O autor de  As Crônicas de Gelo e Fogo  George RR Martin , supostamente teria ficado preocupado com a direção que a adaptação de Game of Thrones da  HBO  estava seguindo após a 5ª temporada. Isso aconteceu porque os produtores David Benioff e DB Weiss conceber a divergir mais drasticamente de seu esboço.

Essa informação foi revelada no novo livro  Tinderbox: Ruthless Pursuit of New Frontiers , da HBO, de  James Andrew Miller , que cobre toda a história da HBO e sua programação. Embora Martin não seja citado sobre o declínio de  Game of Thrones , seu representante Paul Haas compartilha no livro:

"George ama Dan e Dave, mas após a 5ª temporada ele começou a se preocupar com o caminho que estavam [seguindo] porque George sabe para onde vai a história. Ele começou a dizer: 'Você não está seguindo meu modelo.' As primeiras cinco temporadas seguiram o roteiro de George. Depois, elas saíram do roteiro de George. "

O roteiro de Martin foi consideravelmente mais fácil de ser feito para as cinco primeiras temporadas já que foram adaptadas diretamente dos cinco romances publicados. O quinto livro foi publicado em 2011 - o mesmo ano em que uma série de TV começou. Enquanto isso, os dois últimos livros da série ainda não foram concluídos.

Por isso, Benioff e Weiss receberam esboços para trabalhar nas temporadas finais do programa, mas parece que eles divergiram complementar de como Martin pretendia terminar sua história. E sem os dois últimos livros disponíveis para leitura, uma natureza exata dessas divergências ainda é desconhecida. Em  Tinderbox , Haas também afirma que Martin "não disse a ninguém" quem vai assumir o trono no final da série de livros. 

O próprio Martin é entrevistado em outrado livro sobre a interpretação de Emilia Clarke  como Daenerys Targaryen , dizendo: "Emília Clarke foi ótima. O papel de Daenerys é difícil. Ela de repente cresce de uma menina para mulher e começa a perceber que ela tem poder e autoridade. Há uma transformação que é incrível em todo o curso do show. "

Game Of Thrones não está disponível no HBO Max .