play_arrow
Assista ao trailer: Riverdale 4x13 - Promo "The Ides of March" [LEGENDADO]
videocam

Nesse episódio começamos diferente, com uma narração de Archie ao invés do nosso sempre Jughead. Interessante porque ele começa citando que não imagina como terminaria a semana, o que me deixou curiosa para saber que acontecimentos íamos presenciar. Além de deixar uma pulguinha atrás da orelha, se Jughead não narra mais, estaria mesmo morto?

Tudo começa com Archie se arrependendo de não ter procurado uma faculdade e tomando uma dura do diretor após pedir para participar da cerimônia de formatura junto com os outros colegas.

A doença de Hiran está evoluindo, o que deixa Veronica preocupada, mas sedenta também né? Ela já chegou na escola agarrando Archie e fazendo coisas impróprias para o ambiente escolar. Toda a doença do pai deixa ela um tanto perturbada, que começa a agir impulsivamente com tudo. Tanto que ela se envolve numa pequena discursão com o diretor, mas Archie a salva de uma detenção por guardar uma garrafa de rum no armário da escola.

E falando no diabo, Hiran tenta se aproximar de Archie e o ruivo pede conselhos sobre negócios para ele. Sobrecarregado, ele resolve vender a construtora do pai para se dedicar ao Centro Comunitário. Na hora H, o ruivo resolve não vender a construtora por ser um legado de família. Achei fofo, mas desnecessário passar todo o episódio nesse vende/não vende.

Archie começa a desconfiar das atitudes de Veronica e ela conta da doença do pai para ele. O ruivo a aconselha a aproveitar enquanto tem ele por perto. Assim, ela resolve provocar ele com a guerra do rum para fazer ele se animar e se ocupar com algo, o que não deixa sua meia irmã nada feliz.  

Já em Stonewall, Jughead foi expulso da sociedade secreta depois da invasão de Betty e também corre sérios riscos de perder o contrato dos livros dos Irmãos Baxter. Ele resolve pedir ajuda de Betty para escrever um novo romance em cinco dias e ela da a ideia dele escrever sobre o que acontece na escola.

Enquanto se ocupa em escrever um novo livro, Jughead é acusado de plágio pelo conto que escreveu para entrar em Yale e Betty ajuda ele a provar que tudo não passa de uma armação. Durante sua investigação de descobrir quem armou para ele, Jug descobre que a sociedade dos Irmãos Baxter vão usar uma de suas histórias no livro e que seus colegas de classe ajudaram a reescrever o que ele criou.

Tentando se livrar do serpente, Bret ameaça expor o vídeo de Betty e Jughead caso ele conte sobre o que vem descobrindo no tribunal de Stonewall que ele será submetido pelo caso do plágio. Assim, o escritor resolve abandonar a escola, evitando expor Betty.

Uma interessada na venda do rum de bordo surge no La Bonnie Nuit e trata Toni com uma dose exagerada de flerte. Ela acaba se tocando que tinha algo estranho e arma junto com Cheryl e Veronica uma emboscada para a tal Rosa. Quando as meninas chegam na suíte, Veronica está lá esperando e descobrimos que a tal Rosa é a meia irmã dela tentando descobrir algo sobre a receita do rum. Ela também fica puta da vida quando descobre que o pai contou a irmã sobre a doença, mas não contou nada para ela.

Nesse episódio estamos nos aproximando do momento da morte de Jughead, isso porque Bret e Donna convidam ele e Betty para participar da grande festa na floresta que a escola promove nos Idos de Março. Betty diz logo não irá, mas Jug aceita e revela para ela que tem um plano para seu último suspiro em Stonewall.

Assim, Betty convida Veronica e Archie para a festa, mas quando chega lá não consegue encontrar Jughead. Ele, no entanto, vai a procura de Bret com uma máscara de coelho na cabeça e o loiro o leva para resolver a situação na floresta. Não entendi a do coelho, mas tudo bem.

Betty vê Donna indo para a floresta e a segue, elas tem uma conversa, Betty diz que vai expor todos os segredos deles e Donna conta que teve na prisão que Evelyn Evernever está e que ela lhe contou uma palavra mágica. Quando Veronica e Archie procuram por Betty e Jughead, Joan e Jonathan contam que eles foram para a floresta e logo depois Bret e Donna se juntam a eles. Ou seja, o que quer que aconteceu no meio do mato, eles deixaram tudo lá e já voltaram para a área da festa.

Quando Archie e Veronica acham o casal, Jug está morto e Betty paralisada. Qual foi a tal palavra que Donna falou para Betty que a enfeitiçou para que matasse Jughead? Que impacto essa ação terá na cabeça já perturbada de Betty? Não sei, mas fica no ar se a loirinha teve ou não coragem de matar o namorado.