Vários usuários do streaming Globoplay, da Rede Globo, foram surpreendidos na madrugada de sábado (16) para domingo (17), por uma notificação que alertava "Hacked by OurMine - Hackeado por OurMine", em milhares de celulares dos assinantes da plataforma. 

Além da notificação peculiar, eles relataram nas redes sociais que não conseguiam assistir vídeos no serviço. Mas logo tudo voltou ao normal e a página já está online novamente, inclusive a que exibe programas ao vivo.

Se vc não conhece, o grupo OurMine é famoso por invadir sites de grandes empresas da tecnologia, como FacebookTwitter e Youtube.

Entretanto, eles são intitulados como "white hat", os chamados "hackers do bem", que não roubam dados dos usuários, deixando apenas uma mensagem de que a invasão ocorreu na plataforma que eles miraram. Ao contrário deles, os chamados de "black hat", são os que utilizam suas habilidades para roubar informações, que por sua vez, são vendidas em fóruns ilegais e usadas para aplicação de golpes virtuais. 

O objetivo dos OurMine, é alertar os sites que ampliem sua segurança. Inclusive, havia uma mensagem no ataque ao Globoplay que pedia que a plataforma os contactassem, em inglês, e que os assinantes usassem a hashtag "#GloboHack"