Para os mais desinformados de plantão, já venho aqui dizer que todo dia 13 de julho “é dia de Rock bebê”!

O rock and roll (para os íntimos roquinho), é um gênero musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, como consequência da mistura de outros estilos musicais, com enfoque no jazz, folk, country e rhythm and blues, o estilo teve seu auge nos anos 70 e 80.

Uma das fortes características do gênero é sua aura transgressora e rebelde, isso se deve já pelo nome. Rock and Roll é derivação dos termos em inglês rocking and rolling, em tradução literal "balançar e rolar", sugerindo uma dança com conotação sexual, algo extremamente repreendido na época de seu surgimento.

Vale ressaltar o Rock é muito mais que um tipo de música, tornou-se um estilo de vida, influenciando várias gerações e obviamente isso chegaria às telonas, confira uma lista de 10 filmes sobre o gênero.

10. Quase Famosos (2000)

Nos anos 1970, um adolescente de 15 anos tem a chance realizar seu sonho acompanhando a turnê de uma banda de rock como jornalista. Sua mãe acha que o mundo do rock é dominado por drogas e sexo, mas as matérias do garoto atraem o patrocínio de uma revista importante que o convida a viajar com o grupo.

09. Detroit Rock City (1999)

A historia de 04 jovens (Hawk, Lex, Trip e Jam) fanáticos pelo Kiss embarcam numa louca aventura rumo ao show de sua banda favorita na cidade de Detroit. Levados pela paixão pelo grupo de rock, nada poderá impedir o grupo de assistir o grandioso espetáculo.

08. Rock of Ages: o filme (2012)

Em plenos anos 80, Drew um garoto tímido da cidade e Sherrie uma menina do interior chegam a maluca Hollywood. Os dois buscam realizar seus sonhos de fama rodeados de rock, sexo e descontrole.

07. The Rocky Horror Picture Show (1975)

Os namorados Brad e Janet têm um pneu furado durante uma tempestade e descobrem a misteriosa mansão do louco cientista Dr. Frank-N-Furter. Eles encontram uma casa cheia de personagens selvagens, incluindo um motociclista e um mordomo assustador. Através de danças sistemáticas e canções de rock, Frank-N-Furter revela sua mais recente criação: um homem musculoso chamado Rocky.

06. The Runaways — Garotas do Rock (2010)

O filme conta a história da banda The Runaways, centrada em especial nas integrantes Joan Jett e Cherie Currie. O grupo alcançou imenso reconhecimento como a primeira banda de sucesso de rock formada apenas por mulheres, na década de 70. Além de Jett e Currie, Runaways contava com a baterista Sandy West, a guitarrista Lita Ford e a baixista Jackie Fox. A banda permaneceu unida durante quatro anos, terminado em função de problemas com dinheiro e empresários.

05. Rock Star (2001)

Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.

04. The Doors (1991)

Jim Morrison, estudante de cinema dos anos 60 na Califórnia, forma a banda de rock The Doors. O filme mostra sua trajetória de sucesso e seu gosto pelas drogas, até sua trágica morte em Paris em 1971, com apenas 27 anos de idade.

03. Pink Floyd – The Wall (1982)

A história do "The Wall" é contada apenas com a música do Pink Floyd, imagens e efeitos naturais. Não há diálogos convencionais para o progresso da narrativa.  A trama gira em torno de Pink, um astro do rock and roll que se senta trancado em um quarto de hotel, em algum lugar em Los Angeles. Muitos shows, muitas drogas, muito aplauso: um caso perdido. Na TV, um filme de guerra demasiado familiar preenche a tela. Uma mistura de tempo e lugar, realidade e pesadelo quando entramos nas memórias dolorosas de Pink, cada uma um "tijolo" no muro que ele tem gradualmente construído em torno de seus sentimentos.

02. Metallica: Through the Never (2013)

Trip é o jovem roadie do Metallica, incumbido de resolver assuntos urgentes durante um show da banda americana. Mas o que parece uma tarefa simples se transforma em uma aventura surreal. Entre músicas e efeitos de pirotecnia, ele se vê no meio de uma guerra entre policiais e civis.

01. Escola de rock (2003)

Depois que o guitarrista Dewey é expulso de sua banda, ele se faz passar por professor de música em uma escola particular. Quando ouve seus alunos tocarem, ele se dá conta de que podem formar uma banda e participar da Batalha das Bandas, na qual ele finalmente terá a chance de se tornar o astro de rock que sempre soube que estava destinado a ser.

Menção honrosa

 ° Johnny & June (2005)

A história do  lendário cantor Johnny Cash, desde sua juventude em uma fazenda de algodão até o início do sucesso em Memphis, onde gravou com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins. Sua personalidade marginal e a infância tumultuada fazem com que Johnny entre em um caminho de auto-destruição, do qual apenas June Carter, o grande amor de sua vida, pode salvar. Vale a pena assistir e vê um pouco dos primórdios do Rock.

° Bohemian Rhapsody (2018)

Freddie Mercury e seus companheiros, Brian May, Roger Taylor e John Deacon mudam o mundo da música para sempre ao formar a banda Queen durante a década de 1970. Porém, quando o estilo de vida extravagante de Mercury começa a sair do controle, a banda tem que enfrentar o desafio de conciliar a fama e o sucesso com suas vidas pessoais cada vez mais complicadas.