Mais uma noite de domingo que vamos dormir tarde acompanhando ao Oscar! A cerimônia aconteceu no dia 09 de Fevereiro e reuniu grandes nomes do cinema mundial. Novas apostas, zebras e consagrados da sétima arte subiram ao palco e você confere aqui tudo de melhor que rolou.

A noite começou com uma apresentação especial de Janelle Monaé e já emendou com um monólogo de abertura feito pelos humoristas Chris Rock e Steve Martin que lembraram a falta de mulheres e negros indicados na premiação. A tag #OscarsSoWhite já vinha sendo usada há um bom tempo pelos internautas e os hosts não reprimiram os comentários.

Mas o ato político não ficou somente nos palcos, antes mesmo da cerimônia começar a atriz Natalie Portman bordou na capa de seu vestido os nomes das diretoras que não foram indicadas ao Oscar. As atrizes Maya Rudolph e Kristen Wiig também comentaram a falta de mulheres indicadas quando foram entregar um dos prêmios.

O ator Brad Pritt também não ficou muito atrás e alfinetou o presidente dos Estados Unidos Donald Trump em seu discurso, destacando que tinha pouco tempo de fala para agradecer ao prêmio, mas ainda assim era mais que o ex conselheiro de Segurança Nacional dos EUA que depôs no processo de impeachment do presidente. Porém nem só de alfinetadas foi seu discurso, ele lembrou do colega Leonardo DiCaprio e ainda ofereceu seu prêmio aos filhos.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi na entrega do prêmio de Melhor Curta de Animação. O diretor de Hair Love, Matthew A. Cherry, fez uma homenagem a Kobe Bryant, ex jogador de basquete que faleceu em 26 de Janeiro. O astro do basquete tinha ganhando essa mesma categoria no ano anterior com um curta sobre sua carta de despedida ao esporte.

As apresentações das músicas que concorriam ao prêmio de Melhor Canção Original também foram show a parte. Indina Menzel abriu as interpretações com a canção Into The Unknown, de Frozen 2. Logo depois quem subiu ao palco foi Chrissy Metz, cantando a música I’m Standing With You, do filme Superação: O Milagre da Fé. A terceira apresentação foi  a fofoura de Randy Newman com I Can’t Let You Throw Yourself Away, de Toy Story 4. Já a quarta apresentação foi de Cynthia Erivo que cantou a música Stand Up, de Harriet. Quem fechou a noite foi nada mais nada menos que Elton John cantando (I’m Gonna) Love Me Again, do filme que conta a sua história, Rocketman.

Além das apresentações já esperadas, uma surpresa: um show do cantor Eminem que não havia sido programado e pegou todo mundo desprevenido. Ele foi lembrado por todos por ter ganhado um prêmio no Oscar de 2003, mas não ter comparecido a premiação. Inclusive a música cantada nesta noite foi a mesma que ele ganhou o prêmio.

Teve também prêmios inéditos, mas não foi para o Brasil, infelizmente. O diretor Bong Joo-Ho levou a estatueta de Melhor Roteiro Original, sendo esse o primeiro Oscar da Coréia do Sul. Ele agradeceu esse feito em seu discurso, mas foi menos ácido que quando levou o Globo de Ouro e soltou que os americanos tinham preguiça de ler as legendas em filmes. Ele ainda levou a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Direção, uma surpresa bem agradável.

A zebra ficou com o longa Jojo Rabbit que surpreendeu e levou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

A atriz Laura Dern também ganhou um presentaço de aniversário com a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante. Ela levou to-dos os prêmios da categoria. Quem pode, pode!

O momento mais icônico e engraçado foi os humoristas James Corden e Rebel Wilson apresentando o prêmio de Melhores Efeitos Visuais vestidos de gatos. O ato foi uma sátira com o filme Cats que sofreu grandes críticas por seus efeitos.

Uma das categorias mais bem apresentadas contou com a presença de Brie Larson, Gal Gadot e Sigourney Weaver, o trio parada dura apresentou a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original, introduzindo uma maestra mulher que conduziu a apresentação.

Já o filme Coringa foi completamente esnobado pela premiação! Indicado em 11 categorias, o mais indicado neste ano inclusive, saiu somente com ... estatuetas. Outro que saiu como perdedor foi o filme O Irlandês, com oito indicações e zero prêmios.

Como de praxe, a academia homenageou todos aqueles que nos deixaram no ano passado e começo desse ano. Billie Eilish embalou o vídeo cantando Yesterday em um momento de bastante emoção.

E para finalizar, os vencedores das principais categorias com Parasita ganhando Melhor Filme, Renée Zellweger como Melhor Atriz e Joaquin Phoenix como Melhor Ator.

Confira a lista completa de vencedores.