De acordo com o site Deadline, a Amazon Studios espera desenvolver uma série baseada na franquia de games Mass Effect, e atualmente está "perto de um acordo" com a editora da franquia, Electronic Arts (EA). Esta notícia segue a estreia incrivelmente bem-sucedida da adaptação da série A Roda do Tempo, que estreou no Prime Video em 19 de novembro.

Se o negócio se concretizar, a série Mass Effect da Amazon se juntará à crescente programação original da Prime Video, que atualmente inclui programas como The BoysHunters/ A CaçadaEu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão PassadoInvincible e A Roda do Tempo. A Amazon Studios também está trabalhando em uma série prequela de O Senhor dos Anéis com um grande orçamento, que está programada para estrear em setembro de 2022. 

Desenvolvido pela BioWare e publicado pela Microsoft Game StudiosMass Effect original lançado exclusivamente para o Xbox 360 em 2007. Situado no ano de 2183, o jogo segue o protagonista principal Comandante Shepard, um soldado de elite encarregado de impedir a invasão galáctica planejada pelos Reapers, uma raça avançada de naves estelares. A  franquia Mass Effect já se expandiu para além do mundo dos jogos. A trilogia de videogame original recebeu uma trilogia de romances publicada pela Del Rey Books. Além disso, uma série de histórias em quadrinhos de Mass Effect e curtas-metragens foram publicados pela Dark Horse Comics.