Uma das séries mais impactantes dos últimos anos, a inspiradora Billions se tornou um dos principais sucessos da gigante Showtime. Renovada para a quarta temporada, a série retorna para 13 novos episódios com a estreia no dia 17 de março. Mais uma vez os personagens protagonizados por Damian Lewis e Paul Giamatti comandarão o show.

Além dos consagrados protagonistas, a série retorna com John Malkovich (Grigor Andolov), Asia Kate Dillon (Taylor Mason), Maggie Siff (Wendy Rhoades), Toby Leonard Moore (Brian Connerty) e Clancy Brown (Waylon Jeffcoat) como outros personagens de peso.

Segundo os trailers que antecederam o início da temporada, dessa vez os ferrenhos rivais Bobby Axelrod (Lewis) e Chuck Rhoades (Giamatti) trabalharão em parceria em prol de interesses individuais.

Com a quarta temporada no começo, vale a pena relembrar um pouco do que aconteceu nas três primeiras temporadas dessa premiada série.

1ª temporada: Começa a ambição sem limite de Rhoades e Axelrod

A primeira temporada introduz muito bem os dois grandes protagonistas da série e logo de cara dá para perceber a personalidade de ambos. A história inicial gira em torno da implacável perseguição de Rhoades (promotor que nunca havia perdido um caso na carreira) contra o bilionário investidor Axelrod — que teria conquistado sua fortuna através de informações privilegiadas.

O enredo da primeira temporada é sensacional e explica muito bem os motivos pessoais de Rhoades por trás da sua perseguição à Axelrod. A esposa do promotor, Wendy, trabalha há anos na empresa de Axelrod e Rhoades sempre teve como um dos seus maiores objetivos destruir completamente o chefe de sua esposa.

Bem no início fica claro a implacável ambição de Axelrod para atingir os seus objetivos. Usando seus meios praticamente infinitos de recursos financeiros, a primeira temporada consegue cumprir o papel de mostrar o estilo de vida excêntrico do dono da Axe Capital e ao mesmo tempo revelar os seus conflitos internos que muitas vezes são resolvidos pela psicóloga Wendy.

Enquanto Axelrod se desdobra para manter o seu império intacto, a série começa com Rhoades tendo que executar a boa e velha política para seguir com os seus interesses em ordem na promotoria.

Ao mesmo tempo que Wendy trabalha como motivadora pessoal de Axelrod, ela precisa manter a confiança do marido intacta. Ao longo da temporada, a relação entre o trio Wendy, Rhoades e Axelrod vai se deteriorando entre eles.

Também na primeira temporada Rhoades extrapola os limites legais na perseguição à Axelrod quando Wendy descobre os planos do marido em derrubar o chefe. Com o casamento a um fio, a primeira temporada termina com Axelrod quase na prisão definitiva.

2ª temporada: Chegada de personagens essenciais no futuro da série

Vou Fazer de tudo para evitar o meu destino” é uma das frases mais marcantes ditas por Axelrod na segunda temporada e dá uma noção bem clara do que um homem com recursos quase ilimitados pode fazer para manter o seu status.

Na segunda temporada, tanto Axelrod quanto Rhoades precisam se superar para reconquistar a confiança de Wendy.

Ao longo da temporada, Oliver Dake entra no foco ao investigar a conduta profissional de Rhoades. Enquanto isso, Axelrod consegue reconstruir a Axe Capital com a ajuda da recém-chegada Taylor Mason.

A entrada de Mason dá uma nova dinâmica na série e logo ela se consolida como uma das personagens mais importantes da trama. Mason impressiona Axelrod, que passa a dar cada vez mais confiança à nova funcionária.

Mason sobe tanto ao ponto de conquistar a confiança de Axelrod a cada episódio. Assim como aconteceu com Axelrod durante a primeira temporada, na segunda há muitas cenas entre a psicóloga Wendy e a recém-chegada à Axe Capital.

Um dos momentos que comprova a confiança de Axelrod com Mason é quando o dono da Axe Capital a escolhe como representante da empresa em uma partida de poker entre grandes investidores americanos. De maneira brilhante, Mason derrota o algoz de Axelrod (Todd Krakow) na mesa.

A escolha de uma cena tão importante assim envolvendo o poker não foi por acaso. Esse esporte lembra muito o mercado financeiro por suas características naturais que envolvem pontos como estratégia, administração de risco, controle do lado mental, análise do oponente e muito mais — não à toa que o poker é um dos passatempos favoritos dos traders de Wall Street.

Na segunda temporada acontece o escândalo da Ice Juice que compromete a família Rhoades e impacta diretamente Axelrod. De maneira implacável, Rhoades se submete a prejudicar o próprio pai e o melhor amigo para incriminar o dono da Axe Capital.

O versátil ator Malkovich estreia na terceira temporada na pele do frio Andolov e muda o destino da série após negócios com Axelrod e mais tarde Mason.

No fim da temporada, Rhoades consegue planejar um plano para mandar Axelrod para a cadeia. Sem a possibilidade de administrar a empresa, o chefe da Axe Capital entrega a gerência para Mason. Além disso, Axelrod consegue reatar a relação de amizade com Wendy.

3ª temporada: Mason cresce como ameaça à Axelrod

No começo, a ascensão de Mason é excelente para a Axe Capital. Enquanto Axelrod resolve os seus problemas jurídicos, a nova CEO consegue bons resultados com a ajuda dos leais funcionários de Axelrod e ganha experiência na gerência da empresa.

Enquanto Mason comanda o show na Axe Capital, ela precisa lidar com conflitos internos que afligem sua vida pessoal. O foco também fica em cima de Wendy, que tem um papel mais importante na série ao tomar ações mais decisivas que implicam diretamente no futuro da série.

A terceira temporada da série é mais de Wendy do que de Bobby ou Chuck. A primeira foi mais de Bobby, o sedutor tubarão do mercado financeiro. A segunda, de Chuck, o procurador ambicioso e sem medo de fazer valer o ditado de que ‘os fins justificam os meios’. Já o terceiro ano dá uma gravidade de Lady Macbeth para Wendy. Tanto em seu contexto familiar com Chuck, como em sua vertente profissional com Bobby”, aponta o recap da terceira temporada de Reinaldo Glioche, do site IG.

Quando Axelrod retorna ao cargo de chefe da empresa, Mason é rebaixada e precisa voltar a seguir as ordens do dono. Enquanto Axelrod tenta se consolidar novamente como um grande líder da Axe Capital, Rhoades luta para salvar o seu cargo.

Eventualmente Rhoades sucumbe e Jeffcoat o demite do emprego. Após Mason deixar a Axe Capital e montar o seu próprio negócio, Axelrod e Rhoades terminam a temporada como “parceiros” no objetivo de desmontar os seus rivais na quarta temporada.