Executivo

  • Enredo: Hoffman (Costas Mandylor), é o sucessor de Jigsaw (Tobin Bell). Ele consegue incriminar o agente Strahm (Scott Patterson), desviando momentaneamente a atenção da polícia. Mas Hoffman é novamente descoberto quando inicia um novo jogo, desta vez com William Easton (Peter Outerbridge), um empresário corrupto de planos de saúde que deixa seus clientes morrerem para a empresa lucrar mais, sem gastos médicos com os tratamentos. Paralelamente a tudo isso, os segredos pendentes de Amanda Young (Shawnee Smith) também são revelados em flashbacks inéditos.

2010 - Jogos Mortais 3D: Produtor Executivo

  • Enredo: O filme começa logo após o final de Jogos Mortais. Lawrence Gordon rasteja da casa de banho para encontrar ajuda depois de serrar o próprio pé. Ao longo do caminho, ele encontra um tubo de vapor e usa-o para estancar o sangue que escorre do seu tornozelo. No presente, Ryan e Brad despertam em uma janela metropolitana, fechada na frente de uma multidão de pessoas. Seus pulsos estão amarrados a uma mesa, de ambos os lados de uma serra, e sua amante mútua, Dina, é presa e suspensa sobre ela. O fantoche Billy dá a eles a opção de lutar por Dina pela última vez.

2011 - Insidious: Diretor

  • Enredo: Logo que se mudam para uma nova casa, um dos filhos do casal Josh e Renai Lambert entra em coma inexplicavelmente. Pensando que a casa está mal-assombrada, eles decidem se mudar novamente, mas vão acabar descobrindo que o problema não estava na casa.

2013 - Invocação Do Mal: Diretor 

  • Enredo: Em 1968, três jovens relatam ao casal Ed e Lorraine Warren suas experiências com uma boneca chamada Annabelle, a qual acreditam estar assombrada por algo maligno.

2013 - Insidious 2: Diretor e Roteirista

  • Enredo: Josh, Renai e Dalton Lambert tornam a enfrentar os fenômenos sobrenaturais advindos dos acontecimentos do filme anterior. Mesmo recolhidos numa casa diferente, Renai é influenciada por uma entidade feminina, e Josh apresenta comportamento estranho.

2014 - Annabelle: Produtor 

  • Enredo: O filme começa com a mesma cena de abertura de Invocação do Mal, em 1968, em que duas mulheres e um homem estão dizendo a Ed e Lorraine Warren sobre suas experiências com uma boneca chamada Annabelle que eles acreditam ser assombrada.

2015 - A Casa Dos Mortos: Produtor 

  • Enredo: Em ‘A Casa dos Mortos‘, cinco amigos decidem sair à caça de fantasmas em uma casa abandonada, mas acabam sendo brutalmente assassinados. O único sobrevivente é interrogado, e diz que o local está possuído por demônios e serve como um portal para o inferno. Um policial (Frank Grillo) e uma psicóloga (Maria Bello) não acreditam nessa história e passam a investigar o caso.

2015 - Velozes e Furiosos 7: Diretor 

  • Enredo: Depois de derrotarem Owen Shaw e sua equipe e garantir anistia por seus crimes passados, Dominic "Dom" Toretto, Brian O'Conner, e o resto de sua equipe voltaram para os Estados Unidos para viver uma vida normal novamente. Brian começa a habituar-se à vida como um pai, enquanto Dom tenta ajudar Letty Ortiz recuperar suas memórias. Enquanto isso, o irmão mais velho de Owen, Deckard Shaw, invade o hospital seguro em que Owen está em coma e jura vingança contra o Dom, antes de quebrar no escritório DSS Luke Hobbs 'para extrair perfis da tripulação do Dom. Depois de revelar a sua identidade, Shaw luta com Hobbs e Elena, e escapa quando ele detona uma bomba que fere gravemente Hobbs e o deixa hospitalizado. Dom descobre que sua irmã Mia está grávida novamente e convence-a contar a Brian.

2015 - Insidious 3: Produtor 

  • Enredo: Os eventos deste filme são anteriores ao assombro da família Lambert. A parapsicóloga Elise Rainier aceita o caso, meio a contragosto, de uma adolescente que vem sendo manipulada por um ente sobrenatural, e para salvá-la precisará se comunicar com os mortos.

2016 - Invocação Do Mal 2: Diretor, Produtor e Roteirista

  • Enredo: O filme começa com os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren documentando uma casa em Amityville, em 1976, para determinar se uma presença demoníaca foi realmente responsável por Ronald DeFeo Jr. assassinar sua família em 13 de novembro de 1974. Durante uma sessão espírita, Lorraine é desenhada em uma visão em que ela revive os assassinatos e descobre uma figura de freira demoníaca, antes de ver Ed sendo fatalmente empalado. Depois de uma luta, Ed é capaz de quebrá-la para fora da visão. 

2016 - Quando as Luzes se apagam: Produtor

  • Enredo: Desde de que era criança, Rebecca (Teresa Palmer) tinha uma porção de medos, principalmente quando as luzes se apagavam. Ela acreditava ser perseguida pela figura de uma mulher e anos mais tarde seu irmão mais novo começa a sofrer do mesmo problema. Juntos eles descobrem que a aparição está ligada à mãe deles, Rebecca começa a investigar o caso e chega perto de conhecer a terrível verdade.

