No final do ano passado, o canal CW anunciou no final do seu crossover Elseworlds que Crise nas Infinitas Terras seria o seu próximo grande evento na TV. Escrita por Marv Wolfman e com arte de George Pérez entre os anos de 1985 e 1986, esse arco é uma das histórias mais icônicas não só da DC Comics, mas de toda uma geração de quadrinhos. Agora que as gravações começaram, foi confirmado que esse será sem sombra de dúvidas o mais ambicioso crossover do Arrowverso até então, envolvendo todas as grandes séries da emissora e outros clássicos do universo da DC na TV nos últimos anos; e com tanta informação sendo divulgada a respeito desse grande evento, decidimos montar um compilado com todas as informações sobre essa adaptação. Confira!

QUAIS SÉRIES ESTÃO ENVOLVIDAS?

Por se tratar de um universo tão grande na televisão, foi confirmado que o crossover desse ano terá 5 horas de duração e que serão divididos entre CINCO dos seis shows produzidos pela emissora, e que serão lançados entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020. As datas em questão são:

SupergirlDomingo, 8 de Dezembro;

Batwoman: Segunda, 9 de Dezembro;

The Flash: Terça, 10 de Dezembro;

Arrow: Terça, 14 de Janeiro;

Legends of Tomorrow: Terça, 14 de Janeiro.

Além de todas essas 5 séries, Raio Negro também fará parte do crossover em uma das séries. A notícia foi confirmada após um tweet de Marc Guggenheim, produtor-executivo do Arrowverso:

 

Seis séries. Cinco roteiros. Um épico 

COMO A CRISE SERÁ ADAPTADA NA TV?

No arco dos quadrinhos, a Crise nas Infinitas Terras mostra todos os heróis e vilões do multiverso da DC se aglomerando na Terra-1 e unindo forças para enfrentar o Anti-Monitoruma entidade poderosa que pretende acabar com toda a vida existente no multiverso, e essa batalha acaba tirando a vida de diversos personagens da cronologia da DC para o equilíbrio das Terras. Na adaptação, os produtores das séries do universo da CW comentaram que o evento desse ano tomará algumas liberdades criativas muito diferentes do que estão nos quadrinhos, mas não deixarão de homenagear o material original, tanto que o próprio roteirista do quadrinho de 1985 (Marv Wolfman) está confirmado no crossover como um dos roteiristas e desenvolvedores da trama desse ano.

(ZONA DE SPOILER: PULE ESSA PARTE CASO NÃO QUEIRA RECEBÊ-LOS)

Até aqui, todas as séries do Arrowverso já abriram terreno para o que está por vir no crossover mais a frente, com exceção de Batwoman, que ainda estará na sua primeira temporada, mas já foi apresentada no evento do ano passado. Com o sacrifício confirmado de Oliver Queen/Arqueiro Verde (Stephen Amell) em Arrow, a mudança da data do jornal que mostra o desaparecimento de Barry Allen/The Flash (Grant Gustin) de 2024 para 2019 e a ressurreição de Lex Luthor (Jon Cryer) e a chegada do irmão malvado do Caçador de Marte (David Harewood) no universo da Supergirl (Melissa Benoist), podemos ver que os heróis vão começar a ser testados para o que está por vir graças a intervenção do Monitor (LaMonica Garrett).

(FIM DA ZONA DE SPOILER)

Em relação a LaMonica Garrett, foi confirmado que o ator terá o papel não só de Monitor, mas também como Anti-Monitor no épico evento. Ambos os personagens tem o mesmo poder, mas ambos buscam intuitos diferentes com o Multiverso, pois enquanto o Monitor busca a proteção, o Anti-Monitor vem atrás da destruição desses mundos. Uma arte conceitual do personagem acabou sendo revelada recentemente:

 

PERSONAGENS DO MULTIVERSO CONFIRMADOS (ATÉ AGORA)

 Para fazer um crossover que tem como base uma crise no Multiverso, seria difícil deixar de lado diversas homenagens em relação a todas as produções do universo DC nas últimas décadas, e isso com certeza estará presente nesse ano. Confira abaixo algumas das participações confirmadas e alguns rumores que podem estar presentes nesse ano.

CONFIRMADO: SUPERMAN DO REINO DO AMANHÃ

Uma das primeiras confirmações para o crossover foi a de que Brandon Routh retornaria ao papel de Superman no Arrowverso, adaptando a versão do arco Reino do Amanhã do personagem na televisão. Vale ressaltar que já existe um Superman presente nesse universo que apareceu na série da Supergirl, sendo interpretado pelo ator Tyler Hoechlin, mas Routh já interpretou o personagem em 2006 no filme Superman - O Retorno e que agora ele faz parte do elenco de Legends of Tomorrow como Ray Palmer/A.T.O.M.O.então é provável que essa seja uma das primeiras grandes ambições desse projeto. Mas essa não será a única encarnação do Homem de Aço que veremos esse ano.

CONFIRMADO: SUPERMAN E LOIS LANE DE SMALLVILLE

Uma notícia recente que aqueceu o coração dos fãs foi que Tom Welling retornará como o Superman de Smallville ao lado da atriz Erica Durance, que vivia a personagem Lois Lane no seriado. Com essa notícia, a própria atriz fez um post em seu Instagram no set de filmagens ao lado de seu antigo parceiro, e isso já foi o suficiente para aumentar o hype dos fãs:

 

Para a tristeza de alguns fãs, foi confirmado que o ator Michael Rosenbaum, que interpretava Lex Luthor em Smallville, não fará estará presente no crossover, confirmando isso com um post em suas redes sociais.

