Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC desde 1963, uma das mais antigas em vigor, sendo referência da cultura pop.

 A série mostra as aventuras do Doutor, um Senhor do Tempo alienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS (time and relative dimension in space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia londrina de 1963. Juntamente aos seus companheiros, o Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros.

Com uma premissa bastante interessante de regenerar o Doutor a cada vez que ele é ferido gravemente. Isso auxiliou na vida duradoura da trama, pois sempre que um ator necessitar sair, ele se regenera se tornando um novo doutor, independente do anterior, com novas características, personalidades e até novas roupas.

Sobre Doctor Who

Doctor Who foi criado há mais de 50 anos, em 2021 está completado 58 anos.  A série é dividido em duas eras, A era clássica que contando as histórias dos Doutores 1 a 7 ficou no ar de 1963 até 1989 com um total de 851 episódios. O oitavo Doutor foi a estrela de um filme em 1996.

Depois um hiatos se deu origem a Era Moderna em 2005, onde  a série foi retomada contando as histórias do nono Doutor e até o presente momento segue firme com as aventuras da primeira doutora, a décima terceira encarnação do personagem.

 Doutores da Era Clássica

Ver a imagem de origem

1º Doctor: William Hartnell (1963-1996)

O primeiro doutor foi inicialmente uma figura pedante, desconfiada e que possuía um tom de superioridade, esta encarnação foi “amolecendo” com o passar do tempo e sua convivência com humanos. No começo este Doutor arriscava a vida de seus companheiros para explorar o desconhecido.

Apesar de ser às vezes sarcástico perante a ignorância alheia, continha traços de certa forma infantis, ao mesmo tempo que o começava a ser alguém que busca a justiça a qualquer custo. Se tornou uma figura protetora quando acompanhado de jovens garotas, pois essas lhe recordavam sua neta e primeira companheira de viagens, Susan Foreman.  

Número de temporadas como The Doctor: Três temporadas

Número de episódios: 29 histórias/134 episódios

Companheiros: Susan, Ian, Barbara, Vicki, Steven, Katarina, Sara, Dodo, Polly, Ben


 2° Doctor - Patrick Troughton (1996-1969)

O segundo doutro foi o responsável por de introduzir o conceito de regeneração, e criar toda um personalidade para seu personagem e assim o fez com maestria!

Diferente o antecessor, ranzinza e rabugento, esse doutor se fazia de bobo e palhaço, parecendo igual a um personagem de filmes clássicos de comédia, como o gordo e o magro, porém era bastante intelectual e fazia isso para enganar ou distraí os seus inimigos. 

Número de temporada como The Doctor: Três temporadas

Número de episódios: 21 histórias/119 episódios

Companheiros: Polly, Ben, Jamie, Victoria, Zoe

Doctor - Jon Pertwee (1970-1974)

Foi o primeiro Doutor a ser exibido em cores e mostra o período em que ele foi exilado pelos Senhores do Tempo por interferir nos eventos. Conhecido como o "James Bond dos Doutores", era o único que lutava de verdade com os seus inimigos, além de adorar bugigangas mirabolantes.

Número de temporada como The Doctor: Cinco temporadas

Número de episódios: 24 histórias/128 episódios

Companheiros: Liz, Jo, Sarah Jane.

 

 

4º Doctor: Tom Baker (1974- 1981)

Este Doutor tinha uma personalidade mais jovem que a de seus antecessores e ganhou bastante popularidade no EUA, através de transmissões da Classic Who nos anos 80 e 90. Muitos fãs de Doctor Who o consideram o melhor!

O Quarto Doutor é uma força da natureza, alegre um momento e gravemente sério no próximo. Conhecido por ser alegre, engraçado, divertido. Seu cachecol virou sua marca registrada.  Ele também é atualmente o médico mais longevo da história de Doctor Who.

