Segundo o Wall Street Journal, a atriz Scarlett Johansson está processando a Disney pelo fato de Viúva Negra ter sido lançado simultaneamente nos cinemas e no Disney +.

O site relata que Johansson alegou que a Disney violou seu contrato ao fazer um lançamento duplo para a Viúva Negra. A ação movida no Tribunal Superior de Los Angeles afirma que a Marvel Entertainment garantiu um lançamento exclusivamente cinematográfico para o seu filme solo (Viúva Negra), com seu salário baseado no desempenho de bilheteria do filme, que foi reduzido devido ao fato de também estar disponível no Disney + Premier Access.

Um dos representantes de Johansson, o advogado John Berlinski, disse que esta não é a última vez que uma estrela decide levar a Disney aos tribunais. 

"Este não será certamente o último caso em que um talento de Hollywood enfrentará a Disney e deixará claro que, independentemente do que a empresa possa fingir, tem a obrigação legal de honrar seus contratos", disse ele.

“A Disney induziu intencionalmente a quebra do acordo da Marvel, sem justificativa, a fim de evitar que a Sra. Johansson percebesse todos os benefícios de sua barganha com a Marvel”, diz o processo.

Outra nova informação que saiu do processo revela que representantes da atriz tentaram renegociar seu contrato depois que a Disney anunciou seus planos de lançar o filme nos cinemas e no Disney + Premier Access no mesmo dia. A notícia foi anunciada em março deste ano. No entanto, a reclamação revelou que a Marvel e a Disney não responderam ao pedido de renegociação. Outro pedido dos representantes de Johansson em 2019 supostamente pediu garantias de que a Viúva Negra continuaria sendo um lançamento nos cinemas.

Um e-mail de março de 2019 do Conselheiro-Chefe da Marvel, Dave Galluzzi, supostamente disse que a exibição de Viúva Negra seguiria um modelo cinematográfico tradicional. 

"Entendemos que, caso o plano mude, precisaremos discutir isso com você e chegar a um entendimento, já que o negócio é baseado em uma série de (muito grandes) bônus de bilheteria", afirmou o e-mail.

Segundo relatos, Johansson perderá mais de 50 milhões de dólares por causa do lançamento duplo.

Muito foi dito sobre o desempenho de bilheteria do filme no MCU. Em um movimento surpreendente, a Disney lançou os números do streaming no fim de semana de abertura, onde o filme teria acumulou mais de 60 milhões globalmente no Disney + Premier Access. No entanto, a National Association of Theatre Owners rebateu culpando esta estratégia de lançamento na queda da bilheteria de Viúva Negra em seu segundo fim de semana.

A Disney não forneceu uma declaração quando foi contatada para comentar.

Viúva Negra ainda está disponível para exibição nos cinemas e no Disney + Premier Access.