Cavaleiro da Lua é a nova série da Marvel Studios que estreia em março deste ano no Disney+. A produção contará a história do personagem pouco conhecido por pelos fãs da casa das ideias, na realidade o personagem faz parte do seleto grupo dos heróis mais obscuros da Marvel, sua história trágica e sua concepção extremamente complexa, faz com que Marc  Spector e suas várias identidades seja bem interessante e promissor no Universo Cinematográfico da Marvel 

Por isso, reunimos tudo o que sabemos sobre esse herói misterioso e sombrio que integrará a Fase 4 do MCU!

Ver a imagem de origem

Origens do Cavaleiro da Lua

 Marc Spector era o filho de um rabino, nascido em Chicago. Desde sempre, ele era rebelde e inconformado com a vida, tentando sempre conquistar um lugar melhor no mundo. Quando adulto, ele entrou para a Marinha, além de fazer alguns trabalhos ocasionais para a CIA. Após deixar as forças armadas, ele se torna um mercenário e parte em busca de missões cada vez mais gloriosas e mortais, viajando por todo o globo.

Em uma dessas viagens, ele vai parar no Egito, onde é traído por um de seus colegas de missão (Raul Bushman) e acaba sendo morto aos pés de uma estátua peculiar – trata-se de uma figura de Khonshu, o deus egípcio da lua e da vingança. A divindade se apieda do morto moribundo e decide ressuscitá-lo, em troca de sua vida, Spector se torna o avatar da divindade na Terra e promete proteger "aqueles que viajam à noite", criando assim o vingador noturno conhecido como Cavaleiro da Lua – um lutador e vingador em prol dos mais fracos.

Cavaleiro da Lua e suas personalidades

Um dos pontos mais interessantes do Cavaleiro da Lua é que o personagem sofre de transtorno dissociativo de personalidade - antes conhecido como transtorno de personalidades múltiplas. Essa condição faz com que ele assuma (pelo menos) três personalidades distintas, sendo elas: Marc Spector, o mercenário; Steven Grant, o milionário; e Jake Lockley, o taxista. De início, ele adota essas personas para poder estar incluído em vários ciclos sociais e ficar por dentro do que acontece na cidade, mas com o passar do tempo ele acaba se confundindo e transitando involuntariamente entre elas. Em uma fase, ele chegou a usar diferentes trajes, para ser o Cavaleiro da Lua e o Sr. Da Lua

Tudo isso torna a história do personagem muito rica e interessante, uma vez que nunca sabemos se Marc de fato é o avatar de Khonshu ou se tudo não passam de problemas psicológicos causados por seu transtorno.

Sabemos também que parte dessa “loucura” se deve à própria influência de Khonshu na vida de Marc. O deus é conhecido por ter quatro “faces” (assim como as fases da lua) – o Descobridor, o Acolhedor, o Defensor e o Vigia. Suspeita-se que Spector entra em ciclos através dessas personalidades, o que o faz ficar ainda mais imerso em seus próprios problemas psiquiátricos, quase como se Khonshu fosse um catalisador para isso.

Poderes e Habilidades

Marc Spector é um milionário com diversas habilidades físicas e táticas tanto armado quanto desarmado. Como bem indicado por um de seus principais antagonistas, Taskmaster, o Cavaleiro da Lua é um lutador tão impiedoso quanto imprudente, com pouca consideração pela defesa. Para mitigar esse problema, muitos de seus trajes são construídos com metais quase inquebráveis, como adamantium ou carbonadium.

O personagem é dono de uma série de armas e dispositivos com tema lunar, como dardos, lanças e até mesmo um helicóptero chamado de "Mooncopter". 

Marc Spector ganha força e aptidões físicas sobrehumanas à noite em níveis que variam a depender das fases da lua e de sua conexão com Khonshu, podendo, por exemplo, suportar um peso de duas toneladas e se tornar quase invisível.

É possível que o Cavaleiro tenha habilidades sobre-humanas, relacionadas diretamente às fases da Lua. Logo, a lua cheia despertaria nele o seu potencial máximo. Seus poderes incluiriam uma grande resistência à dor, fator de cura e até imortalidade por conta do seu pacto com Khonshu.

Ver a imagem de origem

Cavaleiro da Lua no MCU
 

Estrelado por Oscar Isaac (DunaStar Wars: O Despertar da Força), Cavaleiro da Lua adaptará os quadrinhos da Marvel para contar um envolvente thriller psicológico, apresentando um personagem que sofre com os efeitos do transtorno de personalidades múltiplas.


O primeiro trailer de Cavaleiro da Lua deixou claro como a série vai ser diferente de tudo aquilo que vimos até então dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Apoiando-se na origem do personagem nos quadrinhos, a série deve trazer um lado mais sobrenatural e flertar muito mais com o horror. E agora o diretor Aaron Moorhead compartilhou algumas das suas referências no gênero.

Em entrevista ao The Playlist, o diretor explicou que seu histórico com filmes e séries de terror e suspense foram muito importantes para construir o clima desejado para Cavaleiro da Lua. Exemplo disso é Arquivo 81, da Netflix, em que ele dirigiu dois episódios, assim como os filmes O Culto e Resolution.

E o mais interessante dessas referências citadas pelo cineasta é justamente a unidade temática que conecta todas elas. As três produções que ele apresenta como base para a série da Marvel trabalham com a ideia de um protagonista que precisa encarar algo perturbador após assistir a um vídeo, indo desde o terror psicológico de revisitar traumas passados até a mistura de realidades.

O quanto isso vai pesar dentro da Cavaleiro da Lua ainda é um mistério, mas esse tipo de narrativa que Moorhead tem em seu currículo pode ser usado justamente para apresentar a construção de uma narrativa fragmentada e confusa por causa das múltiplas personalidades do herói. Afinal, o que é real ou o que é delírio? Deve ser a partir dessa dúvida que o horror da Marvel deve seguir.

E ai ansiosos para Cavaleiro da Lua? A serie estreará dia 30 de março exclusivamente no Disney+.

Cavaleiro da lua