Número de temporada como The Doctor: Sete temporada

Número de episódios: 41 histórias/172 episódios

Companheiros: Sarah Jane, Harry, Leela, K-9, Romana, Adric, Nyssa, Tegan

 

 

5º Doctor: Peter Davison (1981-1984)

Ele foi o primeiro a trazer o conceito de um Doutor jovem e atraente. Sua personalidade é mais humana e vulnerável até então, abrindo-se mais com as suas companheiras e sendo extremamente contra violência desnecessária.

Ao contrário de encarnações passadas, ele tratava todas suas companheiras como partes de um time, e não como meras ajudantes. Era menos pretensioso e egoísta, preferia resolver os problemas usando comunicação.

Número de temporadas como The Doctor: Três temporadas

Número de episódios: 20 histórias/69 episódios

Companheiros: Adric, Nyssa, Tegan, Vislor, Kamelion, Peri

Ver a imagem de origem


6º Doctor: Colin Baker (1984-1986)

Em contraste com sua última encarnação, o sexto Doutor era arrogante, dramático, teimoso e tinha um grande ego, acreditando ser superior a todos que encontrava.

Ele adorava uma citação, sempre soltando alguma que achava apropriada para a aventura em que ele e suas companheiras estavam. Além disso era bem mais violento que seus antecessores, capaz até de matar. Passou a maior parte de suas viagens com apenas uma companheira.

Número de temporadas como The Doctor: Três temporadas

Número de episódios: 11 histórias/31 episódios

Companheiros: Peri

 

7º Doctor: Sylvester McCoy (1987-1989,1996)

As vezes engraçado, as vezes manipulador, essa era a personalidade do 7° doutor antes da série chegar ao seu primeiro grande hiato.

Era um exímio estrategista, vendo a guerra entre o bem e o mal como um jogo de xadrez e aqueles ao seu redor como peões. Era originalmente excêntrico, alegre e despreocupado, porém assumiu uma personalidade mais séria e austera com o passar do tempo. Levava o seu papel como Time Lord extremamente a sério, e fazia tudo o que julgava necessário sem medir as consequências de suas ações. 

Número de temporadas como The Doctor: Três temporadas

Número de episódios: 12 histórias/42 episódios

Companheiros: Mel

Ver a imagem de origem

 

8º Doctor: Paul McGann (1996)

Um tanto romântico e sensível, respeitava e amava todo o tipo de vida, admirando humanos como nenhum outro. Teve pouquíssimo tempo na série, aparecendo apenas em um episódio especial de 1996.

O oitavo Doutor tinha um senso de humor irreverente, similar ao de sua segunda encarnação. Teve alguns ataques de amnésia, primeiro após a sua regeneração e, mais tarde, após a primeira destruição de Gallifrey. Passou sua vida viajando entre universos paralelos e paradoxos, evitando a qualquer custo tomar parte na guerra temporal entre Daleks e Time Lords. 

Número de temporadas como The Doctor: 1 filme

Número de episódios: 1 Filme

Companheiros: Grace Holloway

 

WAR DOCTOR: John Hurt (2013)

 É a encarnação que renega sua promessa como “Doctor”, que não se considera um curador, mas sim um guerreiro. Nascido para lutar na Última Grande Guerra Temporal, dedicou toda sua vida a isso, mas, já velho e exausto do fardo que leva consigo, decide encerrá-la usando o Momento, arma de destruição em massa de Gallifrey que possui consciência. Ele encerra a guerra, não da forma que esperava ou de como se lembrará, mas tais ações levam a um efeito devastador nas próximas três encarnações, que negam sua existência. 

Ver a imagem de origem

 

Doutores da Era Moderna

 

Ver a imagem de origem

Depois do filme de 1996, nunca mais ouve notícias sobre a série, até 2005, com o lançamento do New Who, que conseguiu botar a série de pé novamente. 

