No dia 20 de novembro celebramos a Consciência Negra. Essa é uma maneira que temos de recordar nossa história e o passado recente de escravidão dos nossos irmãos negros. Por muito tempo, o estado e a igreja acharam que escravizar seres humanos por causa da cor da pele era normal. Os próprios negros escravizavam uns aos outros. 

A escravidão é uma coisa tão odiosa que precisamos relembrar para não fazer outra vez. O racismo é real, e como amantes da cultura POP, devemos aprender com nossos heróis que a liberdade é o maior valor do indivíduo, e o amor ao próximo um bem que precisa ser cultivado todos os dias.

Pensando em toda essa trajetória de força, luta, garra, e emancipação dos nossos irmãos negros, nós do Bora selecionamos alguns filmes cujas histórias são inspiradoras, e ideais para assistirmos. Essa lista contém longas que elevam nosso espírito crítico, e nos transforma em humanos melhores. Confira! 

12 anos de Escravidão

Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um homem livre que passou pela humilhação da escravidão norte-americana e todos os seus percalços por 12 longos anos. Ganhou o Oscar de Melhor Filme.

Em 1841, Solomon Northup é um negro livre, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos, ele passa por dois senhores, Ford e Edwin Epps, que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.

Preciosa

Drama premiado com Oscar de melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado, esse longa conta a história de superação e força de uma menina que sofreu abuso de sua família.

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.

Pantera Negra

Longa que revolucionou as histórias de heróis, mostrando a beleza, tecnologia, avanço e cultura de Wakanda- a cidade mais avançada da Terra- e o poder do vibranium, que é o metal mais precioso da Marvel. Além de um elenco 98% negro.

Conheça a história de T'Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados.

Histórias Cruzadas

Esse longa conta com nomes como Viola Daves e Octavia Spencer (que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante) no elenco principal. É diva que você quer @???.

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

A Princesa e o Sapo

Nesse romance, a Disney trás sua primeira princesa afro-americana, que vive suas aventuras em Nova Orleans. Essa princesa é forte, decidida, e não tem tempo para pensar em príncipe encantado, mesmo que ele esteja ali na frente dela. Tiana é totalmente diferente de suas colegas princesas. (Leia A evolução das princesas da Disney).

A trabalhadora e ambiciosa Tiana, sonha em um dia abrir o seu próprio restaurante em Nova Orleans. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, o qual tinha se tornado um sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe, que agora é um sapo, tem esperanças de ser um humano novamente se Tiana beijá-lo.

O livro de Eli

Protagonizado pelo maravilhoso Denzel Washington, esse filme é situado num futuro distópico de uma Terra pós-apocalíptica. Trás uma dualidade entre as facetas do ser humano, que inacreditavelmente não consegue aprender com seus próprios erros.

Trinta anos depois da guerra ter dizimado o mundo, um guerreiro solitário chamado Eli caminha por horizontes arruinados dando esperança para os que restaram. Apenas um outro homem compreende o poder de um livro que Eli carrega e está determinado a se apoderar dele. Apesar de Eli preferir a paz, ele arriscará a sua vida para proteger a sua carga preciosa, pois precisa cumprir o seu destino de ajudar a restaurar a humanidade. 

Mudança de hábito

Protagonizado pela grande Whoopi Goldberg, esse longa é o típico comédia pastelão da sessão da tarde. Certamente um dos mais conhecidos dessa lista.

Quando a cantora Deloris Van Cartier vê seu namorado mafioso Vince LaRocca cometer um homicídio, ela é transferida, para a sua proteção, para um convento na Califórnia. Deloris começa a mudar a vida tranquila das irmãs. Em um esforço para mantê-la longe de problemas, eles colocam Deloris no coro do convento, o que ela logo transforma em um ato vibrante que ganha atenção generalizada.

Django

Outro sucesso protagonizado por atores negros foi Django Livre, que ganhou 2 Oscars. 

No sul dos Estados Unidos, anos antes da Guerra Civil, um ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participarem de competições mortais.

Estrelas além do tempo

Filme de 2016 aborda o pioneirismo de mulheres negras na Nasa, baseado em fatos reais.

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

À procura da Felicidade

Na trama temos Will Smith (nosso amorzinho) como Chris, um pai solteiro e desempregado, que precisa driblar as dificuldades para poder criar e educar seu filho. Esse filme tem as lições mais lindas do mundo, e mostra que valores são muito mais importantes que riquezas. 

Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, este pai solteiro e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

 

E aí, gostou dessa lista super inspiradora? Deixa nos comentários quais outros filmes poderiam entrar nessa seleção do poder!