Escrito por Guilherme Augusto

"A vilania que me ensinaram, eu a poerei em prática"
Willian Shakespeare, Mercador de Veneza

A HQ Visão, escrita pelo estadunidense Tom King e divida em dois volumes - Visão: Um pouco pior que um homem Visão: Também serei salvo pelo amor - tem como intuito mostrar o personagem além de apenas um herói, pois ele pretende mostrar vários questionamentos humanos feitos por seres querendo ser como os humanos.

Sendo criado por Ultron com o intuito de destruir os Vingadores, Visão se descobre aqui com outro objetivo: Achar um significado para sua vida. Desse modo, o herói criou uma família composta por Virgínia (esposa), Vin (filho), Viv (filha) e o cão Faísca.

Ao passar cada sensação de cada membro da família em relação a cada ocorrido em suas vidas, a história mostra que todos os personagem tem um jeito único, e isso é o bom do quadrinho: Virgínia, com seu papel de mãe em presar por suas crias e por uma boa relação com seu marido, passa por vários acontecimentos no decorrer da leitura; Vin é o filho com uma enorme atração por Shakespeare - sendo os nomes dos dois volumes da HQ frases de uma de suas obras: Mercador de Veneza - e Viv, a filha que tem uma atração por um colega de classe, e essa atração vai ter um efeito no decorrer da narrativa. Visão, o pai, tem como principal ideal ter a família perfeita, mesmo sendo um sintozóide, ele quer ser visto como um ser humano comum, mesmo sabendo que as pessoas não agem conforme a sociedade exige.

"Muito repugnante de manhã quando está sóbrio e ainda mais repugnante de tarde quando está bêbado. No seu melhor é um pouco pior que um homem e no seu pior é um pouco melhor que uma besta"
-Willian Shakespeare, Mercador de Veneza

Inúmeras partes da HQ tendem a causar espanto por se aproximar bastante da sociedade em que vivemos. Em uma passagem de Vin e Viv na escola, por serem diferentes, os dois irmãos são vistos com repulsa e ódio, e Visão diz que eles "devem apenas mostrar que não são aquela ideia que o outros pensam", ou seja, é preciso que eles ajam de um modo diferentes que o convencional para que não sejam vitimas de deletérios futuros das pessoas do colégio.

Pondo pautas como preconceitos, bullying e exposição social, a HQ passa uma crítica de que nada no mundo é como deveria ser, as pessoas são vis, se afastam de tudo que é considerado diferente mesmo sem um embasamento prévio.

O conceito de filantropia é algo muito questionado, pois as pessoas não se importam com as outras, visam apenas seus ideais. Ademais, todas as passagens de Willian Shakespeare tem uma enorme relação com a história.

Independente de serem seres humanos ou sintozóides, todos eles partilham de sentimentos, tendo como o choro frequente de Virgínia e o problema que Vin teve em relação a Viv são as principais provas de que também são movidos por emoções. Entretanto as pessoas passam por cima disso.

Visão é uma obra necessária para que as pessoas possam refletir sobre os temas passados. Tom King tem uma escrita tão perfeita que mostra como ele sabe transformar grandes divindades dos quadrinhos em seres mais humanos que os próprios seres humanos (e isso já é visto devido ao histórico de quadrinhos do autor que abordam esses temas, sendo Senhor Milagre uma HQ com uma popularidade grande e que tem uma abordagem mais pesada).

Escrita - 10

Desenrolar da história - 10

Cenário criado - 10

Conclusão da obra - 10