 

9º Doctor: Christopher Eccleston (2005)

O Nono Doutor foi o primeiro depois de um grande hiato, e foi responsável por trazer a nova geração de volta à televisão para acompanhar as aventuras da TARDIS. Alguns não gostaram dele no começo, mas ele realmente conquista a todos com sua excentricidade característica dos Doutores old school e com seu relacionamento com Rose, uma das companheiras do Doutor mais adoradas pelo público.

 

Número de temporadas como The Doctor: 1 temporada

Número de episódios: 13 episódios

Companheiros: Rose Tyler, Adam Mitchell, Capitão Jack Harkness

Ver a imagem de origem

 

10º Doctor: David Tennant (2005-2010)

O Doutor de David Tennant foi o que consolidou o reboot da série entre o público. Com seu sobretudo e tênis converse, foi o responsável por fazer a série voltar a ser um fenômeno global.

Extremamente sagaz, carismático, charmoso e por certas vezes exagerado, era uma figura ainda abalada pela Time War. Quando impulsionado por raiva ou justiça, agia sem hesitação, fazendo tudo o que julgava necessário, de forma até inconsequente.  Como apontou uma de suas companheiras, Donna Noble, ele precisava de alguém ao seu lado para que não se deixasse levar por esses impulsos. Sua relação com suas companheiras chegou a ter ápices românticos, exemplo de Rose Tyler, cuja perda causou-lhe dor o bastante para ignorar a veneração de Martha Jones por ele.

Número de temporadas como The Doctor: 3 temporadas

Número de episódios: 39 episódios + 8 especiais + 1 filme

Companheiros: Rose Tyler, Mickey Smith, Donna Noble, Martha Jones, Capitão Jack Harkness, Astrid Peth, Sarah Jane Smith
Jackson Lake, Lady Christina de Souza Adelaide Brooke, Wilfred Mott

 


11º Doctor: Matt Smith (2010-2013)

Excêntrico, bem-humorado, otimista, entusiasmado e dono de um vestuário um tanto criativo e de muitas frases de efeito, o 11º Doctor exibe dois lados contrastantes de sua personalidade: muitas vezes, é bobo e engraçado, agindo como uma criança de quatro anos; e em outras, deixa transparecer toda a dor, raiva e sofrimento de seus 1200 anos de vida. É extremamente altruísta, e está sempre disposto a se sacrificar pelo bem do universo e de seus amigos, ficando enfurecido e desapontado quando falha em salvar alguém em perigo. 

Número de temporadas como The Doctor: 3 temporadas

Número de episódios: 39 episódios + 4 especiais + 1 filme

Companheiros: Amy Pond, Rory Williams, River Song, Craig Owens, Clara Oswald

 

 

12º Doctor: Peter Capaldi (2013-2017)

Este doutor,  diferentemente de suas regenerações anteriores, não sente culpa pelo fim de Gallyfrei. Ele também era muito mais frio, obscuro e sério.

Por causa de seu distanciamento das emoções, às vezes é visto como desagradável, temível e impiedoso. Estas qualidades, muitas vezes assusta os que o conhecem, até mesmo sua companheira. Tornou-se mais difícil de confiar, e reconheceu sua mudança de personalidade, sentindo-se irritado e temendo o que está se tornando.

Número de temporadas como The Doctor: 3 temporadas

Número de episódios: 36 episódios + 4 especiais

Companheiros: Clara Oswald, River Song, Nardole, Bill Potts

 

13º Doctor: Jodie Whittaker (2017- Atual)

A 13° doutora é a primeira mulher nos 55 anos da série a encarnar o Time Lord. Esta é uma encarnação otimista e cheia de brilho, porém navega sem dificuldades entre a comédia e o drama quando necessário. Com uma personalidade enérgica, determinada, esperançosa e honesta. 

Número de temporadas como The Doctor: 2 temporadas 

Número de episódios: 20 episódios + 2 especiais – até o momento

Companheiros: Graham O’Brien, Yasmin Khan, Ryan Sinclair