play_arrow
Assista ao trailer: Riverdale 3x05 Extended Promo "The Great Escape" (HD) Season 3 Episode 5 Extended Promo
videocam

Parece que iremos até o fim da temporada com a história do jogo satânico e por ter que se estender por tanto tempo, já começamos com os episódios “nada novo a se acrescentar”. A começar com a não fuga/fuga do Archie e sua relação com o centro juvenil que não se acaba. Após um grande avanço, voltamos ao começo com um episódio pouco empolgante.

Acho que o maior problema da narrativa nesse ponto é achar que ação entretém o público. Começando com a tentativa frustrada do Archie de fugir da prisão. Quando vi o garoto no chão do pátio pensei “ih, lá vem mais enrolação nessa detenção sem fim”. Voltamos a conversa fiada do diretor, castigo, luta e blá blá blá. Só que dessa vez teve uma coisinha diferente, o tal diretor marcou o Archie feito boi com um símbolo um tanto esquisito.

Mas como nem só de sofrimento vive nosso ruivinho, ele conseguiu uma visita intima pós luta e tramou sua agora bem efetuada fuga. Até no presidio, Archie e Veronica? Mais uma vez a vida da nossa Vee girando entorno do namorado.  Matanças de saudades a parte, Archie ainda teve direito a uma última refeição, esfaqueamento e cobertura do tal Mad Dog que ressurgiu das cinzas para ajudar ele a fugir. E eu crente que tinham matado o menino. A fuga deu certo, mesmo com Hiram tentando brecar tudo, e graças aos nossos jovens (porque os adultos nunca fazem nada), nosso ruivo está são e salvo no bunquer endemoniado (não se sabe por quanto tempo).

E é nesse ponto que entra a minha crítica sobre a ação, a cena da fuga foi extremamente longa e cheia de suspense desnecessário que fez com que, ao invés de ficar presa ao que estava sendo desenrolado, ficar desejando que aquela enrolação acabasse logo. Só que nem só de pontos ruins sobrevive a série e o roteiro acertou bem na linguagem utilizada nos diálogos, muitas vezes fazendo analogias à discursos religiosos e narrativas bíblicas. Foi inteligente e um ótimo modo de ligar ao tipo de relação que eles querem desenvolver para o que o jogo proporciona. Mas ainda assim com a ressalva que toda aquela narração do jogo com a fuga do Archie deu uma canseira.

Pouco, além disso, foi nos mostrado. Tivemos nosso Jughead meio transtornado e completamente obcecado pelo tal jogo, inclusive parabenizo o Cole pela atuação porque foi bizarro o jeito que ele falava. Outra cena muito boa foi ele colocando o Sweet Pea e o Fangs no lugar deles gritando aos quatro ventos que ele era o mestre do jogo e se enfiando numa árvore para que Cheryl acertasse uma flecha acima de sua cabeça. Depois dessa se duvidar que ele é o mestre do jogo é bom ir acertar às contas com o Rei do Galho.  Teve até saudação no final do episódio.

E falando nele, quem tinha relações íntimas com nosso Gárgula mor era o tal diretor. Taí uma coisa que eu não tinha imaginado: envolver os adultos mais aleatórios nesse jogo nada a ver, mas depois do pai da Betty como Black Hoodie dá para esperar qualquer coisa. Inclusive o tal diretor morre no final (mal de diretor?) e revela que seu objetivo era matar o Paladino Ruivo. Alguém bota logo um alvo nas costas do Archie? Meu Deus, ninguém aguenta mais sofrimento desse menino. Inclusive o tal símbolo que ele foi marcado tem alguma coisa a ver com o jogo e vai todo mundo começar a caçar ele, já to até vendo.

Fora isso nada de muito relevante aconteceu, tivemos o anúncio do casamento de Sierra e Tom Keller, Kevin, Josie e Reggie querendo jogar o jogo para descobrir o que os pais não querem contar para eles e o Joaquin sendo o Judas da vez e fugindo dizendo que era tarde demais para o menino Archie, falando nele o que foi aquele beijo nada a ver? Jura que ele não tinha nada melhor para distrair o Archie para facada? E o povo fazendo mil teorias depois de ver a promo hahahah.

Não sei vocês, mas ainda to achando essa história de jogo muito mal contada. Achei que ela ia tomar um norte após o episódio passado, mas a sensação é que ela corre em círculos e pouco responde nossas perguntas. E tenho o pressentimento que essa loucura de sobrenatural ainda vai nos enrolar por muito tempo. Vamos aguardar o desenrolar dos próximos capítulos.

P.S: Alguém arruma aquele cabelo do KJ, meu Deus que ruivo desbotado.