2017 - Annabelle: A Criação do Mal: Produtor 

  • Enredo: Anos depois da trágica morte de sua filha, o habilidoso artesão de bonecas e sua esposa acolhem uma freira e várias meninas despejadas de um orfanato. Apesar da caridade, o casal ainda não se livrou de uma criação terrível do artesão: a boneca Annabelle.

2017 - Jigsaw: Produtor Executivo

  • Enredo: Cinco pessoas são mantidas em cativeiro em um celeiro. Todas com um balde na cabeça e um laço de metal ao redor do pescoço. Uma gravação em fita de John Kramer (Tobin Bell) explica que eles devem realizar um pequeno sacrifício de sangue e precisarão confessar seus erros passados. As correntes começam a ser puxadas em direção a uma parede com serras circulares. Anna (Laura Vandervoort), Mitch (Mandela Van Peebles), Ryan (Paul Braunstein) e Carly (Brittany Allen) conseguem sobreviver após tentarem se cortar levemente nas serras, mas um homem que não estava consciente durante o jogo parece morrer.

2018 - Insidious The Last Key: Produtor 

  • Enredo: Elise Rainier é chamada para resolver o caso de uma assombração no Novo México, mas descobre que a atividade sobrenatural está acontecendo justamente na casa em que ela passou a infância. Enquanto tenta resolver o caso do morador de sua antiga casa, ela é obrigada a confrontar vários fantasmas e demônios de seu passado, sendo alguns literais. Ao lado de Specs e Tucker, Elise se depara com seu caso mais pessoal.

2018 - A Freira: Produtor e Roteirista 

  • Enredo: Em 1952, na Romênia, duas freiras católicas romanas que vivem na Abadia de Santa Carta são atacadas por uma força invisível quando entram num túnel para recuperar uma antiga relíquia cristã . A freira sobrevivente, Irmã Vitória, foge do agressor, que é um demônio que aparece como freira e se enforca. Seu corpo é descoberto por Frenchie, um aldeão que transporta suprimentos para as freiras.

2018 - Aquaman: Diretor e Roteirista 

  • Enredo: A cidade de Atlântida, que já foi lar de uma das mais avançadas civilizações do mundo, agora é um reino submerso dominado pelo ganancioso Rei Orm. Com um vasto exército a seu dispor, Orm planeja conquistar tanto os demais reinos do oceano, quanto o mundo da superfície. Em seu caminho está Arthur Curry, conhecido como Aquaman, meio-humano e meio-atlante, e verdadeiro herdeiro do trono. Com a ajuda da princesa Mera, Arthur precisa recuperar o lendário Tridente de Atlan e aceitar seu destino como protetor das profundezas.

2019 - The Curse of La Llorona: Roteirista (Produção)

  • Enredo: O ano de 1673, no México, um casal e seus dois filhos estão brincando num campo. O menino mais novo dá à mãe (Marisol Ramirez) um colar, e ela diz que guardará o colar com ela para sempre. O menino fecha os olhos e percebe que sua família desapareceu, enquanto estava os procurando, ele vê sua mãe afogando o seu irmão em um rio. O menino tenta fugir, mas é pego pela mãe.

2021 - Mortal Kombat: Produtor 

  • Enredo: Um lutador derrotado de artes marciais mistas chamado Cole Young não sabe de sua linhagem oculta ou porque está sendo caçado por Sub-Zero do clã de assassinos Lin-Kuei. Preocupado com a segurança de sua família, ele procura um grupo de lutadores que foram escolhidos para defender o Plano Terreno em uma batalha de alto risco contra as forças da Exoterra.

Sucessos e Fracassos? Precisamos antes avaliar sob que ótica recai a credibilidade dos filmes de Wan

Quando se fala em filmes que são considerados bons, muito bons ou ruins, existem dois pólos em questão, um deles é a crítica, na qual é realizada como trabalho, críticos de cinema assistem os filmes/séries com uma ótica profissional, com o intuito de detectar questões técnicas, como: roteiro, figurino, atuação, trilha sonora, entre diversas outras categorias e subcategorias existentes em uma produção, afinal um filme não é apenas feito com atores e história. Porém é sempre válido mencionar (e de grande importância) que um filme que não é bem recepcionado pela crítica, não significa necessariamente que seja considerado como algo ruim ou inassistível, uma vez que cada pessoa capta de formas diferentes questões envolvidas em um filme, por exemplo. Até porque até críticos discordam entre seus concorrentes. E é aqui que entra o outro pólo, uma ótica que é considerada mais livre de tanto detalhismo, algo que consegue arrancar de uma trama uma apreciação mais gostosa, a ótica do público

Ademais, irei apresentar os maiores sucessos de Wan através da análise de profissionais, os demais filmes que não estejam listados, serão aqueles considerados "abaixo da média" de acordo com a crítica

The Conjuring 1 -                                   86% Rotten / 83% Público

Velozes e Furiosos 7 -                          82% Rotten / 82% Público

The Conjuring 2 -                                   80% Rotten / 81% Público

Quando as luzes se apagam -            76% Rotten / 61% Público

Annabelle A Criação do Mal -            71% Rotten / 67% Público

Insidious 1 -                                            66% Rotten / 62% Público

Aquaman -                                               65% Rotten / 74% Público

Annabelle 3 -                                          65% Rotten / 70% Público