RUMOR: SUPERGIRL DO FILME DOS ANOS 80 E SUPERMAN DA SÉRIE DOS ANOS 90

Um rumor que veio circulando a respeito do universo do universo dos kryptonianos é o de que a atriz Helen Slater retornaria ao seu papel de Supergirl no crossover, papel que a atriz viveu no filme solo da heroína em 1984. Além de Slater, é possível que o ator Dean Cain também retorne como o Superman da série de TV Lois e Clark

Slater e Cain já tem ligação conexão com o Arrowverso, pois ambos interpretam os pais adotivos de Kara Denvers no seriado da Garota de Aço na CW.

CONFIRMADO: KEVIN CONROY COMO BATMAN DO FUTURO

O ator pode não ser tão conhecido por muitos, mas Kevin Conroy é um dos mais reconhecidos e icônicos dubladores do Batman, dublando o Homem-Morcego no clássico Batman: A Série Animada e em outras animações da DC, além de dar voz ao herói na trilogia de games Batman: Arkham. Em Crise das Infinitas Terras, Conroy será o Bruce Wayne do futuro, inspirado na série animada Batman: Beyond., mas sem nenhuma notícia sobre a presença do jovem Terry McGinnis.

RUMOR: MARK HAMILL COMO CORINGA

Assim como Conroy é a voz mais icônica do Batman, o queridíssimo Mark Hamill é consagrado pelos fãs como a voz definitiva do Coringa nas animações e jogos, e parece que o nosso eterno Luke Skywalker pode estar entrando no grande crossover na pele do palhaço do crime, tanto como o Coringa em carne e osso, quanto o Coringa que ele interpreta nas animações da DC, no entanto, não foi revelado de qual versão ele será o Príncipe Palhaço do Crime. Essa não seria a primeira vez que Hamill interpretaria o grande inimigo do Batman na TV, já que o ator interpretou o vilão duas vezes na série das Aves de Rapina em 2002, e também essa não seria a primeira participação do ator no Arrowverso, já que o personagem interpretou o personagem Trapaceiro na série do Flash tanto na versão atual do canal CW como na série do Velocista Escarlate dos anos 90.

CONFIRMADO: BURT WARD, O ROBIN DOS ANOS 60

Outro grande nome relacionado ao universo do Cavaleiro das Trevas que dará as caras no crossover é o do ator Burt Ward, conhecido por interpretar o Robin na série de TV do Batman dos anos 60. No entanto, não foi revelado qual se Ward irá reprisar seu papel como Dick Grayson ou se ele vai desempenhar um novo papel na trama.

CONFIRMADO: TOM CAVANAGH COMO PÁRIA

Além de interpretar o papel de Harrison Wells em todo o multiverso da DC no arrowverso, Tom Cavanagh também interpretará o Pária, um dos personagens que será aliado do Anti-Monitor em Crise nas Infinitas Terras.
Nos quadrinhos, o personagem foi apresentado na primeira edição de Crise na Infinitas Terras como um cientista brilhante que teve sua Terra destruída pela antimatéria. O Monitor o salvou, mas ele ganhou involuntariamente a capacidade de viajar pelo multiverso. Ele então vê cada uma das Terras sendo destruídas pela antimatéria sem poder ajudar. O nome "pária" veio exatamente por causa disso.

RUMOR: LYNDA CARTER COMO A MULHER-MARAVILHA DOS ANOS 70

Um possível grande retorno para esse crossover é o da atriz Lynda Carter, que segundo alguns rumores, pode retornar no papel de Mulher-Maravilha, o que marcaria o retorno da personagem após o termino da série da heroína nos anos 70. Porém, a atriz já fez uma participação no Arrowverso na terra da Supergirl, interpretando a presidente dos Estados Unidos, então é difícil ter certeza entre os rumores.

CONFIRMADO: JONAH HEX

O ator Johnathon Schaech retornará mais uma vez no Arrowverso como Jonah Hex para a Crise nas Infinitas Terras após sua aparição em Legends of Tomorrow, porém, não foi revelado qual é o papel do personagem neste grande evento sabendo que ele se encontra no velho oeste da Terra-1.

CONFIRMADO: ALICE VERMELHA

Recém-chegada no Arrowverso, a vilã Alice Vermelha (Rachel Skarsten) dará as caras como a principal vilã da primeira temporada de Batwoman, e logo em seguida aparecerá em Crise nas Infinitas Terras, mas não se sabe se a personagem será uma aliada dos heróis ou ficará ao lado do Anti-Monitor.

CONFIRMADO: FLASH DA SÉRIE DOS ANOS 90

O ator John Wesley-Shipp já é parte recorrente do Arrowverse, tendo interpretado tanto o pai de Barry Allen em The Flash quanto o Velocista Escarlate de terras paralelas, como Jay Garrick na Terra-3 e Barry Allen da Terra-90 no crossover do ano passado (homenageando eu papel na série do Flash de 1990. Nesse ano, Shipp também voltará para o Arrowverso como Barry Allen da Terra-90.

RUMOR: PERSONAGENS DO DC UNIVERSE

Um dos mais ambiciosos rumores sobre o novo crossover é que alguns dos personagens do DC Universe (serviço de streaming da DC) podem dar as caras no mega evento, pois, pelo que foi informado, um acordo entre os estúdios diz que o novo streaming da casa dos quadrinhos pode ceder dois personagens de duas de suas séries de maior sucesso - Titans Patrulha do Destino - podem dar as caras no crossover rapidamente, mas não foi confirmado se isso seria uma presença massiva ou apenas um easter-egg em cena.

As novas temporadas dos seriados do Arrowverso retornam no começo de outubro. Já a produção de Crise nas Infinitas Terras está a todo vapor e mais novidades serão divulgadas em breve.