Para aqueles que não estão familiarizados com os livros de Bardugo, aqui está um breve guia sobre os Grishas: Classes e poderes e as diferenças de cores existentes na série.

O que são Grishas?

Os Grisha são pessoas com poderes especiasi que beiram a magia. A magia que os Grisha empunham é referida como "pequena ciência", uma vez que é baseada na manipulação da matéria em sua forma básica e deve aderir às leis físicas. Grisha não pode criar do nada (geralmente).

Tecnicamente falando Grishas são como Avatares, a lá Lenda de Yang e de Korra!

Ver a imagem de origem
Viu, igualzinho!

 Como são divididos os Grishas?

Grishas são divididos em três ordens principais: Os Corporalki, que lida com os vivos e os mortos; o Etheralki, que lida com elementos naturais (ar, fogo, sombra, luz); e o Materialki, que envolve manipulação de materiais como vidro, metal, têxteis e produtos químicos. Felizmente, pelo menos no exército Ravkan, são todos codificados por cores!

Dentro dessas categorias, há ainda mais especificidades.

Os Corporalki

A Ordem dos Vivos e dos Mortos, estão no topo da hierarquia grisha. Eles são os Grishas que podem manipular e controlar o corpo por motivos mortais ou restauradores. Há classes especiais dentro da classe Coporalki.

  • Os Sangradores têm a capacidade de danificar os órgãos e células de uma pessoa e podem fazer qualquer coisa, desde desacelerar o pulso de uma pessoa para acalmá-la, tirar o fôlego de seus pulmões e esmagar o coração de uma pessoa em seu peito. Eles são identificados por seu kefta vermelho com bordado preto.

  • Os Curandeiros, que fazem exatamente o que seu nome indica: eles consertam, Grishas que podem costurar carne dilacerada, enxertar ossos quebrados e curar danos internos. Seus keftas são vermelhos da ordem Corporalki, mas com bordados cinza.

  • Os Alfaiates são uma estranha combinação de Corporalki e Materialki e são capazes de manipular sua aparência física e outras coisa. Eles são muito raros e só há um Alfaiate em toda a execução de livros. Eles usam vermelho com bordados azuis.

  • Cadáveres, enquanto os outros podem manipular carne viva, um Cadáver pode manipular carne e células mortas e, assim, reanimar os mortos. Na seria a única que aparece é a Nina Zenik, porém ela não trabalha para o exercito, então ela não usa nenhum Kefta.

Os Corporalki são a primeira classe Grisha de Sombra e Ossos

Os Etherealki

A segunda ordem dos Grisha são os Etherealki, ou Ordem dos Invocadores. Seus dons Grishas os capacitam a manipular os elementos do ar, fogo e água. 

  • Os Infernais, manipulam o fogo, e seus keftas azuis são bordados em vermelho para denotar seus dons de fogo. Junto com os Sangradores, os Infernais são mais frequentemente usados em uma capacidade ofensiva, seja em batalha. Como acontece com todos os Etherealki, a maioria dos Infernais treina em pares e aprende a trabalhar em equipe.

  • Os Aeros, são aqueles que podem manipular o ar e a pressão do ar para conseguir qualquer coisa, desde garantir que um navio nunca morra na água ao empurrá-lo mais rápido para afastar tempestades, até conseguir lançar objetos pelo ar. Seus kefta são azuis bordados em prata.

  • Os Hidros, ou os manipuladores de água dos Grishas. Eles podem convocar ondas, acalmar águas agitadas e até mesmo puxar água do ar para irrigar plantações ressecadas. Considerando seus talentos complementares, Hidros e Aeros quase sempre se unem, visto que a vela e as tempestades exigem a necessidade e a manipulação da água e do ar. Os Hidros são identificados pelo bordado azul claro em seu kefta azul mais escuro.

Alina é uma rara grisha Etherealki em Sombra e Ossos

Os Materialki

Os últimos são os Materialki, ou Ordem dos Fabricantes. Embora considerado a ordem mais baixa dos Grishas, uma vez que raramente vão para batalha e não tem capacidade ofensiva, o exército Grishas,  estaria perdido sem os Materialki, que podem manipular materiais compostos, sejam feitos pelo homem ou naturais, e assim são os inventores e inovadores dos Grishas.

  • Os Durastes podem manipular qualquer coisa sólida em um nível molecular, incluindo madeira e plantas, metal, vidro, pedra e muito mais. Com seus poderes, os Durastes podem, por exemplo, infundir um kefta de Grisha para ser à prova de balas, extrair material nocivo do corpo de uma pessoa, fazer uma árvore crescer ou criar armas que são quase inquebráveis. Eles são identificados por usar um kefta roxo com bordados cinza.

  • Os Alquimistas podem manipular os produtos químicos, pós e matéria não sólidas. Como resultado, os Alquimistas são gênios com a criação e manipulação de venenos e antídotos, criação de pós explosivos e bombas, purificação e maturação de líquidos – qualquer coisa alquímica na natureza. Os keftas roxos dos Alquimistas são bordados em vermelho.

david in a purple kefta

Grishas especiais

  • Invocador das Sombras, O General Kirigan, também conhecido como Darkling (Ben Barnes), é um Invocador de Sombras cujos poderes lhe permitem puxar a escuridão e manipular as sombras.

    Com suas habilidades, ele pode camuflar um cômodo ou uma área na escuridão total mesmo no meio de um dia ensolarado, usar suas sombras para envolver o rosto de alguém para cegá-lo, até mesmo usar algo conhecido como o Corte, no qual ele molda as sombras em uma lâmina que pode cortar qualquer coisa.

    Kirgan é o mais poderoso dos Grishas e, como tal, é o único que pode usar a cor preta. Assim, seu kefta é o mais puro preto com detalhes pretos de um sol em eclipse destacado em seus fechos e bordados.

  • Invocadora do Sol ou Conjuradora do Sol, Alina Starkov é a única Conjuradora do Sol conhecida, ela pode convocar luz solar pura. Com sua luz do sol, ela pode aquecer aqueles ao seu redor, iluminar um dia escuro ou obliterar a escuridão com o intenso poder do sol.

    Quando seus poderes estão focados,  os Invocadores do Sol podem focar a luz do sol em um feixe pontiagudo para criar o Corte. Porém, como a Conjuradora do Sol. Alina usa um kefta azul bordado em ouro para não se destacar muito.

Alina e o Darkling são tecnicamente considerados da ordem Etherealki por manipularem a natureza, ela é considerada sua contraparte, a metade de um todo.

Alina e Kirigan são Grishas raros na série Sombra e Ossos

As pessoas gostam dos Grishas?

Com exceção de Ravka e Novyi Zem, a maior parte do mundo não gosta muito dos Grisha. Em Fjerda, Grisha são perseguidas e julgadas como bruxas. Em Shu Han, eles são feitos de Experimentos cientificos. Na Ilha Errante, seu sangue é usado como solução de cura. Em Kerch, eles geralmente são criados contratados.

Grisha em Ravka deve servir o Segundo Exército e são tirados de suas famílias assim que começarem a exibir poderes. Eles vivem em um palácio chique, embora sejam basicamente forçados a servir o rei. O Primeiro Exército, ou seja, o exército de pessoas comuns, tem um ciúme dos Grisha, e como a tecnologia avançou e as armas podem fazer o trabalho de magia, as pessoas não mágicas pensam que Grisha é antiquado e ultrapassado.

Em Novyi Zem, no entanto, muitos Grisha encontram refúgio e são basicamente livres para fazer o que quiserem.